sábado, outubro 16, 2010

Linha de conteúdos : 2013/2014

Principais tópicos:





 características do totalitarismo estalinista na URSS

  • Ditadura burocrática do regime de partido único;
A completa eliminação de quaisquer formas de oposição;
. Maquiavélica perseguição aos adversários.
. Eliminação maquiavélica dos bolchevistas históricos.
. A deportação e os trabalhos forçados.( Gulag)
. Negava valores libertários como os direitos humano
. Fomento do culto do chefe e da violência. NKVD –perseguia, prendia e julgava

- culto à personalidade do(s) líder(es) do Partido e do Estado;
 -intensa presença de propaganda estatal e exacerbado nacionalismo;





  • centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
  • burocratização do aparelho estatal; . A burocratização do estado e com base numa elite partidária. (enquadramento da juventude –pioneiros-Juventudes comunistas – obrigatoriamente sindicalizados no PC  -às eleições os candidatos propostos pelo sindicalismo = centralismo democrático). militarização da sociedade e dos quadros do Partido.
  • censura aos meios de comunicação e expressão;
  • perseguição das religiões e igrejas estabelecidas;
  • coletivização obrigatória dos meios de produção agrícola e industrial;


Explicar o processo de planificação na URSS.



-Maior rigor na planificação industrial:
1º plano (1928-1933) – prioridade na indústria pesada, quebra da iniciativa privada. Fomentou a construção de complexos hidroeléctricos, siderúrgicos e exploração de matérias-primas e alimentos. Recorreu a técnicos estrangeiros e tomou medidas coercivas para fixar operários e aumentar a produtividade.
2º plano (1933-1938) – Centrou-se na indústria ligeira, alimentar de forma a proporcionar melhor qualidade de vida das populações.
3º plano – visava o sector económico nas indústrias químicas ( foi interrompido durante a 2ª Guerra Mundial).
- Modo de concretização e o sucesso dos planos quinquenais:
- forte disciplina que passava à imposição dos trabalhos forçados.
- deportação em massa dos trabalhadores.
-apelo ao interesse pessoal através da instituição de prémios (glorificação pública).
- pela propaganda que instituía o culto a Estaline e do Estado Soviético).


O processo de coletivização e planificação na URSS:
De 1928/1953 – Estaline foi chefe incontestado da URSS , depois de se impor à ala esquerda liderada por  Trosky e ala direita, e empenhou-se na construção da sociedade socialista e na transformação da Rússia em potência mundial.
. 1928 – interrompeu o processo liberalizador do N.E.P. =. de forma a seguir a via do socialismo.
. procedendo à nacionalização de todos os sectores da economia ( de tal forma que em 1933 não havia propriedade privada na URSS). Considerava a coletivização rural imprescindível ao avanço da indústria porque libertava a mão-de-obra das fábricas e forneceria alimentos para os operários.
. A oposição dos Kulaks provocou a repressão em massa da população de que resultaram milhões de mortos e deportados para campos de trabalho forçado.
. O fim da propriedade privada, o Estado tornava-se o único detentor em representação dos trabalhadores e dirigida e subordinada a planos fixados pelo estado. 

A propriedade rural foi organizada segundo dois tipos apoiadas por grandes parques de máquinas, tendo em vista a mecanização da agricultura.
Kolkhozes: 
. grandes propriedades agrícolas colectivas  assegurado por camponeses da mesma região.
. regime cooperativo/  sob domínio da administração de um delegado
. uma parte da produção ficava para o Estado e a restante distribuída pelos trabalhadores.

Sovhhozes
. grandes propriedades dirigidas normalmente pelo Estado onde os trabalhadores têm um salário baixo e fixo.
. Lenine reforçou o centralismo político e Estaline reforçou o centralismo económico.

Consequências:

. A colectivização com o factor determinante do centralismo económico determinou a :
. apropriação da rede de distribuição do comércio e dos capitais.
. aumento do número de assalariados.
. Repressão em massa da população, provocando milhares de mortes e deportações.



A autarcia como modelo económico nos estados totalitários:

. O totalitarismo nasceu à medida em que se aprovam as condições económicas.
. destruídas pela guerra cresciam as promessas de soluções de todos os problemas.
. regimes totalitários determinam a auto-suficiência e a resolução dos problemas.
. ideal na autarcia patente no intervencionismo.

Itália:
-controlo da economia enquadrada em todas as actividades das corporações.
- eram exortados a um trabalho intenso como forma de conseguir altos níveis de produção.
- batalha do trigo visando altas taxas de produção deste cereal.
- as actividades comerciais e industriais passam também por um forte controlo do estado, já nos anos 30.
- lançamento de programas de industrialização e de controlo dos volumes de exportação e importação.
Resultados positivos: custa dos sacrifícios da população, impostos e sujeição rigorosa ao racionamento do consumo.


Alemanha:
-Procurou tornar a Alemanha independente dos empréstimos estrangeiros.
- resolver o problema de 6 milhões de desempregados.
-  grandes obras públicas ( auto-estradas) e vias de comunicação.
- desenvolvimento do sector automóvel, aeronáutico, químico, siderúrgico e da energia eléctrica.
- relevante no combate ao desemprego.
- relançamento da indústria militar e  reconstituição do exército e da força aérea.
Ideias fundamentais do ideal da autarcia:
·         Batalha de produção e grandes trabalhos.
·         Intervencionismo industrial.
·         Controlo alfandegário.


A necessidade de disciplinar as massas com a violência racista

A disciplina de massas :

. integração das crianças nas organizações juvenis.
. forma de fomentar a submissão ao estado.
. carácter militarista e nacionalista – Nação como valor sagrado e bem supremo.

O militarismo:


. incorporação de todos os alemães, numa só Pátria, Nação e um Chefe.
. alargamento do espaço vital
. exaltação a aventura – conflito e guerra.
. alargamento do seu espaço vital .
. anexação dos territórios perdidos no contexto de Tratado de Versalhes.

Estado policial:


. polícia política fundamental na repressão.
. estabelece a censura intelectual.
violência nazi:
– membros dos partidos de esquerda ou comunistas e sociais-democratas;
– sindicalistas;
– judeus;
– intelectuais e profissionais liberais ou escritores, médicos, funcionários e advogados.

