Didáctica de História e Cultura das Artes - 10º ano de História e Cultura das Artes / "Introdução ao Módulo inicial" - O que é a Arte ? - Poderíamos definir a palavra arte como a " manifestação da actividade humana mediante a qual se expressa, através de recursos plásticos, línguísticos ou sonoros, uma visão pessoal e isenta da interpretação do real ou do imaginário ". Todavia esta definição não explica de que forma se diferencia uma obra de arte que não seja ou se este significado é válido para todos os períodos da História. A concepção que os seres humanos têm da arte tem-se modificado, modifica-se e modificar-se-à , de acordo com o momento histórico e com a sociedade em que se enquadra. Na verdade, os primeiros artistas, os pintores rupestres, não tinham a noção de estarem a produzir uma obra de arte, pois o sentido que davam a essas imagens identificava-se com práticas da magicas ou a religiosas, desconhecendo-se se estariam também relacionadas com a estética. Nos nossos dias , consideramos que uma obra de arte, quer expresse ou não um significado ou sentimento quer na forma como é conseguida, provoca, da parte do espectador, uma reacção estética, de prazer ou de recusa, e deve ser criativa, ou seja, terá de apresentar formas de expressão originais. Não obstante o conceito de estética em si é também muito variável e aplicamo-lo frequentemente com significado distintos. Afirmamos que algo é estético quando na realidade pretendemos dizer que é bonito, elegante ou agradável e referimo-nos à estética de um artista, de um movimento ou de um estilo quando nos referimo-nod às suas características essenciais e ímpares. As disciplinas artísticas:- Mais importantes e marcantes no âmbito da história da arte em gaeral são a arquitectura, a pintura e a escultura. No entanto, podemos identificar outras designadas de de menores , independentemente do seu valor expressivo e evolução técnica e formal referimo-nos à joalharia, à cerâmica, ao mosaico ou ao vitral. De referir também a existência de duas disciplinas que só muito recentemente foram objecto de estudo e de divulgação bibliográfica nas úttimas décadas do século XX: a fotografia e o cinema. Os materiais e as técnicas - Os materiais empregues por exemplo na arquitectura variam segundo as épocas e a geografia do local. Na Antiguidade utilizava-se principalmente a pedra, o adobe, cozido ou não, e a madeira. A partir da revolução Industrial, tornam-se conhecidas as possibilidades construtivas do ferro, do aço e do vidro em larga escala e surgem novos materiais como o cimento armado ou mesmo o plástico, que trasformam o acto de construir que se manifesta cada vez mais rápido em função da maquinaria. Na pintura as diferentes técnicas foram-se desenvolvendo de acordo com o respectivo tipo de suporte: a parede, a madeira, a tela e o papel .... Este, por sua vez , determinou a composição da pintura e a textura. Antigamente, era o pintor que fabricava as suas próprias tintas com pigmentos naturais. Actualmente, existem lojas especializadas que oferecem uma grande variedade de produtos, para todas as necessidades, o que resulta numa melhor diversidade cromática, textura e plasticidade. As cores aplicam-se ao respectivo suporte previamente preparado com uma camada de gesso, de cor ou de qualquer outro material, utilizando pincéis ou espátulas. Na escultura , como na arquitectura , os materiais utilizados dependem da zona geográfica e do momento histórico. Os mais comuns por ordem de utilização pelo tempo histórico são o mármore, a argila, a madeira , o bronze e o ferro, embora nas últimas décadas se tenham testado todos os tipos de materiais desde o poliesterno ao tubo de néon. As técnicas empregues tradicionalmente pelos escultores são o talhar, modelar e moldar. Na primeira , o artista cria a forma cortando e extraindo o material excedente até conseguir o efeito desejado. Na segunda a diferença da primeira é a utilização de materiais macios e flexíveis, permitindo ao escultor adicionar ou eliminar pedaços a seu gosto. A moladagem aplica-se aos trabalhos em metal. Postado por Arlindo Sena.