Principais tópicos:
. uma parte da produção ficava para o Estado e a restante distribuída pelos trabalhadores.
Consequências:
. A colectivização com o factor determinante do centralismo económico determinou a :
. apropriação da rede de distribuição do comércio e dos capitais.
. aumento do número de assalariados.
. Repressão em massa da população, provocando milhares de mortes e deportações.
A disciplina de massas :
. integração das crianças nas organizações juvenis.
. forma de fomentar a submissão ao estado.
. carácter militarista e nacionalista – Nação como valor sagrado e bem supremo.
O militarismo:
. incorporação de todos os alemães, numa só Pátria, Nação e um Chefe.
. alargamento do espaço vital
. exaltação a aventura – conflito e guerra.
. alargamento do seu espaço vital .
. anexação dos territórios perdidos no contexto de Tratado de Versalhes.
Violência Racista:
Principais características dos estados totalitários:
. Os regimes nazi- fascistas rejeitam:
. o individualismo / os individuos tinham que estar submetidos ao Estado.
. o principio liberal da igualdade dos homens no nascimento. Defendem que determinadas raças nascem para comandar e outras para obedecer.
. o pluripartidarismos gera a divisões / põe em causa a coesão da Nação/Defesa do partido único.
. favorece o culto do chefe, providencial e guía e salvador da Nação.
. as doutrinas que assentam na luta de classes que enfraquece o corpo social.
Lição de 23.10.2013
. Especulação bolsista.
Crasch de Wall Street (24 de Outubro de 1919) -5ºFeira
. Falências bancárias
A dimensão da crise de 1929.
.Crise Social:
.Desemprego
.Reduções salariais
.Miséria e delinquência (famílias inteiras , vagueavam terra em terra. Nas pereferias nascem os bairros de lata à medida que as famílias não cumprem o pagamento das rendas. Nas cidades, assistiu-se a um cenário de miséria as filas da sopa dos pobres.
Lição de 22.10.2013
A arquitectura modernista
Construções de referência
-Cristino da Silva – Praça do Areeiro –desenho, austero, monumental, protótipo do Estado Novo
-Casa O’Neill, Raul Lino, 1903- um estilo nacional, casa portuguesa.fundamentada em elementos recolhidos na arquitectura portuguesa.
-Casa de Serralves, p.249- f.162 – Marques de Silva, p.249- f.162. – luxuosa moradia onde se aplica a estética da Arte Deco., mas despojamento ornamental.
- Pardal Monteiro – Instituto Superior Técnico – essencialmente funcionalista na organização do espaço – é constituído por diversas corpos de massas cúbicas, distribuídas de forma clássica e monumentalidade
- Carlos Ramos – Instituto da Oncologia – influência de Gropius.
- Ventura da Terra – Obras da Condessa de Valmor- funcionalmente racionalista que seguiu as corrente do modernismo europeu.
Lição de 21.10.2013
- Caracterizou-se pela experimentação de Naturalismo, Expressionismo e o Cubo futurismo.
- A sua obra caracteriza pela representação de máscaras, naturezas mortas e paisagens.
-Máscara de olho verde - salienta-se o esquematismo da máscara primitiva e a violência das cores, aplicadas em manchas informes e empastadas – tendência expressionista.
Eduardo Viana:
Lição de 17.10.2013
- Os primeiros sinais na exposição livre de 1911, aí figuravam alguns bolseiros, que estudavam em Paris – humor, caricatura e ilustração.
- As primeiras décadas do séc. foram marcadas por novas experiências culturais que procuravam uma mudança nas formas de expressão artística.
- A revista Orfeu em 1915, sob orientação de Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro, introduziram o Modernismo e o Futurismo em Portugal. Esta experiência literária contribuiu para que o futurismo literário tivesse uma existência mais plena do que na pintura.
- Esta obra, revela influências do texto do Manifesto dos pintores futuristas, publicado em Paris, tanto nas ideias como nas palavras.
1º Geração
- Destacam-se Amadeo Souza Cardoso, Santa Rita, Almada Negreiros, José Pacheko e Cristina Cruz, que regressam de Paris
- Caracterizou-se pela experimentação de Naturalismo, Expressionismo e o Cubo futurismo.
- A sua obra caracteriza pela representação de máscaras, naturezas mortas e paisagens.
-Máscara de olho verde - salienta-se o esquematismo da máscara primitiva e a violência das cores, aplicadas em manchas informes e empastadas – tendência expressionista.