Violência Racista:

. Luta entre raças pressupunha a superioridade cultural (raça ariana)=(altos,robustos,louros e olhos azuis)
. judeus causadores de todos os males.(1ºvaga de perseguições em 1933=lojas de judeus, funcionalismo público e profissões Liberais (2ª vaga de perseguições –leis de Nuremberga (1935) 3ªvaga(destruídas sinagogas e lojas judaicas.
. segregação em guetos (identificados pela estrela de David).
. eliminação física em campos de concentração ( extensiva aos ciganos= extermínio)
. extermínio preparado científico – Eugenismo = ( doenças mentais e físicos)= .promoção de casamento entre arianos = perseguições anti-semitas/ apuramento físico e mental da raça ariana.
Em Síntese: - Partido Nazi para conquistar o poder na Alemanha:
– dissolução do Reichstag (Parlamento) ou convocação de eleições;
– clima de terror ou repressão policial;
– incêndio do Reichstag para incriminar os comunistas;
– limitação e abolição da liberdade de expressão;
– perseguição e prisão de opositores de esquerda;

– desfiles e manifestações de força ou acções de propaganda.




As condições que favoreceram o desenvolvimento das opções totalitários:


. As condições políticas e económicas entre as duas guerras.
. A crise das democracias parlamentar, a agitação e o caos económico.
. O avanço das forças totalitárias na Alemanha e Itália


Características do totalitarismo:
. rejeição da teoria liberal de separação de poderes.
. partido único.
. o nacionalismo.

A ascensão do Fascismo e Nazismo:

Fascismo em Itália:


. Os efeitos desmoralizadores da guerra.
. As perdas humanas e materiais
. Gastos de guerra
. Consequências do Tratado de Versalhes
. Marcha sobre Roma em 1922
. Convocação e constituição de um governo por deliberação do rei Victor Manuel


O triunfo Nazi
. Situação de inflação e emissão de papel de moeda.
. Aumento de desemprego.
. Descontentamento das classes médias.
. A Grande Depressão.
. Através do triunfo por meio da via eleitoral.


Principais características dos estados totalitários:



. Os regimes nazi- fascistas rejeitam:


. o individualismo / os individuos tinham que estar submetidos ao Estado.
. o principio liberal da igualdade dos homens no nascimento. Defendem que determinadas raças nascem para comandar e outras para obedecer.
. o pluripartidarismos gera a divisões / põe em causa a coesão da Nação/Defesa do partido único.

. favorece o culto do chefe, providencial e guía e salvador da Nação.
. as doutrinas que assentam na luta de classes que enfraquece o corpo social.





Lição de 23.10.2013

A era da prosperidade norte americana e o Crasch de Wall Street 

. Livre de produção. – inovações técnicas, racionalização do trabalho, concentração de empresas= desemprego.
. Pelo progresso tecnológico. ( consumo desenfreado )
*. facilitação do crédito. (aquisição de electrodomésticos, automóveis e imóveis. Criou clima de euforia
* O endividamento da população americana era o recurso mais fácil para manter os elevados índices de consumo – levou ao consumo desenfreado.

Grande Depressão ( anos 30)

. Especulação bolsista.
Crasch  de Wall Street (24 de Outubro de 1919) -5ºFeira
. Falências bancárias
. Crise económica :
*Produção industrial atinge índices elevados, acumulação de excedentes. Super produção era uma  realidade  
Superprodução industrial.
. Acumulação de excedentes.
. Fábricas encerram provocando milhares de desempregados. Baixa da produção determina a queda das cotações da bolsa (queda das cotações)/ conduzindo os accionistas e os bancos à ruína.
. Descida da produção e preços  e aumento de desemprego -  (deflação) .
Falências na agricultura, na industria, nos transportes e em outros serviços.
*Produção agrícola dava sinais de superprodução, tornou-se uma actividade pouco compensadora, pela baixa de preços e queda de lucros dos grandes proprietários (destruía-se a produção e abate do gado – determina o desemprego e miséria.

A dimensão da crise de 1929. 

.Crise Social:
.Desemprego
.Reduções salariais
.Miséria e delinquência (famílias inteiras , vagueavam terra em terra. Nas pereferias nascem os bairros de lata  à medida que as famílias não cumprem o pagamento das rendas. Nas cidades, assistiu-se a um cenário   de miséria as filas da sopa dos pobres.
. Sem mercados e sem consumidores (aumento das taxas de importação de 26% para 50% nos EUA.)
. Descapitalização dos bancos e respectiva falência, seguindo-se os bancos dependentes dos seus financiamentos. A Europa entrou em dificuldades

.(Austria e Alemanha). os países que dependiam da exportação de matérias primas  e alimentos, deixaram de compradores, não só dos EUA como também da Europa.  
. Crise geral de desemprego
. Declínio do comercio mundial (face a políticas fortemente proteccionistas procuram a auto-suficiência determina a baixa das trocas comerciais) .


Lição de 22.10.2013

A arquitectura modernista


Estilo único com tipologia e modelos oficiais
(escolas, pontes, viadutos, estradas, etc).
Formas monumentais com pouca atenção à organização interior.
Procura a originalidade/ libertação em relação à decoração clássica e académica.
Despojamento decorativo).
Utilização do betão e uso de elementos estandartizadas (fruto de produção e construção em serie
Fachadas decoradas com linhas de arte decó.

Construções de referência

-Cristino da Silva – Praça do Areeiro –desenho, austero, monumental, protótipo do Estado Novo
-Casa O’Neill, Raul Lino, 1903- um estilo nacional, casa portuguesa.fundamentada em elementos recolhidos na arquitectura portuguesa.
-Casa de Serralves, p.249- f.162 – Marques de Silva, p.249- f.162. – luxuosa moradia onde se aplica a estética da Arte Deco., mas despojamento ornamental.

- Pardal Monteiro – Instituto Superior Técnico – essencialmente funcionalista na organização do espaço – é constituído por diversas corpos de massas cúbicas, distribuídas de forma clássica e monumentalidade
- Carlos Ramos – Instituto da Oncologia – influência de Gropius.
- Ventura da Terra – Obras da Condessa de Valmor- funcionalmente racionalista que seguiu as corrente do modernismo europeu.






Lição de 21.10.2013


2ºModernismo .

. Desenvolve-se em torno do núcleo de Coimbra
.Revista Presença (José Régio, Branquino Fonseca e João Gaspar Simões)
. Surge na linha crítica livre contra o academismo literário( da revista Orfeu).
. Defende o primado do particular sobre o colectivo.
.Organizam os seus debates em cafés, clubes e periódicos./António Ferro (Secretaria Nacional Propaganda) simpatia pelo movimento modernista.

