A Arte Romana - Apresentação do Módulo nº 2 - A Arte Romana - A origem da Arte Romana encontram-se na Civilização Etrusca que evolui no centro-norte da Península Itálica entre o séc. XVII aC e o IC. O templo estrusco é sem dúvida um dos espaços arquitectónicos de referência na Arte Romana, erigia-se sobre uma plataforma elevada ou pódio. Apresentava uma planta rectangular consituída por duas partes fundamentais: uma entrada com pórtico, com duas fiadas de quatro colunas cada, e coroada por um frontão triangular e uma cella dividida em três zonas, sendo a central mais ampla. Estas três zonas, sendo a central mais ampla. Estas três zonas eram destinadas a acolher as divindades da tríade etrusca. O santuário tinha uma cobertura de duas àguas, revestido com placas de terracota (acrotério e antefixos) nos ângulos dos frontões. O templo Romano, nestas circunstâncias é o resultado das influências etruscas e grega. O templo romano ergue-se sobre um pódio elevado, a que se acede através de uma escadaria na fachada. As colunas isoladas só existem no alçado frontal , no resto do edifício estão adossadas à parede. embora seja mais habitual a planta rectangular, foram igualmente construídos templos circulares, como os dedicados à deusa Vesta. Outros espaços de referência da arquitectura romana, a Basílica era um local de reunião ou um tribunal onde os cidadãos expunham as suas questões judiciais. Originalmente, era uma enorme sala de planta rectangular dividida em três naves por fiadas de colunas e, por vezes rematada poruma abside. Mais tarde foi adaptada pelos cristãos como templo para a celebração das suas cerimónias. Na área da edificação do lazer e diversão, destaca-se o teatro romano, a orquestra e a bancada estão reduzidos a um espaço semicircular e na boca de cena destaca-se um conjunto de construções que a integram. O anfiteatro, local onde se efectuavam as lutas de gladiadores, é um edifício de planta elíptica. A bancada dispõe-se em volta da arena e por baixo situam-se as jaulas onde se encontravam as feras, as zonas de treino dos lutadores e outras dependências. O circo, ou local destinado às corridas de carros, apresenta uma planta rectangular com os extremos arrendondados. a pista ou arena, dividida longitudinalmente pela spina, tem bancadas em degraus a toda a volta. A escultura, os escultores romanos utilizaram o bronze e o m ármore para criarem grandes retratos. A sua origem está, sem dúvida, nas máscaras funerárias, em cera, que com o tempo foram sustituídas por buspos esculpidos. Os escultores não só retratavam os seus modelos o mais fielmente possível como reproduziam igualmente os respectivos toucados, tendo modificado o seu estilo segundo os cânones de beleza da época. O relevo evolui segundo dois "tipos" , de carácter público e de carácter narrativo, sendo a história utilizada como objectivo de enaltecer a figura do Imperador e de carácter privado, que se refere principalmente ao contexto funerária. A pintura, encontra o seu auge nos estilos pompeianos, datados do século II d.C., e revela uma notória influência grega. O seu traço mais característico é a imitação de pedestais, lajes de mármore e colunas. O segundo estilo inclui elementos arquitectónicos pintados, como se as paredes se abrissem para o exterior na tentiva de criação de uma sensação de profundidade e perspectiva. O terceiro estilo abandona a fase a falsa perspectiva, tentando recriar arquitecturas e espaços ilusórios e impossíveis. A ornamentação desempenha um papel preponderante. O quarto estilo corresponde à fase final da vida de Pompeia e Herculano e conjuga dos estilos anteriores, denotando uma clara tendetência para o barroquismo e exagero. O respectivo módulo - apresenta como indicadores de História e Cultura das Artes: - O século IaC/ IdC . , Roma; O romano Octávio; O Senado; O Incêndio de Roma; a Língua Latin; O Ócio ; a Coluna de Trajano e os Frescos de Pompeia. Postado por Arlindo Sena.