Eduardo Viana:
Lição de 16.10.2013
Lição de 15.10.2015
Lição de 14.10.2015
Lição de 10.10.2013
Lição de 9.10.2013
As vanguardas artísticas na época contemporânea:
[ As proporções dos objectos e o fundo pictórico são completamente irreais ]
Principais pintores: - automatsimo psíquico (fome, droga e álcool),
LIção de 8.10.2013
As vanguardas artísticas na época contemporânea:
Fauvismo
Lição de 7.10.2013
Lição de 2.10.2013
. As cidades como pólo urbano. (a crescente concentração urbana, indústria e comércio – de uma população rural = nasciam as grandes metrópeles)
. As novas estruturas urbanas e os sistemas de transporte e segurança. (novas praças, amplia-se a rede de transportes, surgem espaços de lazer e desenvolvem-se serviços públicos)
. O desenraizamento social (mobilidade do campo/cidade), a massificação e o anonimato. ( massificação, anonimato, superficialidade) =PROBLEMAS MARGINALIDADE e anomia social (falta de respeito pelas normas sociais).
. O trabalho como fundamento da aquisição de formas materiais. (tendem a vincular cada vez o operário aos processos produtivos = homem escravo do trabalho e dos valores materiais). As novas formas de sociabilidade:
Lição de 30.09.2013
Lição de 26.09.2013
O Centralismo Democrático
Lição de 25.09.2013
O Processo de concretização da ditadura do Proletariado.
Lição de 24.09.2013
Lição de 23.09.2013
Lição de 19.09.2013
Lição de 18.09.2013
características do totalitarismo estalinista
na URSS
- Ditadura
burocrática do regime de partido único;
A completa eliminação de quaisquer formas de
oposição;
. Maquiavélica perseguição aos adversários.
. Eliminação maquiavélica dos bolchevistas históricos.
. A deportação e os trabalhos forçados.( Gulag)
. Maquiavélica perseguição aos adversários.
. Eliminação maquiavélica dos bolchevistas históricos.
. A deportação e os trabalhos forçados.( Gulag)
. Negava valores libertários como os direitos
humano
. Fomento do culto do chefe e da violência. NKVD –perseguia, prendia e julgava
- culto à personalidade do(s) líder(es) do
Partido e do Estado;
-intensa
presença de propaganda estatal e exacerbado nacionalismo;
- centralização
dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
- burocratização
do aparelho estatal; . A burocratização do estado e com base numa elite
partidária. (enquadramento da juventude –pioneiros-Juventudes comunistas –
obrigatoriamente sindicalizados no PC
-às eleições os candidatos propostos pelo sindicalismo =
centralismo democrático). militarização da sociedade e dos quadros do
Partido.
- censura
aos meios de comunicação e
expressão;
- perseguição
das religiões e igrejas estabelecidas;
- coletivização
obrigatória dos meios de produção agrícola e industrial;
Explicar o processo de planificação na URSS.
-Maior rigor na
planificação industrial:
1º plano (1928-1933) – prioridade na indústria pesada, quebra da iniciativa privada. Fomentou a construção de complexos hidroeléctricos, siderúrgicos e exploração de matérias-primas e alimentos. Recorreu a técnicos estrangeiros e tomou medidas coercivas para fixar operários e aumentar a produtividade.
2º plano (1933-1938) – Centrou-se na indústria ligeira, alimentar de forma a proporcionar melhor qualidade de vida das populações.
3º plano – visava o sector económico nas indústrias químicas ( foi interrompido durante a 2ª Guerra Mundial).
- Modo de concretização e o sucesso dos planos quinquenais:
- forte disciplina que passava à imposição dos trabalhos forçados.
- deportação em massa dos trabalhadores.
-apelo ao interesse pessoal através da instituição de prémios (glorificação pública).
- pela propaganda que instituía o culto a Estaline e do Estado Soviético).
1º plano (1928-1933) – prioridade na indústria pesada, quebra da iniciativa privada. Fomentou a construção de complexos hidroeléctricos, siderúrgicos e exploração de matérias-primas e alimentos. Recorreu a técnicos estrangeiros e tomou medidas coercivas para fixar operários e aumentar a produtividade.
2º plano (1933-1938) – Centrou-se na indústria ligeira, alimentar de forma a proporcionar melhor qualidade de vida das populações.
3º plano – visava o sector económico nas indústrias químicas ( foi interrompido durante a 2ª Guerra Mundial).
- Modo de concretização e o sucesso dos planos quinquenais:
- forte disciplina que passava à imposição dos trabalhos forçados.
- deportação em massa dos trabalhadores.
-apelo ao interesse pessoal através da instituição de prémios (glorificação pública).
- pela propaganda que instituía o culto a Estaline e do Estado Soviético).
O processo de coletivização e planificação
na URSS:
De 1928/1953 – Estaline foi chefe incontestado da URSS , depois de se impor à ala esquerda liderada por Trosky e ala direita, e empenhou-se na construção da sociedade socialista e na transformação da Rússia em potência mundial.
De 1928/1953 – Estaline foi chefe incontestado da URSS , depois de se impor à ala esquerda liderada por Trosky e ala direita, e empenhou-se na construção da sociedade socialista e na transformação da Rússia em potência mundial.