Amadeo Souza Cardoso

- Caracterizou-se pela experimentação de Naturalismo, Expressionismo e o Cubo futurismo.
- A sua obra caracteriza pela representação de máscaras, naturezas mortas e paisagens.
-Máscara de olho verde - salienta-se o esquematismo da máscara primitiva e a violência das cores, aplicadas em manchas informes e empastadas – tendência expressionista. 

Almada Negreiros:
- Obra cubista, apresenta composição abstracta de esquemas geométricos

Eduardo Viana:
- Viaja e estuda pela Inglaterra, Holanda e Bélgica, deixa fascinar por Cézzanne cujas obras conhece e que determina as suas primeiras impressões pictóricas. Mas acaba também por sofrer influências do casal Delaunay que com quem instala-se em Vila de Conde.
- Pintor naturalista de cenas de costumes, mas cede seguiu o proto-cubismo cezarianno em termos de forma.
- “O Homem das louças e o Nú” – parece influenciada pelos volumes da obra de Cezzanne e pelas cores do Fauvismo com grandes pinceladas estruturantes e organizado num enquadramento cenográfico. A pujança da cor, que usa em contrastes vibrantes e luminosos, é de resto visível nos retratos, nus, paisagens ou natureza –mortas. 
- “Cozinha de Manhufe” – absorveu o sentido dos volumes e dos espaços, assim como a ritmicidade das linhas geométricas que caracterizam o cubismo. [ influência do abstraccionismo - Delaunay ]

- “O Castelo” todo o traçado é firme e esquemático. “As torres azuis, as árvores geometrizantes e as ondas parecem sólidas” 

Lição de 17.10.2013



Os diferentes momentos da pintura modernista entre 1911-1918


Linha de conteúdos:

Os inícios do séc.XX em Portugal  - produção artística e literária marcada pelo classicismo, nacionalista e naturalista.
. uma forte resistência à inovação e à liberdade de expressão  (naturalismo)
. reflectia o apego tradição (a paisagem na continuidade da cultura do séc.XIX e do gosto burguês
. as novas expressões literárias e artísticas pouco impacto junto do público: baixa excolarização, conservadorismo do meio urbano e marginalização da burguesia
.acesso limitado às polémicas filosóficas e estéticas da modernidade internacional.
.escassez de um público habituado ao consumo de bens culturais
. ausência de uma linha programática dominante.

- Os primeiros sinais na exposição livre de 1911, aí figuravam alguns bolseiros, que estudavam em Paris – humor, caricatura e ilustração.
- As primeiras décadas do séc. foram marcadas por novas experiências culturais que procuravam uma mudança nas formas de expressão artística.
- A revista Orfeu em 1915, sob orientação de Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro, introduziram o Modernismo e o Futurismo em Portugal. Esta experiência literária contribuiu para que o futurismo literário tivesse uma existência mais plena do que na pintura.
- Esta obra, revela influências do texto do Manifesto dos pintores futuristas, publicado em Paris, tanto nas ideias como nas palavras.


1º Geração


- Destacam-se Amadeo Souza Cardoso, Santa Rita, Almada Negreiros, José Pacheko e Cristina Cruz, que regressam de Paris

Santa Rita Pintor:
- Afirmava-se futurista antes do Manifesto futurista de Marineti que de resto seguiu.
- Cabeça reflecte a tendência cubista, é um quadro inacabado, sem data, nem assinatura, de cores cinzentas – azulado e ocres, traços fortes, quase todos curvílineos

2ºModernismo .

. Desenvolve-se em torno do núcleo de Coimbra
.Revista Presença (José Régio, Branquino Fonseca e João Gaspar Simões)
. Surge na linha crítica livre contra o academismo literário( da revista Orfeu).
. Defende o primado do particular sobre o colectivo.
.Organizam os seus debates em cafés, clubes e periódicos./António Ferro (Secretaria Nacional Propaganda) simpatia pelo movimento modernista.

Amadeo Souza Cardoso

- Caracterizou-se pela experimentação de Naturalismo, Expressionismo e o Cubo futurismo.
- A sua obra caracteriza pela representação de máscaras, naturezas mortas e paisagens.
-Máscara de olho verde - salienta-se o esquematismo da máscara primitiva e a violência das cores, aplicadas em manchas informes e empastadas – tendência expressionista. 

Almada Negreiros:
- Obra cubista, apresenta composição abstracta de esquemas geométricos

Eduardo Viana:
- Viaja e estuda pela Inglaterra, Holanda e Bélgica, deixa fascinar por Cézzanne cujas obras conhece e que determina as suas primeiras impressões pictóricas. Mas acaba também por sofrer influências do casal Delaunay que com quem instala-se em Vila de Conde.
- Pintor naturalista de cenas de costumes, mas cede seguiu o proto-cubismo cezarianno em termos de forma.
- “O Homem das louças e o Nú” – parece influenciada pelos volumes da obra de Cezzanne e pelas cores do Fauvismo com grandes pinceladas estruturantes e organizado num enquadramento cenográfico. A pujança da cor, que usa em contrastes vibrantes e luminosos, é de resto visível nos retratos, nus, paisagens ou natureza –mortas. 
- “Cozinha de Manhufe” – absorveu o sentido dos volumes e dos espaços, assim como a ritmicidade das linhas geométricas que caracterizam o cubismo. [ influência do abstraccionismo - Delaunay ]
- “O Castelo” todo o traçado é firme e esquemático. “As torres azuis, as árvores geometrizantes e as ondas parecem sólidas” 



Lição de 16.10.2013


Instabilidade política e a falência da primeira República.
-Característica instabilidade política: parlamentar, presidencial e governamental. -Dezasseis anos, sete eleições gerais e quarenta e cinco governos. 
- predomínio do poder legislativo sobre o executivo segundo a constituição de 1911 . -divisão no seio dos partidos e a diversidade de opiniões que tornavam difíceis e obtenção de maiorias nos actos governamentais lutas partidárias; 
-influência do clientelismo político a corrupção. 
- Experiência da curta ditadura  do General de Pimenta de Castro (1915) afastada por golpe de Estado – fim de perseguição à Igreja e à Monarquia.  1917-Sidonismo –Sidónio Pais, apoiado pelos monárquicos, igreja e conservadores –verdadeiro herói popular, Sebastianismo, desfiles militares – repressão política e censura.  (terror sobre os adversários)
.funda – República Nova contra os políticos profissionais da República Velha.
 Falência da I República:
.República Velha : inflação, desvalorização da moeda, problemas económicas e sociais
. Descontentamento da classe média, proprietários rurais, capitalistas e a igreja.
. o temor das classes médias  do caos social, do bolchevismo e da proletarização que nos leva a desejar um governo forte, capaz de impor a ordem e a disciplina na sociedade
. a Igreja, monárquicos, nobres e alta burguesia estava desagradada com o carácter popular e social das reformas legislativas (entre elas, a lei da greve, lei reguladora do horário de trabalho, lei da separação entre a Igreja e o estado, obrigatoriedade do casamento e registo civil, lei do divórcio, registo do direito aos filhos…).
.A erosão do regime e o descontentamento da classe média, proprietários rurais, capitalistas e a igreja.

