Leitua formativa para SABER MAIS - 12º ano de História e Cultura das Artes - " Paul Gaugin - Viveu a sua primeira infância em Lima, no Peru de regresso a França, estudou em Orleães e em Paris, e em 1865 alistou-se na Marinha como cadete. Quando voltou a Paris, começou a pintar e a
esculpir como amador, mas não tardou a contactar com o grupo de impressionistas com o qual expôs entre 1879 e 1886. Em 1885, esteve pela primeira vez em Pont-Aven, onde conheceu Émile Bernard e Laval, com qual viajou para a Martinica em 1887. Na mesma década esteve em contacto em termos artísticos de Cézanne e a Van Gohg, mas apesar dos contactos que estabeleceu, manteve durante algum tempo uma arte plana na qual se observam as influências da estampa japonesa, nas formas planas e simplificadas e no modo como as fecha com uma linha a negro, à maneira da arte vitral. Foi pintor da evasão, do recurso da vida moderna e, como consequência, da procura da pureza original no modo de vida e na pintura, que de certo modo está relacionada com a sua passagem primeiro pelo Norte de França - Bretenha -, formando o grupo de Pont-Aven. Da sua obra destaca-se entre outras - O Cristo Amarelo - da fase de Pont Aven, na qual se destaca a representação figurativa de forma simplificada, esquemática e sintética na estrutura e na cor antinaturalista. Mais tarde e num período artístico em que a sua obra representa o gosto pelos ambientes exóticos, destaca-se o tema "O que somos? De onde Vimos? Para onde Vimos", na mesma o conteúdo temático surge carregado por símbolos - Homam, animal, totem , natureza - trata-se de uma alegoria, que vai desde o nascimento à morte, o autor coloca outros tantos símbolos de interpretações múltiplas; à direita, um casal tratado com tons vermelhos diluídos; à esquerda, um deus pagão , um ícone, de cor clara e de recorte nítido; no fundo, uma naturteza rebuscada, antinaturalista, fantástica e simbólica. Principais obras e fases da obra de Paul Gaugin:- Fase de Pont Aven (simbolista e antinaturalista) - :- Visão após o Sermão; A Bela Angèle ou o O Cristo Amarelo. Na fase do exotismo ou thatiana (inspiração nas experiências tahitianas), Mulheres na Paria, Donde Vimos? Onde Estamos?Para Onde Vimos ou Duias mulheres do Thaiti. Postado por Arlindo Sena.
esculpir como amador, mas não tardou a contactar com o grupo de impressionistas com o qual expôs entre 1879 e 1886. Em 1885, esteve pela primeira vez em Pont-Aven, onde conheceu Émile Bernard e Laval, com qual viajou para a Martinica em 1887. Na mesma década esteve em contacto em termos artísticos de Cézanne e a Van Gohg, mas apesar dos contactos que estabeleceu, manteve durante algum tempo uma arte plana na qual se observam as influências da estampa japonesa, nas formas planas e simplificadas e no modo como as fecha com uma linha a negro, à maneira da arte vitral. Foi pintor da evasão, do recurso da vida moderna e, como consequência, da procura da pureza original no modo de vida e na pintura, que de certo modo está relacionada com a sua passagem primeiro pelo Norte de França - Bretenha -, formando o grupo de Pont-Aven. Da sua obra destaca-se entre outras - O Cristo Amarelo - da fase de Pont Aven, na qual se destaca a representação figurativa de forma simplificada, esquemática e sintética na estrutura e na cor antinaturalista. Mais tarde e num período artístico em que a sua obra representa o gosto pelos ambientes exóticos, destaca-se o tema "O que somos? De onde Vimos? Para onde Vimos", na mesma o conteúdo temático surge carregado por símbolos - Homam, animal, totem , natureza - trata-se de uma alegoria, que vai desde o nascimento à morte, o autor coloca outros tantos símbolos de interpretações múltiplas; à direita, um casal tratado com tons vermelhos diluídos; à esquerda, um deus pagão , um ícone, de cor clara e de recorte nítido; no fundo, uma naturteza rebuscada, antinaturalista, fantástica e simbólica. Principais obras e fases da obra de Paul Gaugin:- Fase de Pont Aven (simbolista e antinaturalista) - :- Visão após o Sermão; A Bela Angèle ou o O Cristo Amarelo. Na fase do exotismo ou thatiana (inspiração nas experiências tahitianas), Mulheres na Paria, Donde Vimos? Onde Estamos?Para Onde Vimos ou Duias mulheres do Thaiti. Postado por Arlindo Sena.