. 1928 – interrompeu o processo liberalizador do N.E.P. =. de forma a seguir a via do socialismo.
. procedendo à nacionalização
de todos os sectores da economia ( de tal forma que em 1933 não havia
propriedade privada na URSS). Considerava a coletivização rural imprescindível
ao avanço da indústria porque libertava a mão-de-obra das fábricas e forneceria
alimentos para os operários.
. A oposição dos Kulaks provocou a repressão
em massa da população de que resultaram milhões de mortos e deportados para
campos de trabalho forçado.
. O fim da propriedade privada, o Estado
tornava-se o único detentor em representação dos trabalhadores e dirigida e
subordinada a planos fixados pelo estado.
A propriedade rural foi organizada segundo
dois tipos apoiadas por grandes parques de máquinas, tendo em vista a mecanização
da agricultura.
Kolkhozes:
. grandes propriedades agrícolas colectivas assegurado por camponeses da mesma região.
. regime cooperativo/ sob domínio da
administração de um delegado. uma parte da produção ficava para o Estado e a restante distribuída pelos trabalhadores.
Sovhhozes
. grandes propriedades dirigidas normalmente
pelo Estado onde os trabalhadores têm um salário baixo e fixo.
. Lenine reforçou o centralismo político e Estaline reforçou o centralismo económico.
. Lenine reforçou o centralismo político e Estaline reforçou o centralismo económico.
Consequências:
. A colectivização com o factor determinante do centralismo económico determinou a :
. apropriação da rede de distribuição do comércio e dos capitais.
. aumento do número de assalariados.
. Repressão em massa da população, provocando milhares de mortes e deportações.
A autarcia como modelo
económico nos estados totalitários:
. O totalitarismo nasceu à
medida em que se aprovam as condições económicas.
. destruídas pela guerra
cresciam as promessas de soluções de todos os problemas.
. regimes totalitários determinam
a auto-suficiência e a resolução dos problemas.
. ideal na autarcia patente no
intervencionismo.
Itália:
-controlo da economia enquadrada em todas as
actividades das corporações.
- eram exortados a um trabalho intenso como
forma de conseguir altos níveis de produção.
- batalha do trigo visando altas taxas de
produção deste cereal.
- as actividades comerciais e industriais
passam também por um forte controlo do estado, já nos anos 30.
- lançamento de programas de industrialização
e de controlo dos volumes de exportação e importação.
Resultados positivos: custa dos sacrifícios
da população, impostos e sujeição rigorosa ao racionamento do consumo.
Alemanha:
-Procurou tornar a Alemanha independente dos
empréstimos estrangeiros.
- resolver o problema de 6 milhões de
desempregados.
-
grandes obras públicas ( auto-estradas) e vias de comunicação.
- desenvolvimento do sector automóvel,
aeronáutico, químico, siderúrgico e da energia eléctrica.
- relevante no combate ao desemprego.
- relançamento da indústria militar e reconstituição do exército e da força aérea.
Ideias fundamentais do ideal da autarcia:
·
Batalha de produção e grandes trabalhos.
·
Intervencionismo industrial.
·
Controlo alfandegário.
A necessidade de disciplinar as massas com a violência racista
A disciplina de massas :
. integração das crianças nas organizações juvenis.
. forma de fomentar a submissão ao estado.
. carácter militarista e nacionalista – Nação como valor sagrado e bem supremo.
O militarismo:
. incorporação de todos os alemães, numa só Pátria, Nação e um Chefe.
. alargamento do espaço vital
. exaltação a aventura – conflito e guerra.
. alargamento do seu espaço vital .
. anexação dos territórios perdidos no contexto de Tratado de Versalhes.
Estado policial:
. polícia política fundamental na repressão.
. estabelece a censura intelectual.
. polícia política fundamental na repressão.
. estabelece a censura intelectual.
violência nazi:
– membros dos partidos de esquerda ou comunistas e sociais-democratas;
– sindicalistas;
– judeus;
– intelectuais e profissionais liberais ou escritores, médicos, funcionários
e advogados.
Violência Racista:
. Luta entre raças pressupunha a
superioridade cultural (raça ariana)=(altos,robustos,louros e olhos azuis)
. judeus causadores de todos os males.(1ºvaga de perseguições em 1933=lojas de judeus, funcionalismo público e profissões Liberais (2ª vaga de perseguições –leis de Nuremberga (1935) 3ªvaga(destruídas sinagogas e lojas judaicas.
. segregação em guetos (identificados pela estrela de David).
. eliminação física em campos de concentração ( extensiva aos ciganos= extermínio)
. extermínio preparado científico – Eugenismo = ( doenças mentais e físicos)= .promoção de casamento entre arianos = perseguições anti-semitas/ apuramento físico e mental da raça ariana.