.Golpe de 28 de Maio de 1926 – Ditadura Militar 


Lição de 15.10.2015


.condições económicas que determinaram um quadro explosivo: (falta de bens, racionamento e especulação dos preços / série de dificuldades nas classes médias titulares que rendimentos fixos).
.surto grevista (ferroviários, telefonistas, pedreiros, trabalhadores rurais e anarco-sindicalistas).   
.várias razões (cerca de metade das greves deve-se a salários/motivos variados/horários).
.ameaça da revolução soviética no contexto sindicalista em Portugal.
. a opinião pública condenava o surto grevista( necessário estabilidade e acabar com a agitação social)
.Principais razões: . fraco desenvolvimento económico;
– falta de recursos financeiros;
– défice orçamental;
– desvalorização da moeda;
– fome e miséria;
– instabilidade social.


Lição de 14.10.2015


1.Dificuldade económicas:
- insuficiência produtiva = racionamento e os constantes aumentos de preços.
- desvalorização veio a agravar a inflação e o défict orçamental desde 1920
- sucessivos governos incapaz de travar o agravamento do deficit comercial.
- escassez moeda determinou a emissão de cédulas de papel ou cartão
2 . Situação da agricultura:
. agricultura não evidenciava grandes desenvolvimentos técnicos:
Norte –parcelamento da propriedade sem grandes investimentos;
Sul – solos pobres/predomínio da grande propriedade ;
Indústria – debilidade que caracterizava o sector de transportes. 
.O sector rodoviário – da época da regeneração
.Os portos de Lisboa e Leixões pouco adaptados às novidades de circulação marítima.
. Marinha mercante – incapaz de competir com as grandes frotas que dominavam o nosso tráfico .

Lição de 10.10.2013


Movimento Dada ou Dadaísmo

- Surgiu durante a Primeira Guerra Mundial. Alegadamente, a palavra Dada que significa “ cavalo de brinquedo” em francês, terá sido tirada ao acaso de um dicionário.
- Caracterizou-se como um movimento global que envolveu as artes plásticas, literatura, fotografia, cinema e música, que se opõe às vanguardas.
- Os dadaístas proclamavam que todas as crenças morais, políticas e estéticas, tinham sido destruídas pela guerra. Defendiam uma abordagem destrutiva, irreverente e libertadora da arte.
- O movimento DADA teve mais importância como reacção à sociedade burguesa de como criador de um estilo artístico.
- Os seus processos aparentemente destrutivos serviram para criar o caminho da arte, utilizando uma imaginação inventiva, inesgotável, com recurso ao absurdo e ao incongruente, valorizando todo o que era espontânea, primitiva e inconsciente e negado à razão.
- Em 1919 – publicaram o seu Manifesto – preconizava o retorno do artista ao estatuto de artesão e o seu anonimato na comunidade entre a arte e o mercado, a síntese de todas as artes na arquitectura e o estímulo individual no ensino da arte.
 Ready Much – Marcel Duchamp:
 - Consiste no deslocamento de um objecto da sua função e do seu local próprio para um contexto, puramente estético. Tratava-se de objectos de produção industrial que ele assinava como se os tivesse feito e que depois exibia em galerias.
 Merzibiler – Jean Arp:
 - Obra constituída por elementos dispares e causais, extraídos do quotidiano e reunidos numa tela sobre o qual o artista interveio na Cor. Arp , fez colagens em que colou o papel no sítio em que caía, por obra do acaso.
 -A fotografia, são caracterizadas por sombras e luzes esfumadas, efeitos irreais e fantasmagóricos quase sempre abstractos.
Rayographs (Fotografia of camera) – Ray Man
- Constrói um objecto artístico com base em objectos não identificados ( Máquina de costura mais um guarda chuva).
- Que são fotografias executadas sem a utilização da máquina fotográfica ou seja, pela sensibilização do papel fotográfico com a luz, através do contacto directo entre o papel sensível e os objectos e fotografias elaboradas.

Object Trove ( objecto encontrado):

- É um elemento tridimensional colocando sobre a tela e combinado por vezes, em colagens

- Combinação inédita, irónica e insólita de letras e imagens, colocando em prática os pressupostos dadaístas. 

Lição de 9.10.2013

As vanguardas artísticas na época contemporânea:


Abstraccionismo

Movimento não figurativo surgido na Alemanha em 1910
Vassily Kandisnky
. exalta o dinamismo aos seus quadros um ritmo quase musical, sendo a fase do abstraccionismo cromático.
.simplificação e sintetização da linguagem formal.
. Associa a forma abstracta a música como linguagem universal
. Abstracção da forma e da cor, tal como a música actuam directamente na alma.
. Outros utilizarão usar a cor associada à geometria (Neoplastiocismo) – Piet Mondrain
. Recurso a cores primárias e à introdução de linhas verticais e horizontais
. formando ângulos  rectos numa tentativa de demonstrar uma linguagem racional e universal da matemática possa responder à irracionalidade da guerra.
.O abstraccionismo impôs-se como uma nova estética universal, defende-se, que a obra de arte será tanto mais significativa quando maior for a sua autonomia em relação ao seu criador.

Futurismo

 - Nasceu em Itália, no âmbito da literatura e estendeu-se às artes plásticas, quando Filippo Marinetti lançou o Manifesto Futurista que combatia a ligação à tradição e fazia a exaltação da civilização Industrial. (Movimento da Máquina e Velocidade).
- Principais vultos:
Umberto Boccioni, Giacomo Balla, Carlo Carrá, Gino Severino e Ligi Russolo.

