sexta-feira, janeiro 30, 2009

As vanguardas históricas

Leitura formativa - 12º ano de escolaridade - " Entende-se por vanguardas históricas ou "ismos" os vários movimentos que se foram sucedendo durante o primeiro terço do século XX, até ao início da Segunda Guerra Mundial. Os mais conhecidos são sem dúvida, pela ânsia de ruptura e originalidade dos seus representantes : o fauvismo, o expressionismo e cubismo. Mas outras vanguardas não podem ser ignoradas e serão objecto reflexão a seu tempo como o Expressionismo , o dadaísmo e a arte abstracta. O Favismo considerado o primeiro movimento de vanguarda deu-se a conhecer no Salão de Outono de 1905, em Paris . A designação do termo fauvismo, decorre do termo francês fauve foi utilizada pejorativamente pelo crítico de arte Louis Vauxcelles na sua apreciação às obras ali expostas, referindo-se à forma agressiva, quase selvagem, como era aplicada a cor em tons puros e directamente sobre a tela, dependente exclusivamente das emoções dos pintores. Rejeitando todas as tendências plásticas e pictóricas que os antecederam, do Impressionismo ao Simbolismo dos Nabis, os pintores fauves enalteceram o valor da cor como elemento privilegiado da composição e representação. De facto, as suas obras têm a cor como principal protagonista, usada de forma violenta, lisa e directa, sem matizes. Os seus principais representantes são Henri Matisse, André Derain, Maurice de Vlaminck e Georges Roualt. O expressionismo desenvolve-se na Alemanha na primeira década do séc. XX, em simultâneo como o Fauvismo em França. Este movimento, cujos principais precursores foram o norueguês Edvard Munch e o belga James Ensor, desenvolve-se principalmente na Alemanha. Mais do que representar o mundo exterior , as suas telas deviam converter-se na expressão sensível dos seus mais profundos sentimentos, através de cor intensas, formas violentas e piceladas bruscas, caracterizando uma pintura cheia de energia e vitalidade. Do ponto vista artístico, essas formas identificam-se ainda pelo traço desgarrado, pela utilização agressiva da cor e a distorção das figuras pretendendo trasmitir a expressão dos sentimentos próprios, a angústia existencial, a dor e as emoções subjectivas. Os principais representantes são Emil Nolde, Ernest Kirchner, Franz Marc, Auguste Franz Make, Paul Klee ou Wassily Kandinsky. O Cubismo foi a vanguarda que dominou a cena artística parisiense entre 1907 e 1914, apesar dos seus fundadores, Pablo Picasso e Georges Braque nunca terem utilizado tal expressão. As principais características deste movimento são a recusa da perspectiva e o realce das imagens bidimensionais, fragmentado as figuras em formas geométricas para depois recontruir de novo. Verifica-se o ênfase da linha e das formas planas, para permitir o espectador não obtenha um único ponto de vista, captando as múltiplas possibilidades que o objecto ou objectos representados contêm. Os artistas mais representativos foram, além de Picasso, Georges Braque, Juan Gris e Fernand Léger. Postado por Arlindo Sena.