. judeus causadores de todos os males.(1ºvaga de perseguições em 1933=lojas de judeus, funcionalismo público e profissões Liberais (2ª vaga de perseguições –leis de Nuremberga (1935) 3ªvaga(destruídas sinagogas e lojas judaicas.
. segregação em guetos (identificados pela estrela de David).
. eliminação física em campos de concentração ( extensiva aos ciganos= extermínio)
. extermínio preparado científico – Eugenismo = ( doenças mentais e físicos)= .promoção de casamento entre arianos = perseguições anti-semitas/ apuramento físico e mental da raça ariana.
Em Síntese: - Partido Nazi para conquistar
o poder na Alemanha:
– dissolução do Reichstag (Parlamento) ou convocação de eleições;
– clima de terror ou repressão policial;
– incêndio do Reichstag para incriminar os
comunistas;
– limitação e abolição da liberdade de
expressão;
– perseguição e prisão de opositores de
esquerda;
– desfiles e manifestações de força ou acções de propaganda.
As condições que favoreceram o desenvolvimento das
opções totalitários:
. As condições políticas e económicas entre as duas guerras.
. A crise das democracias parlamentar, a agitação e o caos económico.
. O avanço das forças totalitárias na Alemanha e Itália
Características do totalitarismo:
. rejeição da teoria liberal de separação de poderes.
. partido único.
. o nacionalismo.
A ascensão do Fascismo e Nazismo:
Fascismo em Itália:
. Os efeitos desmoralizadores da guerra.
. As perdas humanas e materiais
. Gastos de guerra
. Consequências do Tratado de Versalhes
. Marcha sobre Roma em 1922
. Convocação e constituição de um governo por deliberação do rei Victor Manuel
O triunfo Nazi
. Situação de inflação e emissão de papel de moeda.
. Aumento de desemprego.
. Descontentamento das classes médias.
. A Grande Depressão.
. Através do triunfo por meio da via eleitoral.
. As condições políticas e económicas entre as duas guerras.
. A crise das democracias parlamentar, a agitação e o caos económico.
. O avanço das forças totalitárias na Alemanha e Itália
Características do totalitarismo:
. rejeição da teoria liberal de separação de poderes.
. partido único.
. o nacionalismo.
A ascensão do Fascismo e Nazismo:
Fascismo em Itália:
. Os efeitos desmoralizadores da guerra.
. As perdas humanas e materiais
. Gastos de guerra
. Consequências do Tratado de Versalhes
. Marcha sobre Roma em 1922
. Convocação e constituição de um governo por deliberação do rei Victor Manuel
O triunfo Nazi
. Situação de inflação e emissão de papel de moeda.
. Aumento de desemprego.
. Descontentamento das classes médias.
. A Grande Depressão.
. Através do triunfo por meio da via eleitoral.
Principais características dos estados totalitários:
. Os regimes nazi- fascistas rejeitam:
. o individualismo / os individuos tinham que estar submetidos ao Estado.
. o principio liberal da igualdade dos homens no nascimento. Defendem que determinadas raças nascem para comandar e outras para obedecer.
. o pluripartidarismos gera a divisões / põe em causa a coesão da Nação/Defesa do partido único.
. favorece o culto do chefe, providencial e guía e salvador da Nação.
. as doutrinas que assentam na luta de classes que enfraquece o corpo social.
Lição de 23.10.2013
A era da prosperidade norte americana e o Crasch de Wall Street
.
Livre de produção. – inovações técnicas,
racionalização do trabalho, concentração de empresas= desemprego.
. Pelo progresso tecnológico. ( consumo desenfreado )
. Pelo progresso tecnológico. ( consumo desenfreado )
*. facilitação do crédito. (aquisição
de electrodomésticos, automóveis e imóveis. Criou clima de euforia
* O endividamento da população americana era o recurso mais
fácil para manter os elevados índices de consumo – levou ao consumo
desenfreado.
Grande Depressão ( anos 30)
. Especulação bolsista.
Crasch de Wall Street (24 de Outubro de 1919) -5ºFeira
. Falências bancárias
. Crise económica :
*Produção industrial atinge índices elevados, acumulação de
excedentes. Super produção era uma realidade
Superprodução industrial.
. Acumulação de excedentes.
. Fábricas encerram provocando milhares de desempregados. Baixa da produção determina a queda das cotações da bolsa (queda das cotações)/ conduzindo os accionistas e os bancos à ruína.
. Descida da produção e preços e aumento de desemprego - (deflação) .
. Acumulação de excedentes.
. Fábricas encerram provocando milhares de desempregados. Baixa da produção determina a queda das cotações da bolsa (queda das cotações)/ conduzindo os accionistas e os bancos à ruína.
. Descida da produção e preços e aumento de desemprego - (deflação) .
Falências na agricultura, na industria,
nos transportes e em outros serviços.
*Produção agrícola dava sinais de superprodução, tornou-se uma
actividade pouco compensadora, pela baixa de preços e queda de lucros dos
grandes proprietários (destruía-se a produção e abate do gado – determina o
desemprego e miséria.