- Principais características fundamentais:
- Como movimento de rebelião activa e de afirmação das novas e modernas energias: - aproximavam-se em termos emocionais dos expressionistas e em termos visuais e plásticos dos cubistas.
- Introduziu algumas notas de tendência abstracta ( pela sobreposição de círculos e espirais e por outras formas geométricas).
- Os arabescos contorcidos as linhas circulares e amaranhadas, os espirais e as elipses, a geometrização dos planos em ângulo agudo. ( aboliu as rectas cubistas, especial a sugestão da luz).
- As cores contrastantes ( oscilando entre os vermelhos estridentes, os verdes intensos, os amarelos e laranjas vivos, em composições violentas e chocantes)
- Ideia de dinamismo e simultaneidade
Relativamente aos principais pintores destacamos:
- Umberto Boccioni – que introduziu na sua arte a ideia de dinamismo e simultaniedade.
- Carlo Carrá – plasticamente próximo do Cubista foi o primeiro a assumir a colagem como efeito plástico integral.
- Gino Severini- que utilizou sobreposições rítmicas sugeridas pelo cinema para alcançar o movimento e dinamismo.
-Giacomo Balla- introduziu o Futurismo marcado pela tendência abstractizante.


O Cubismo

Movimento artístico inspirado por George Braque e Pablo Picasso (1907)
Influências artísticas:
. O reconhecimento da importância da obra de Cézanne através do uso dos planos de cor.
. A arte Africana com as suas formas simplificadas

1ºFase Cézanniana (1907-1909)

. toda a pintura marcada pela geometrização das formas.
.com configurações angulosas e rostos e corpos distorcidos.
. os rostos semelhantes a máscaras como se observa nas Meninas de Avignon.

2º Fase Analítica ( 1910-1912)

. rejeita o ponto vista único e a ilusão da profundidade de um objecto.
. definida pela visão multifacetada do objecto.
. apresenta-se com formas quebradas ou explodidas
. destruição da perspectiva
3
3ºFase -Cubismo sintético

Formas simplificada
. Sobreposições
. Transferências de planos. 
Redução de planos e linhas puras. 
. Extraindo o que era acessório, inútil e decorativo


Revolução Cubista determinou:
. a destruição das leis da perspectiva.
. proporcionou meios de expressão a outras correntes : visão simultânea, futurismo.
. alargou os horizontes plásticos introduzindo neles materiais comuns de uso quotidiano 




Surrealismo 

– movimento de ideias que se estendeu a vários campos de actividade : literatura, artes plásticas, música, cinema e fotografia.
- trata-se de uma pintura que exibe modelos iconográficos renascentistas, apresenta constantemente citações de repertórios de arquitectura e arqueologia, e utiliza o óleo e a tela.
- Inicia-se em França em 1919 e expandiu-se pela Europa e América, levado pelos surrealistas europeus como André Breton, que no Manifesto do Surrealismo, utilizou pela primeira vez tal expressão em Paris em 1924.

- Contexto político e artístico:

- No ambiento e desapego e mal estar que se seguiu à Grande Guerra, experimentava-se de forma generalizada a necessidade de uma tábua rasa da linguagem e das formas plásticas, como acabamos mencionar.
- Objectivo dos surrealistas, mudar profundamente a concepção da vida e em suscitar uma nova sensibilidade do mundo.
- A forma de aplicação tinha como objecto a criação de uma arte automática o que significava que era oriunda directamente do inconsciente sem ser moldada pela razão ou julgamentos morais ou estéticos.
- Em termos conceptuais, o Surrealismo surgiu à semelhança do movimento Dada, como reacção à cultura e civilização ocidental e a tudo o que invocasse ou representasse, em particular o racionalismo e o convencionalismo.
- A estes valores opuseram-se outros como os da liberdade e da irracionalidade, através de obras que utilizaram, o sonho, a metáfora, o inverosímil e o insólito, contribuindo no seu entender para a elevação do espírito da matéria.
- Aplicou as normas e convenções, sistematizando a transgressão de modo repetido.
- Ponham em causa as verdades e convenções mais reconhecidas e aceites, rejeitando-as na sua essência. Opunham-se aos Naturalistas e Realistas, como estilos pictóricos burgueses que confundiam a verdade com os objectos e que tratavam tanto a vida como a arte como se fosse mobília velha: sólida, feia e cheia de pó.

[ As proporções dos objectos e o fundo pictórico são completamente irreais ]
- O inconsciente era primordial para os surrealistas. – “Escandalizar os espectadores”.
( estado semi- hipnótico, droga, fome ou sono transformado em relatos).
- Para os surrealistas o inconsciente era como que um armazém cheio de uma surpreendente criatividade artística até então reprimida.

Plasticamente, aproveitaram e utilizaram os ensinamentos dos técnicos do Dadaísmo:
- o desenho e a pintura automática e as técnicas de desenho clássico.
- a gradação da cor, associado à colagem
- decalcomania, o frottage e o dripping

Principais pintores: - automatsimo psíquico (fome, droga e álcool),
Salvador Dali, Joan Mirò e Marx Ernest – todos eles pesquisaram a surrealidade na arte, cada um à sua maneira todos querendo substituir “ o mundo exterior real pela realidade espiritual”. Salvador e Ernest, exploraram de um modo particular o imaginário. A pintura de Miro, por outro lado, continha formas biomórficas que podiam ser vírus ou pensamentos captados espaços psíquicos

Giorgio de Chirico – tentaram romper os processos de reflexão comandados pela consciência, por imaginários pictóricos perturbantes e angustiantes, criando quadros extremamente irreais mediante um estilo realista. De Chirico designou as suas obras, aparentemente dominadas por forças sobrenaturais de “pintura metafísica”.

As telas de Dali – procura afectar o observador a um nível emocional que se situa muito além da lógica e da visão racional do mundo.

LIção de 8.10.2013

As vanguardas artísticas na época contemporânea:

Fauvismo


- Nascido em França e baptizado em Paris ( 1905)
- Receberam o nome de Fauves ( selvagens) pintura realizada com base puras e estridentes, termo isto utilizado por Louis Vauxalles depreciativamente.
- Afirmam-se como movimento da renovação da pintura francesa, opondo-se ao impressionismo, construindo uma pintura nova.
- Utilizando com uma extraordinária liberdade, com cores complementares, como o amarelo, violeta e roxo, verde , azul , laranja, aplicando-se tanto nas figuras como nas paisagens, sem ter em conta a realidade.
- anti-convencionalismo
- A exaltação das cores que delimitam e definem as formas planificadas onde a ilusão da terceira dimensão.
- leva a rejeição da perspectiva e das técnicas de claro-escuro.
- a expressão é dada pelas linhas e pelas cores, onde se ressaltam os efeitos contrastes destas.
- pela pincelada directa e emotiva, pelo empastamento das tintas e como consequência , pela ausência de modelado.
-A temática não é relevante para os fauvistas e não tem qualquer conotação social, política ou outra.
- Asssim as deformações introduzidas foram concebidas para traduzir sensações de alegria e tristeza.
- Os Fauves tiveram influência de Van Gohg e Gaugin e os artistas principais principais deste movimento forma : Henri Matisse, André Derain e Maurice de V lamick.

Expressionismo

- Movimento artístico, nascido na 1ª década do séc.XX, na Alemanha como o grupo Die Bruchë (a ponte). Contemporâneo do Fauvismo.
- Este movimento entendia a arte como expressão do mundo interior do artista, admitindo, para tanto, até à deformação ou alteração das cores e formas dos objectos representadas.
- A sua produção consiste em cenas de rua e retratos, nos quais o artista tenta colocar em evidência o ser humano, como energia vital, dando-lhe ao mesmo tempo uma significação que o ultrapassa, mostrando com nitidez a terrível solidão do homem na cidade moderna.

Duas vanguardas:

Primeira: - como movimento da Ponte, fundado em Dresden ( 1905), caracterizada com cores violentas e figuras deformadas ( influenciadas pelas formas e cores de Van Gogh e Gauguin) , pinceladas com vigor, representando temas de crítica social. Formas reduzidas ao essencial, corpos distorcidos e espaços diluídos que ignoravam a perspectiva era outra das suas características.
- O principal animador do grupo da Ponte, era E.Kirchner , animado por uma crítica anti-burguesa e por um desejo de renovação da pintura.

Segunda –Cavaleiro da Ponte: - Assente em composições abstractas, fundado em 1911 em Munique.
Ex: Comparação entre a linguagem plástica com a musical (Willy Kandisky).
Ambos exploravam a destruição de sentimentos genuínos por uma sociedade que, segundo eles, necessitava de ser limpa e purificada. Frequentemente recorriam a desastres naturais e a referências bíblicas como o Apocalipse.
1 ª Década do século (1911) – outro movimento de cariz expressionista, O cavaleiro Azul, impulsionado por Wally Kandisky no qual esteve associado, Franz Marc, Augusto Make e Paul Klee.
- Ligados por atitudes comuns relativamente à arte, embora as suas obras não tenham características comuns: - dimensão lírica da cor, dimensão da forma e a reconquista da natureza.
                                                                   Franz Marc

- Utiliza o animal, sobretudo o cavalo, em perfeita simetria com o mundo, onde se liberta a cor de qualquer e constatação ou dependência naturalista.
                                                                  Wassily Kandisky

- Comparou a linguagem da música com a pintura e chegou à conclusão que esta poderia viver sem objecto.
- A composição é conseguida com as cores primárias, dividindo e difundindo, deliberadamente a forma da – pintura figurativa.

- distanciação da imitação da realidade, diluição gradual da forma.




ada a partir dos seus próprios componentes.


Lição de 7.10.2013


A crise de consciência europeia e o estudo do consciente :

. As novas descobertas nas ciências físicas e humanas operadas até ao final do séc. XIX. (procura da objectividade, experimentação das hipóteses, das leis e dos aspectos quantitativos característicos da metodologia das ciências experimentais).
. O conceito de espaço e de tempo segundo Einstein não eram grandezas absolutas mas sim relativas dependente uma da outra). Questionava-se a verdade absoluta  ou seja existiam áreas em que o conhecimento em que a certeza era impossível.
.A noção de incerteza permitiu a afirmação do relativismo.
.A subjectividade dos conhecimentos.
 A descoberta do inconsciente:
.A importância do inconsciente no comportamento humano e dos impulsos do inconsciente escondidos na profundidade da mente.
.A psicanálise , a análise dos sonhos e pensamentos  através da associação livre feita pelo paciente à hipnose
.Estudo o inconsciente como forma de identificar os recalcamentos. Freud pretendia não só investigar os processos mentais e emocionais que estavam na base dessas perturbações, mas também procurou trazer à consciência esses procedimentos libertando o paciente dos seus complexos.
. A concepção psicanalítica teve impacto na cultura, especialmente na arte, na religião, na literatura e nos comportamentos.    

Lição de 2.10.2013


A transformação da vida urbana e os novas formas de sociabilidade.

. As cidades como pólo urbano. (a crescente concentração urbana, indústria e comércio – de uma população rural  = nasciam as grandes metrópeles)
. As novas estruturas urbanas e os sistemas de transporte e segurança. (novas praças, amplia-se a rede de transportes, surgem espaços de lazer e desenvolvem-se serviços públicos)
. O desenraizamento social (mobilidade do campo/cidade), a massificação e o anonimato. ( massificação, anonimato, superficialidade) =PROBLEMAS MARGINALIDADE e anomia social (falta de respeito pelas normas sociais).
.hábitos de consumo e por um profundo individualismo. 

. O trabalho como fundamento da aquisição de formas materiais. (tendem a vincular cada vez o operário aos processos produtivos = homem escravo do trabalho e dos valores materiais). As novas formas de sociabilidade:

Novos comportamentos
. Desporsonilização de comportamentos.
. Estandartização de modos de vida (pautadas pela rotina profissional)
. Vida intensa e frenética (velocidade e vida nocturna)
. Valorização da cultura e do Lazer ( novos espaços ,Cafés,bares, clubes nocturnos, esplanadas…)


Alterações de comportamento (crise dos valores tradicionais).-

 Novos comportamentos:

.Corte com as convenções
.Moda - cabelo à garçon, saias travadas.
.Lazer- fumo, bebe, prática desportiva.
.gosto pela velocidade e pela viagem

Laicização da sociedade:

Alterações no casamento: . tornou-se menos estável; o divórcio foi regulamentado; o casamento cedeu ao casamento estruturado com base em sentimentos entre duas pessoas de sexo diferente; os comportamentos sexuais e demográficos mudaram alteraram-se mediante a dissociação da sexualidade da função da reprodução, o que a par do investimento crescente nos filhos fez emergir o controlo de natalidade, facilitado pela maior divulgação de práticas contraceptivas.  

Lição de 30.09.2013


As dificuldades económicas do impacto do socialismo revolucionário.

O fim da 1ª Guerra favoreceu o triunfo sobre as democracias liberais , mas no período entre 1920-1930, evidenciava sinais de crise. ( as necessidades financeiras dos estados europeus, os governos procederam ao aumento de massa monetária = o que traduziu na desvalorização da moeda e na consequente subida de preços. Acentuava-se a o endividamento  da Europa relativamente aos empréstimos norte-americanos. 
. Classes médias, urbanas, dependentes dos salários ou de outros rendimentos fixos. Muitos assalariados devido ao empobrecimento identificava-se com o proletariado.
. Afectadas pela inflação
. Centenas de milhares de agricultores foram à ruína.
.Operariado urbano e rural estava mergulhado na miséria face ao desemprego sempre em crescimento.
.Papel da Internacional:

. aproveita o ambiente catastrófico do pós-guerra.
.sindicalismo denuncia o mal do capitalismo.
. promove a união da classe operárias internacional. ( ao mesmo tempo protegia o regime URSS)
.Kominterm coordenada os Partidos comunistas no Ocidente (PSD – tendência reformista, revisionista e anarquista)
- A emergência do autoritarismo como resposta ao impacto do socialismo revolucionário.
.Avanço do bolchevismo e avanço do movimento revolucionário no Ocidente.( surto grevista na
.A fragilidade do regime parlamentar nas democracias liberais.


Lição de 26.09.2013


O Centralismo Democrático 


.Base –Sovietes – originalmente são os operários  das únicas áreas industriais: Moscovo e São Petersburgo = Após a Rev. de Outubro (incluíam os soldados e os trabalhadores rurais)
.Estabelecimento do comunismo de guerra. (p.35 C)
-Centralismo democrático – o estado e o partido confundem-se. 
.censura à imprensa /estado  autoritário o  – partido único/ ditadura do proletariado..
. democracia dos sovietes.( 1922) – U.R.S.S../consiste na centralização do poder político por via democrático/democracia dos pobres ao contrário do pluralismo democrático

A Nova Política Económica 


. vitória do exército vermelho. 
(N.E.P. 1921-1927) – programa económico para repor níveis de produtividade. 

. resolução da crise económica (face ao colapso económico produção ao nível de 1913/produção dos cereias para metade ). (Lenine desvia-se do modelo soviético e introduz  prática capitalistas – (nacionalização dos meios de produção e o comunismo de guerra , determinou a fome e a miséria) 

. intervenção nos vários sectores económicos (agricultura –mercado)  e indústria)   com alguma liberdade.(recurso temporário à coexistência com o sector privado) –capitais estrangeiros, matéria prima, máquinas)

. tendência capitalista sob o controlo do estado para assegurar a revolução.

.O N.E.P., permita que os camponeses vendessem os seus produtos no mercado livre – permitiu a restabelecimento da produção que permitiu dealbar a crise da URSS - 1924




Lição de 25.09.2013

O Processo de concretização da ditadura do Proletariado.

-Medidas imediatas da Revolução de Outubro de 1917.
. convidava os povos beligerante à negociação.( decreto de paz) entrega da Polónia, Ucrânia e Finlândia).
. nacionalização progressiva dos meios de produção (decretos da terra). (terras nacionalizadas e entregue aos camponeses e as  fábricas são tomadas pelos trabalhadores.

.liberdade das nacionalidades ( decretos das nacionalidades). – estatuto de igualdade e direito à autodeterminação).

-A conjuntura económica agravada
. agitação social. descontentamento face à apropriação dos meios de produção. (resistência dos proprietários e empresários às expropriações).
.Lenine para evitar a perda da revolução torna o partido bolchevique em comunista e decreta a ditadura do proletariado – período de governo forte, centralizado e repressivo. 
.Unidade das classes possedentes para derrubar proclamação do comunismo de guerra-
.Clima de guerra civil. (1918-1920. Os brancos = (igreja ortodoxa+burguesia+potências estrangeiras (Inglaterra,França,Estados Unidos e Japão) .Os vermelhos = bolcheviques/ vermelhos - vencedores do conflito.

Período do comunismo de guerra, estado centralizado e autoritário e apoiado por mecanismos repressivos :(avanço sobre a cidade e assassinato do czar e família real) . período de Terror  -execuções sumárias, campos de concentração, censura  (tcheca 1917 ). 

Lição de 24.09.2013


A conjuntura das Revoluções de Fevereiro e Outubro de 1917.

-Condições para a mudança de regime:  - situação favorável à difusão de sentimentos de -contestação e revolta.(miséria dos camponeses, atraso económico , oposição dos partidos constitucional-democrata, socialista revolucionário e social democrata):
- governo autocrático dos Czar e as consequências da I Guerra Mundial. 
- Desejo de reformas económicas e políticas-greves do operariado, manifestações das mulheres e dos sovietes -fracassos militar 1º guerra.


Revolução de Fevereiro de 1917

. os greves e os motins generalizam-se por toda o país.
. o operariado segue a corrente socialista
. a burguesia liberal triunfa na revolução e o czar entrega o poder.(incapaz de resolver a agitação social – a questão da guerra )
.Queda do governo provisório

Revolução de Outubro de 1917

. retirada da guerra. (paz imediata )-Março de 1918

. movimento socialismo russo intensifica a propaganda contra o poder burguês.

(queda do governo provisório)

.  sovietes e os soldados lideram o processo revolucionário.

. movimento de contestação e agitação social.

. defesa da revolução para conduzir o operariado ao poder.

. objectivo a ditadura do proletariado :- fundamental para a construção do comunismo.





Lição de 23.09.2013




Ascensão dos Estados Unidos e a interpendência económica com a Europa.


.Perdas demográficas mínimas (afastado do palco de guerra). 

. Ausência de destruição no seu território.

-Elevados empréstimos à Europa

. Possui metade dos stocks do ouro mundial. ( uma moeda forte o dólar que acabará por destronar a libra). 

.Progressos técnicos :  taylorismo e concentração das empresa . (Introduziu a linha de montagem na fábrica de acordo com o os princípios Tayloristas: em que a redução do tempo de um produto reflectia-se no seu preço que se tornava cada mais acessível)

. Intensifica o seu desenvolvimento comercial e industrial. ( porque têm um vasto mercado a sua disposição, capaz de absorver a sua produção -  durante a guerra forneceram matérias-primas, alimentos e armas  …..agora têm um excelente mercado a sua disposição).

. Prosperidade económica favoreceu o  consumo na Europa e nos Estados Unidos a partir de meados da década de 20. (rentabilização dos capitais investidos como forma de pagamento).



Síntese: em termos económicos, as consequências da guerra foram devastadoras para o velho continente, principal palco dos conflitos bélicos. As enormes perdas humanas e materiais tornaram a Europa dependente dos Estados Unidos que, passando a contar com amplo mercado consumidor que juntam ao seu já forte mercado interno, vivem, nos anos 20, tempos de grande prosperidade económica. 



Lição de 19.09.2013

As consequências da I Guerra Mundial na economia Internacional:                          

 Na Europa:

- Europa em ruínas; todo o sector produtivo atingido, solos agrícolas devastados, casas fábricas, minas destruídas tal com as vias de comunicação.
- Elevadas perdas demográficas. Mortos e estropiados de guerra, envelhecimento da mão-de-obra e predominância da mão de obra-feminina, factores que limitavam a recuperação da economia.

.Baixa produção:

.A moeda dos estados não correspondia não correspondia ao valor da moeda em circulação (Inflação).
. Agravação da inflação após a I Guerra Mundial.  
.Debilidade do sector produtivo foi atingida:  determinou o racionamento dos bens essenciais.
. os preços galoparam-se  tornam-se incomportáveis com a classe média  que depende dos rendimentos fixos.


 .Balança comercial deficitária.
. falta de equilíbrio orçamental determina novos empréstimos = endividamento.
. perda a sua a hegemonia industrial, comercial e financeira dependente dos EUA.
.Busca de estabilidade monetária ( convertibilidade em moeda de ouro –Libra em 1925).
As 

Lição de 18.09.2013


Os Objetivos da Sociedade das Nações e o insucesso da sua acção.

Principais objetivos 
. SDN - Instituição centrada na organização geral das Nações.
. Assegurar as garantias mútuas de independência política e integridade territorial tanto dos pequenos como dos grandes estados .
.Desenvolver a cooperação entre as nações e a segurança.
. Criação de órgão de arbitragem judicial o Tribunal Permanente de Justiça Internacional .
.Salvaguardar a paz segundo as regras do Direito Internacional  .
Condições de insucesso:
. A paz não significou igualdade entre os seus membros
. Entre os seus vencedores - o descontentamento de alguns estados vencedores com os acordos de paz e o incumprimento das promessas.
. Insatisfação de vários estados relativamente às reparações de guerra. 
. Questão das minorias não foi considerada/dificuldade na aplicação do princípio das nacionalidades .
.A falta de adesão da URSS.
.As decisões e a arbitragem do Tribunal de Justiça Internacional não tinha um carácter obrigatório e a exigência a unanimidade nas decisões.
. Falta de apoio dos Estados Unidos
.Descrédito determina o seu desaparecimento em 1939 com a eclosão da 2ªGuerra Mundial

Lição de 17.09.2013

Os catorze pontos do discurso de Thomas Woodrow Wilson:

1. defesa de acordos públicos fim da diplomacia secreta; 2.liberdade dos mares; 3.eliminação de barreiras económicas entre nações; 4.limitação dos armamentos nacionais ao nível mínimo da segurança; 5.ajuste imparcial das pretensões coloniais; 6.evacuação dos exércitos estrangeiros que ocupavam a Rússia;7. restauração da independência da Bélgica; 8 e 9.restituição da Alsácia e de Lorena à França, o reajustamento das fronteiras italianas; 10.o desenvolvimento autónomo da Aústria - Hungria; 11.restauração da Roménia da Sérvia e Montenegro com acesso ao mar pela a Sérvia; 12.desenvolvimento autónomo para os povos da Turquia, sendo os estreitos “abertos permanentemente”; 13.a defesa da Polónia Independente e a 14.criação da Liga das Nações.

Em síntese : W. Wilson pretendia um paz ideal, baseada no direito dos povos a disporem de si mesmos e numa organização política mundial: a Sociedade de Nações. Esta decisão exprimia um desejo antigo da comunidade internacional no sentido de estabelecer uma instituição supranacional capaz de regular as relações entre estados e tendo como objectivos impedir a guerra, garantir a cooperação pacífica entre estados e assegurar o primado do direito internacional.

 A assinatura do armistício em 11 de Novembro de 1918, terminava o primeiro grande conflito à escala mundial e ficava aberto o caminho para os países vencedores iniciarem o processo de reordenamento do espaço europeu e do Médio Oriente e do estabelecimento de uma nova ordem internacional capaz de garantir a convivência pacífica entre povos.

O tratado de Versalhes   e a nova geografia da Europa e do Médio Oriente:
Assinado em 28 de Junho de 1919:
. Determinou novas fronteiras nos espaços ocupados pelos velhos impérios autocráticos.
. Império Russo : [ retirou-se do conflito, perdeu alguns territórios para a nova Polónia e para a Ucrânia   e perdeu influência estratégica sobre a Finlândia e assistindo à emancipação da Letónia, Estónia e Lituânia  ].
. Império Austro- Húngaro: [ determinou o aparecimento de novos estados : Áustria, Hungria e Checoslováquia].
. Império Alemão [Abandonou os territórios que passaram a integrar a Polónia e perdeu definitivamente a região da Alsácia e Lorena entregue à França, outros territórios foram incorporados em outros estados europeus].Além disso como responsável moral pelo desencadeamento da guerra, entre outras medidas estava sujeita ao pagamento de reparações de guerra, perdeu a sua capacidade militar tendo ficado desprovida da sua artilharia pesada e carros de assalto, redução do seu efectivo militar a 100.000 homens, acabava com o serviço obrigatório. Império Otomano, herdeiro do antigo Império Romano do Oriente fica confinada a Turquia. Síria e o Líbano  tornam-se protectorados da França, a Transjordânia, a Palestina e o Egipto sobre tutela britânica e na Península Arábica forma-se o reino da Árabia Saudita. Os novos estados da Europa do Sul e do Leste, converteram-se em repúblicas parlamentares assentes em democracias parlamentares.

Síntese: O fim da 1ºGuerra Mundial provocou grandes alterações no mapa político da Europa. Derrotados, os impérios autocráticos foram desmembrados pela diplomacia em Versalhes e deram lugar a novos estados que, na sua maioria se converteram em repúblicas parlamentares, segundo o princípio das nacionalidades.