sexta-feira, março 13, 2009

A Escultura do Renascimento

Miguel Ângelo, Pietá do Vaticano, 1498-1501,174 cm de altura.

Leitura Formativa - 10º Ano de escolaridade /História e Cultura das Artes - Os escultores do Renascimento Italiano manifestam nas suas criações artísticas uma notável influência das obras da Antiguidade Clássica ( Grécia e Roma). As suas obras, revelam a sua preocupação com a figura humana, principalmente masculina. O estudo da anatomia, do nú e das proporções são outros elementos que revelam preocupação dos escultores, no tratamento do equilíbrio, do movimento e do realismo. O retrato equestre é outra forma de representação recuperada da época greco-latina. Dos grandes escultores do renascimento italiano, destacam-se os mestres quinhentistas Lorenzo Ghiberti e Donatello, o primeiro realizou uma obra notável onde a mestria da arte do relevo atingiu a máxima expressão artística, nas portas do baptistério de Florença onde as cenas do Antigo e Novo Testamento que esculpiu e que expressam com exactidão a profundidade e os ambientes arquitectónicos e paisagísticos. As obras de Donatello demonstram o gosto e o interesse do escultor florentino pela anatomia e piscologias humanas. Porém para a maioria dos historiadores da arte, identificam Miguel Ângelo como provavelmente o artista mais completo do Renascimento em parceria com Leonardo da Vinci. Nas suas obras destaca-se a obsessão pela anatomia, o estudo da roupagem, do movimento da composição, à expressão das emoções e à perfeição das formas, as suas esculturas aproximam-se da excelência, sendo frequentemente inacabadas devido à impossibilidade de conseguir executar o que considerava ser a expressão da máxima arte. O expressionismo, o exagero da composição e a monumentalidade percorre os suas últimos criações já de matriz maneirista. Postado Arlindo Sena.