A dimensão da crise de 1929.
.Crise Social:
.Desemprego
.Reduções salariais
.Miséria e delinquência (famílias inteiras , vagueavam terra em terra. Nas pereferias nascem os bairros de lata à medida que as famílias não cumprem o pagamento das rendas. Nas cidades, assistiu-se a um cenário de miséria as filas da sopa dos pobres.
. Sem mercados e sem consumidores
(aumento das taxas de importação de 26% para 50% nos EUA.)
. Descapitalização dos
bancos e respectiva falência, seguindo-se os bancos dependentes dos seus
financiamentos. A Europa entrou em dificuldades
.(Austria
e Alemanha). os países
que dependiam da exportação de matérias primas
e alimentos, deixaram de compradores, não só dos EUA como também da
Europa.
. Crise geral de desemprego
. Declínio do comercio mundial (face a políticas fortemente proteccionistas procuram a auto-suficiência determina a baixa das trocas comerciais) .
. Crise geral de desemprego
. Declínio do comercio mundial (face a políticas fortemente proteccionistas procuram a auto-suficiência determina a baixa das trocas comerciais) .
Lição de 22.10.2013
A arquitectura modernista
Estilo único com tipologia e modelos
oficiais
(escolas, pontes, viadutos, estradas,
etc).
Formas monumentais com pouca atenção à
organização interior.
Procura a originalidade/ libertação em
relação à decoração clássica e académica.
Despojamento decorativo).
Utilização do betão e uso de elementos
estandartizadas (fruto de produção e construção em serie
Fachadas decoradas com linhas de arte
decó.
Construções de referência
-Cristino da Silva – Praça do Areeiro –desenho, austero, monumental, protótipo do Estado Novo
-Casa O’Neill, Raul Lino, 1903- um estilo nacional, casa portuguesa.fundamentada em elementos recolhidos na arquitectura portuguesa.
-Casa de Serralves, p.249- f.162 – Marques de Silva, p.249- f.162. – luxuosa moradia onde se aplica a estética da Arte Deco., mas despojamento ornamental.
- Pardal Monteiro – Instituto Superior Técnico – essencialmente funcionalista na organização do espaço – é constituído por diversas corpos de massas cúbicas, distribuídas de forma clássica e monumentalidade
- Carlos Ramos – Instituto da Oncologia – influência de Gropius.
- Ventura da Terra – Obras da Condessa de Valmor- funcionalmente racionalista que seguiu as corrente do modernismo europeu.
Lição de 21.10.2013
2ºModernismo .
. Desenvolve-se em torno do núcleo de Coimbra
. Desenvolve-se em torno do núcleo de Coimbra
.Revista Presença (José Régio, Branquino Fonseca e João Gaspar Simões)
. Surge na linha crítica livre contra o academismo literário( da revista Orfeu).
. Defende o primado do particular sobre o colectivo.
.Organizam os seus debates em cafés, clubes e periódicos./António Ferro (Secretaria Nacional Propaganda) simpatia pelo movimento modernista.
. Surge na linha crítica livre contra o academismo literário( da revista Orfeu).
. Defende o primado do particular sobre o colectivo.
.Organizam os seus debates em cafés, clubes e periódicos./António Ferro (Secretaria Nacional Propaganda) simpatia pelo movimento modernista.
Amadeo Souza Cardoso
- Caracterizou-se pela experimentação de Naturalismo, Expressionismo e o Cubo futurismo.
- A sua obra caracteriza pela representação de máscaras, naturezas mortas e paisagens.
-Máscara de olho verde - salienta-se o esquematismo da máscara primitiva e a violência das cores, aplicadas em manchas informes e empastadas – tendência expressionista.
Almada Negreiros:
- Obra cubista, apresenta composição abstracta de esquemas geométricos
Eduardo Viana:
- Viaja e estuda pela Inglaterra, Holanda e Bélgica, deixa fascinar por Cézzanne cujas obras conhece e que determina as suas primeiras impressões pictóricas. Mas acaba também por sofrer influências do casal Delaunay que com quem instala-se em Vila de Conde.
- Pintor naturalista de cenas de costumes, mas cede seguiu o proto-cubismo cezarianno em termos de forma.
- “O Homem das louças e o Nú” – parece influenciada pelos volumes da obra de Cezzanne e pelas cores do Fauvismo com grandes pinceladas estruturantes e organizado num enquadramento cenográfico. A pujança da cor, que usa em contrastes vibrantes e luminosos, é de resto visível nos retratos, nus, paisagens ou natureza –mortas.
- “Cozinha de Manhufe” – absorveu o sentido dos volumes e dos espaços, assim como a ritmicidade das linhas geométricas que caracterizam o cubismo. [ influência do abstraccionismo - Delaunay ]
- “O Castelo” todo o traçado é firme e esquemático. “As torres azuis, as árvores geometrizantes e as ondas parecem sólidas”
Lição de 17.10.2013
Os
diferentes momentos da pintura modernista entre 1911-1918
Linha de conteúdos:
Linha de conteúdos:
Os
inícios do séc.XX em Portugal - produção
artística e literária marcada pelo classicismo, nacionalista e naturalista.
.
uma forte resistência à inovação e à liberdade de expressão (naturalismo)
.
reflectia o apego tradição (a paisagem na continuidade da cultura do séc.XIX e
do gosto burguês
.
as novas expressões literárias e artísticas pouco impacto junto do público:
baixa excolarização, conservadorismo do meio urbano e marginalização da
burguesia
.acesso
limitado às polémicas filosóficas e estéticas da modernidade internacional.
.escassez
de um público habituado ao consumo de bens culturais
.
ausência de uma linha programática dominante.
- Os primeiros sinais na exposição livre de 1911, aí figuravam alguns bolseiros, que estudavam em Paris – humor, caricatura e ilustração.
- As primeiras décadas do séc. foram marcadas por novas experiências culturais que procuravam uma mudança nas formas de expressão artística.
- A revista Orfeu em 1915, sob orientação de Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro, introduziram o Modernismo e o Futurismo em Portugal. Esta experiência literária contribuiu para que o futurismo literário tivesse uma existência mais plena do que na pintura.
- Esta obra, revela influências do texto do Manifesto dos pintores futuristas, publicado em Paris, tanto nas ideias como nas palavras.
1º Geração
- Destacam-se Amadeo Souza Cardoso, Santa Rita, Almada Negreiros, José Pacheko e Cristina Cruz, que regressam de Paris
Santa
Rita Pintor:
- Afirmava-se futurista antes do Manifesto futurista de Marineti que de resto seguiu.
- Cabeça reflecte a tendência cubista, é um quadro inacabado, sem data, nem assinatura, de cores cinzentas – azulado e ocres, traços fortes, quase todos curvílineos
- Afirmava-se futurista antes do Manifesto futurista de Marineti que de resto seguiu.
- Cabeça reflecte a tendência cubista, é um quadro inacabado, sem data, nem assinatura, de cores cinzentas – azulado e ocres, traços fortes, quase todos curvílineos
2ºModernismo .
. Desenvolve-se em torno do núcleo de Coimbra
. Desenvolve-se em torno do núcleo de Coimbra
.Revista
Presença (José Régio, Branquino Fonseca e João Gaspar Simões)
. Surge na linha crítica livre contra o academismo literário( da revista Orfeu).
. Defende o primado do particular sobre o colectivo.
.Organizam os seus debates em cafés, clubes e periódicos./António Ferro (Secretaria Nacional Propaganda) simpatia pelo movimento modernista.
. Surge na linha crítica livre contra o academismo literário( da revista Orfeu).
. Defende o primado do particular sobre o colectivo.
.Organizam os seus debates em cafés, clubes e periódicos./António Ferro (Secretaria Nacional Propaganda) simpatia pelo movimento modernista.
Amadeo Souza Cardoso
- Caracterizou-se pela experimentação de Naturalismo, Expressionismo e o Cubo futurismo.
- A sua obra caracteriza pela representação de máscaras, naturezas mortas e paisagens.
-Máscara de olho verde - salienta-se o esquematismo da máscara primitiva e a violência das cores, aplicadas em manchas informes e empastadas – tendência expressionista.
Almada
Negreiros:
- Obra cubista, apresenta composição abstracta de esquemas geométricos
Eduardo Viana:
- Viaja e estuda pela Inglaterra, Holanda e Bélgica, deixa fascinar por
Cézzanne cujas obras conhece e que determina as suas primeiras impressões
pictóricas. Mas acaba também por sofrer influências do casal Delaunay que com
quem instala-se em Vila de Conde.
- Pintor naturalista de cenas de costumes, mas cede seguiu o proto-cubismo
cezarianno em termos de forma.
- “O Homem das louças e o Nú” – parece influenciada pelos volumes da obra de
Cezzanne e pelas cores do Fauvismo com grandes pinceladas estruturantes e
organizado num enquadramento cenográfico. A pujança da cor, que usa em
contrastes vibrantes e luminosos, é de resto visível nos retratos, nus,
paisagens ou natureza –mortas.
- “Cozinha de Manhufe” – absorveu o sentido dos volumes e dos espaços, assim
como a ritmicidade das linhas geométricas que caracterizam o cubismo. [
influência do abstraccionismo - Delaunay ]
- “O Castelo” todo o traçado é firme e esquemático. “As torres azuis, as
árvores geometrizantes e as ondas parecem sólidas”
Instabilidade política e a falência da
primeira República.
-Característica instabilidade política:
parlamentar, presidencial e governamental. -Dezasseis anos, sete eleições gerais
e quarenta e cinco governos.
- predomínio do poder legislativo sobre o executivo
segundo a constituição de 1911 . -divisão no seio dos partidos e a diversidade
de opiniões que tornavam difíceis e obtenção de maiorias nos actos
governamentais lutas partidárias;
-influência do clientelismo político a
corrupção.
- Experiência da curta ditadura
do General de Pimenta de Castro (1915) afastada por golpe de Estado –
fim de perseguição à Igreja e à Monarquia.
1917-Sidonismo –Sidónio Pais, apoiado pelos monárquicos, igreja e
conservadores –verdadeiro herói popular, Sebastianismo, desfiles militares –
repressão política e censura. (terror
sobre os adversários)
.funda – República Nova contra os
políticos profissionais da República Velha.
Falência da I República:
.República Velha : inflação,
desvalorização da moeda, problemas económicas e sociais
. Descontentamento da classe média,
proprietários rurais, capitalistas e a igreja.
. o temor das classes médias do caos social, do bolchevismo e da
proletarização que nos leva a desejar um governo forte, capaz de impor a ordem
e a disciplina na sociedade
. a Igreja, monárquicos, nobres e alta
burguesia estava desagradada com o carácter popular e social das reformas
legislativas (entre elas, a lei da greve, lei reguladora do horário de
trabalho, lei da separação entre a Igreja e o estado, obrigatoriedade do
casamento e registo civil, lei do divórcio, registo do direito aos filhos…).
.A erosão do regime e o descontentamento
da classe média, proprietários rurais, capitalistas e a igreja.
.Golpe de 28 de Maio de 1926 – Ditadura
Militar
Lição de 15.10.2015
.condições económicas que determinaram um quadro
explosivo: (falta de bens, racionamento e especulação
dos preços / série de dificuldades nas classes médias titulares que rendimentos
fixos).
.surto grevista (ferroviários, telefonistas, pedreiros, trabalhadores rurais e anarco-sindicalistas).
.surto grevista (ferroviários, telefonistas, pedreiros, trabalhadores rurais e anarco-sindicalistas).
.várias
razões (cerca de metade das greves deve-se a
salários/motivos variados/horários).
.ameaça da revolução soviética no contexto sindicalista em Portugal.
. a opinião pública condenava o surto grevista( necessário estabilidade e acabar com a agitação social)
.ameaça da revolução soviética no contexto sindicalista em Portugal.
. a opinião pública condenava o surto grevista( necessário estabilidade e acabar com a agitação social)
.Principais razões:
. fraco desenvolvimento económico;
–
falta de recursos financeiros;
– défice orçamental;
– desvalorização da moeda;
–
fome e miséria;
– instabilidade social.
Lição de 14.10.2015
1.Dificuldade económicas:
- insuficiência produtiva = racionamento e os constantes aumentos de
preços.
- desvalorização veio a agravar a inflação e o défict orçamental desde
1920
- sucessivos governos incapaz de travar o agravamento do deficit
comercial.
- escassez moeda
determinou a emissão de cédulas de papel ou cartão
2 . Situação da
agricultura:
. agricultura não
evidenciava grandes desenvolvimentos técnicos:
Norte –parcelamento
da propriedade sem grandes investimentos;
Sul – solos
pobres/predomínio da grande propriedade ;
Indústria –
debilidade que caracterizava o sector de transportes.
.O sector rodoviário
– da época da regeneração
.Os portos de
Lisboa e Leixões pouco adaptados às novidades de circulação marítima.
. Marinha mercante
– incapaz de competir com as grandes frotas que dominavam o nosso tráfico .
Lição de 10.10.2013
Movimento Dada ou Dadaísmo
- Surgiu durante a Primeira Guerra
Mundial. Alegadamente, a palavra Dada que significa “ cavalo de brinquedo” em
francês, terá sido tirada ao acaso de um dicionário.
- Caracterizou-se como um movimento
global que envolveu as artes plásticas, literatura, fotografia, cinema e
música, que se opõe às vanguardas.
- Os dadaístas proclamavam que todas as
crenças morais, políticas e estéticas, tinham sido destruídas pela guerra.
Defendiam uma abordagem destrutiva, irreverente e libertadora da arte.
- O movimento DADA teve mais
importância como reacção à sociedade burguesa de como criador de um estilo
artístico.
- Os seus processos aparentemente
destrutivos serviram para criar o caminho da arte, utilizando uma imaginação
inventiva, inesgotável, com recurso ao absurdo e ao incongruente, valorizando
todo o que era espontânea, primitiva e inconsciente e negado à razão.
- Em 1919 – publicaram o seu Manifesto – preconizava o retorno do artista ao
estatuto de artesão e o seu anonimato na comunidade entre a arte e o mercado, a
síntese de todas as artes na arquitectura e o estímulo individual no ensino da
arte.
