sábado, junho 30, 2012

Elvas é a mais recente edificação nacional classificada pela UNESCO ...se gostou do que viu venha cá ...




A cidade de Elvas ... e os Elvenses foram hoje distinguidos pela UNESCO ....


Castelo de Elvas ( reedificado em 1226) iniciava-se a ... aventura construtiva .


Aqueduto das Amoreiras (1498 -1622) ...
D.Manuel  I preparava as condições para o nascimento de uma nova urbe nas proximidades da fronteira do Caia



O núcleo urbano ameaçado após a restauração da soberania nacional em 1640 dava lugar à sua Praça Militar que atravessou a história nacional até ao séc. XX .


Mas a defesa da Praça entreicheirada completava-se com as obras anexas ...



O Forte de Santa Luzia (1641-1642) reforçava as partes sensíveis da Praça ...


O Forte da Graça (1658-1792) completava o eixo defensivo.



A casa do Governador do Forte ou da elite aristocrática e militar de Portugal na Época Contemporânea


         As guaritas vigilantes esperam os visitantes e apelam a defesa do rico património da cidade ....Espera-se uma nova Era ... para a cidade ...num tempo de distinção que é necessário a partir de agora sobretudo consolidar e reforçar ....

As fortificações da cidade de Elvas foram classificadas, na categoria de bens culturais, ao início da tarde de hoje na 36.ª sessão do Comité do Património Mundial, que está reunido em São Petersburgo, na Rússia. O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é considerado o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares. Incluindo todas as fortificações da cidade. A praça muralhada e as obras anexas da Praça de Elvas, que inclui os dois primeiros recintos amuralhados do período islâmico, o terceiro recinto do período medieval edificado no reinado de D. Fernando e a praça militar da época moderna, definida por um polígono irregular, com doze frentes, sete baluartes e quatro meia-baluartes. O sistema defensivo da praça forte, integra o Forte de Santa Luzia, do século XVII, e o da Graça, do século XVIII, os  três fortins do século XIX e uma das mais importantes  da obras da arquitectura civil do gótico final em Portugal   o Aqueduto da Amoreira. De realçar ainda que a classificação do conjunto monumental elvense marca o regresso das classificações abaluartadas à Europa, após as classificações das chamadas casas Vauban em França em 2010  … Por último, o reconhecimento do empenho da Câmara Municipal de Elvas, neste projecto  dinamizado pelo seu Presidente  José António Rondão de Almeida e pela Dra. Elsa Grilo ao longo de mais de uma década neste projecto, embora com maior empenho nos últimos sete anos e a certificação científica e académica do projecto nas figuras dos Prof. Doutores António Ventura e Domingos Bucho … e com os votos de felicidades a todos os elvenses nesta hora de felicidade que seja eterna e de afirmação de uma cidade com HISTÓRIA e PATRIMÓNIO que termino este supersónico post …         

Elvas integra assim a lista dos espaços nacionais que são património mundial da UNESCO: