Leitura Formativa: 10º Ano de escolaridade História e Cultura das Artes - As imagens românicas cumprem duas funções básicas: uma didáctica e uma outra estética.A primeira é a mais importante, pois a segunda é-lhe totalmente inerente. A iconografia e a simbologia românticas pretendem educar ideologicamente a população, amendrontada e atemorizada por imagens cujo significado não consegue compreender . A escultura românica desenvolve-se de uma maneira particular nos portais dos edifícios religiosos, era usual representar-se o Pantocrator, geralmente acompanhado por tetramorfos ( Chama-se tetramorfos à representação simbólica dos quatro Evangelistas.S.Mateus era representado por um anjo, S. Lucas pelo Touro, S.Marcos pelo Leão e S. João pela Águia) , e no mainel figuras humanas quase isoladas. Os relevos também cobriam o lintel e as ombreiras. As arquivoltas eram geralmente reservadas a temas ornamentais, embora existem alguns exemplos com figuras. As restantes esculturas do templo, como as dos capitéis ou das absides, podiam ser simplesmente ornamentais ou representar cenas do Antigo e do Novo Testamento ou animais do bestiário, ( São figuras que personificam o mal, o pecado e o Inferno, como a serpente, o dragão ou a sereia. No entanto, algumas imagens também simbolizam o Bem, por exemplo o leão, a àguia ou a cegonha ) . A pintura apresenta fundamentalmente três tipos de suporte: mural, sobre madeira e iluminura. Em todas as manifestações predomina o tratamento linear e as cores são lisas e sem volume. As figuras são apresentadas com contornos grossos que exageram os traços e a expressão. As composições são regidas pela lei da frontalidade, ou seja, as imagens apresentam-se de frente e são estereotipadas. A ornamentação, da mesma forma que na escultura, parte principalmente de motivos geométricos e vegetais e, em muitos casos, serve para demarcar a composição. Encontramos fundamentalmente três tipos de pintura: mural, sobre madeira e a iluminura. A pintura mural era realizada no interior das igrejas, de preferência na abside central, nas cúpulas e nas paredes. A técnica mais utilizada foi a do fresco, mas foi igualmente usada a têmpera. As cores empregues eram o azul, o vermelho e o amarelo. O preto estava reservado para delinear os contornos das figuras com traço grosso. A pintura sobre madeira, desenvolveu-se na decoração de frontais de altares, pequenos retábulos e baldaquinos. A composição era geralmente realçada no centro por uma mandorla com a figura do Pantocrator ou da Virgem e do Menino. Os lados eram reservados às cenas ou personagens secundárias, compartimentando a superfície em faixas horizontais ou, por vezes, verticais. Frequentemente, as imagens secundárias eram representadas sob arcos de volta perfeita. A enquadrar a composição desenvolvia-se uma faixa decorativa como a moldura. A iluminura desenvolveu-se segundo as influências carolíngias e bizantinas e têm como função a ilustração de bíblias, breviários, missais ou livros de horas. Postado por Arlindo Sena.