segunda-feira, outubro 27, 2008

Igreja do Senhor Jesus da Piedade (Elvas)


História Local e Didáctica da História e Cultura das Artes [ 12º ano de escolaridade ] : - Fragmentos da Arte entre o Barroco e Neoclassicismo na cidade de Elvas - Sem dúvida que o espaço arquitectónico mais significativo do Barroco nesta cidade se encontra representado pela Igreja do Senhor Jesus da Piedade edificada a partir de 1753 sob ecomenda do Bispo D.Baltazar de Faria e Vilas-Boas, num espaço onde existiu primitivamente uma pequena capela datada de 1737. Enquadrada num espaço rectangular ajardinado no qual se identifica um monumental chafariz em frente a fachada principal de matriz barroca, cujo acesso é feito por uma espécie de adro murado forrado por uma serie de azulejos neoclássicos nos quais se identificam na sua gramática decorativa vários medalhões e grinaldas. A fachada de duas torres quadradas e posicionadas de forma diagonal á maneira do Barroco Colonial experimentado nomeadamente no Brasil , desenvolve-se a quase toda a altura da fachada central que se apresenta comprimida e rematada por um frontão contracurvado cujo tímpano aplicado no espaço central uma inscrição ao "Snr. Jesu da Piedade. O remate das torres é feito por cúpulas bolbosas que estão edificados sobre os campanários laterais. A decoração simples e limitada à associação entre o janelão central e o frontão redondo do pórtico central que por sua vez na forma e dimensão está em perfeito contraste com o amplo frontão que coroa a fachada central. Todavia o efeito cenográfico na utilização da luz na frontaria se apresenta bem conseguido em função da organização estrutural do frontespecio. De planta rectangular mas de ângulos cortados de forma a favorecer a concepção da centralização da planta é outro aspecto de referência e cujas primeiras experiências se observem no barroco da capital antes da sua utilização nas terras de fronteira do Distrito de Portalegre. No núcleo urbano histórico, destaca-se outro templo de matriz barroco cuja fachada embora mais simples não pode ser ignorado é o caso da Igreja dos Terceiros, na qual persiste a torre primitiva da construção danificada pelo Terramoto de 1755, quadrada de quatro olhais e rematada por uma cúpula bolbosa octagonal da mesma época e o portal axial simples sendo ligeiramente côncavo e ostentando ao lado de uma estrela de oito pontas a inscrição datada de 1761 referente às obras de intervenção após o momento trágico de 1755 . Mas sem dúvida que a talha dourada do melhor que se faz no País nos finais de seiscentos é sem dúvida a referência visual na capela - mor da Igreja do Salvador e nas restantes colaterais marcadas pela profundidade. O mesmo se observa ao longo da nave nas estruturas dos altares que se organizam na nave única que transforma o templo jesuítico numa autêntica igreja salão. Não menos interessante é sem dúvida os púlpitos simétricos de gosto rocaille ou rococó que estão no limite entre o falso transepto e o acesso à nave a partir da Capela - mor. A talha dourada que forra o arco triunfal do referido templo de uma só nave abobada e os diversos painéis entre os quais os que se situam do lado da Epístola já próximos da arte do rococó são outros aspectos a considerar na arte pós-barroca em Elvas. De matriz barroca e em plena transição para o rocaille, identifica-se a última campanha de obras na capela mor da antiga por iniciativa do Bispo D. António de Matos datada de 1734 , que se caracteriza pelo revestimento total em mármore policromo de diversas tipologias da mesma capela e respectivo altar mor do qual se salienta quatro colunas a negra que limitam o retábulo da Assunção à Virgem. Interessante do ponto vista formal é a fachada da igreja joanina de S.Paulo (1711) que associa ao espaço religioso uma dimensão própria de uma casa nobre, de estrutura barroca destacando-se o portal de arco de volta perfeita, ladeado por dois portais com arcos de menor dimensão da mesma tipologia que definem o espaço central cujo primeiro andar é marcado por três belos janelões de sacada de ordem diferenciada. Nas fachadas laterais abren-se dois arcos abatidos com duas janelas correspondentes e que são rematadas por falsas torres . No âmbito da arquitectura civil, o Palácio dos Marqueses de Alegrete apresenta um conjunto de obras com características do rocaille, assim na escadaria predominam a temática da caça enquanto nas várias salas destacam-se uma série de painés cuja temática revela o gosto pelas paisagens marítimas, pelos parques e pela representação da cavalaria. Postado por Arlindo Sena