Didática da História e Cultura das Artes: - Apresentação do Módulo 1 - A Cultura da Ágora:- A época clássica é o momento culminante da cultura helénica. Atenas vive , até finais do século V aC., momentos de grande dinamismo devido, em parte, à reconstrução da Acrópele. Na arquitectura:- Os gregos criraram diversas tipologias de edifícios, de entre os quais se destacam os templos, por um lado, as construções civis como o teatro, por outro, e três ordens arquitectónicas : a dórica, jónica e coríntia. Da mesma forma que as ordens dórica e jónica se desenvolveram paralelamente e surgiram mais cedo, a ordem coríntia é característica da época helenistica. Pouco a pouco, a madeira e o adobe foram deixando de ser utilizados nos grandes edifícios para passar a ser usada principalmente a pedra, mas também e sobretudo o mármore, muito mais resistente e duradouro. O Templo Grego, é uma criação da época arcaica, edifica-se geralmente num espaço sagrado, a Acrópele cujo expoente máximo é a de Atenas. A planta dos templos era composta por duas àreas bem marcadas, a pronaos precedida de um pórtico e a naos espaço reservado à divindade. Outro espaço arquitectónico de referência era o teatro no âmbito das relações de sociabilidade e lazer. Apresentava uma planta semi-circular e estruturada em três dimensões: o theatron ou bancada, destinado ao público e que era uma zona em degraus e de forma circular: a orquestra, separada da zona anterior por um corredor concêntrico; um espaço circular destinado à movimentação dos elementos do coro, onde se erguia no centro o altar de Dionísio. Por fim, a boca de cena, uma plataforma mais ampla que se estendia na rectaguarda da orquestra e sobre a qual se desenvolviam os diálogos dos actores. Os gregos da época arcaica desenvolveram a escultura monumental arquitectónica e a isolada. As duas manifestaram desde início um profundo interesse pela figura humana e, apesar de nas primeiras esculturas as representações serem hierárticas e pouco expressivas, no período clássico evoluíram para um naturalismo e idealização marcantes. Na época helenística, a obsessão pela petição formal da abatomia humana foi substituida pela valorizaação do indíviduo por ser tão diferenciado e generalizou-se a execução do retrato de pessoas de todas as idades. A pintura desenvolveu-se tendo como suporte a cerâmica, nos primeiros tempos da civilização grega eram representadas formas geométricas muito simples, que, com o passar do tempo, evoluíram até adquirirem volume e foram enrequecidas pela adição de motivos vegetais zoomórficos e, por fim, da figura humana, progressivamente com maior movimento e, nos finais desta civilização, com uma clara tendência de formas complexas. Os pintores de cerâmica utilizaram básicamente duas técnicas. A primeira a surgir foi a das figuras negras, que consistia em pintar em tons escuros sobre um fundo claro. Isso permitiu a representação de cenas em que as figuras adquirem um carácter narrativo, dando lugar a dois estilos: um minaturista, em que a composição está demarcada dentro de faixas paralelas, e outro em que as cenas não sofrem delimitações e se desenvolvem por toda a superfície da peça. Em finais do século VI aC., este sistema começou a ser substituido pela técnica das figuras vermelhas , deixando-se as imagens na cor avermelhada da argila e pintando-se somente o fundo a preto. O tronco comum que será objecto de estudo nos nossos tempos lectivos apresenta os seguintes indicadores: 1. O século V; 2. Atenas; 3.O grego Péricles; 4. A Ágora; 5. A Batalha de Salamina; . Seguem-se os Casos Práticos e as Síntese. Postado Por Arlindo Sena