Ready Much – Marcel Duchamp:
- Consiste no deslocamento de um
objecto da sua função e do seu local próprio para um contexto, puramente
estético. Tratava-se de objectos de produção industrial que ele assinava como
se os tivesse feito e que depois exibia em galerias.
Merzibiler – Jean Arp:
- Obra constituída por elementos
dispares e causais, extraídos do quotidiano e reunidos numa tela sobre o qual o
artista interveio na Cor. Arp , fez colagens em que colou o papel no sítio em
que caía, por obra do acaso.
-A fotografia, são caracterizadas por
sombras e luzes esfumadas, efeitos irreais e fantasmagóricos quase sempre
abstractos.
Rayographs (Fotografia of camera) – Ray Man
- Constrói um objecto artístico com
base em objectos não identificados ( Máquina de costura mais um guarda chuva).
- Que são fotografias executadas sem a
utilização da máquina fotográfica ou seja, pela sensibilização do papel
fotográfico com a luz, através do contacto directo entre o papel sensível e os
objectos e fotografias elaboradas.
Object Trove ( objecto encontrado):
- É um elemento tridimensional
colocando sobre a tela e combinado por vezes, em colagens
- Combinação inédita, irónica e
insólita de letras e imagens, colocando em prática os pressupostos
dadaístas.
Lição de 9.10.2013
As vanguardas artísticas na época contemporânea:
Abstraccionismo
Movimento não figurativo surgido na
Alemanha em 1910
Vassily Kandisnky
. exalta o dinamismo aos seus quadros
um ritmo quase musical, sendo a fase do abstraccionismo cromático.
.simplificação e sintetização da
linguagem formal.
. Associa a forma abstracta a música
como linguagem universal
. Abstracção da forma e da cor, tal
como a música actuam directamente na alma.
. Outros utilizarão usar a cor
associada à geometria (Neoplastiocismo) – Piet Mondrain
. Recurso a cores primárias e à introdução
de linhas verticais e horizontais
. formando ângulos rectos numa tentativa de demonstrar uma
linguagem racional e universal da matemática possa responder à irracionalidade
da guerra.
.O abstraccionismo impôs-se como uma
nova estética universal, defende-se, que a obra de arte será tanto mais
significativa quando maior for a sua autonomia em relação ao seu criador.
Futurismo
- Nasceu em Itália, no âmbito da
literatura e estendeu-se às artes plásticas, quando Filippo Marinetti lançou o
Manifesto Futurista que combatia a ligação à tradição e fazia a exaltação da
civilização Industrial. (Movimento da Máquina e Velocidade).
-
Principais vultos:
Umberto
Boccioni, Giacomo Balla, Carlo Carrá, Gino Severino e Ligi Russolo.
- Principais características fundamentais:
- Principais características fundamentais:
-
Como movimento de rebelião activa e de afirmação das novas e modernas energias:
- aproximavam-se em termos emocionais dos expressionistas e em termos visuais e
plásticos dos cubistas.
-
Introduziu algumas notas de tendência abstracta ( pela sobreposição de círculos
e espirais e por outras formas geométricas).
-
Os arabescos contorcidos as linhas circulares e amaranhadas, os espirais e as
elipses, a geometrização dos planos em ângulo agudo. ( aboliu as rectas
cubistas, especial a sugestão da luz).
-
As cores contrastantes ( oscilando entre os vermelhos estridentes, os verdes
intensos, os amarelos e laranjas vivos, em composições violentas e chocantes)
-
Ideia de dinamismo e simultaneidade
Relativamente aos principais pintores destacamos:
Relativamente aos principais pintores destacamos:
-
Umberto Boccioni – que introduziu na sua arte a ideia de dinamismo e
simultaniedade.
-
Carlo Carrá – plasticamente próximo do Cubista foi o primeiro a assumir a
colagem como efeito plástico integral.
-
Gino Severini- que utilizou sobreposições rítmicas sugeridas pelo cinema para
alcançar o movimento e dinamismo.
-Giacomo
Balla- introduziu o Futurismo marcado pela tendência abstractizante.
. toda a pintura marcada pela geometrização das formas.
Revolução Cubista determinou:
O
Cubismo
Movimento
artístico inspirado por George Braque e Pablo Picasso (1907)
Influências
artísticas:
. O
reconhecimento da importância da obra de Cézanne através do uso dos planos de
cor.
. A
arte Africana com as suas formas simplificadas
1ºFase
Cézanniana (1907-1909)
. toda a pintura marcada pela geometrização das formas.
.com
configurações angulosas e rostos e corpos distorcidos.
. os
rostos semelhantes a máscaras como se observa nas Meninas de Avignon.
2º
Fase Analítica ( 1910-1912)
.
rejeita o ponto vista único e a ilusão da profundidade de um objecto.
.
definida pela visão multifacetada do objecto.
.
apresenta-se com formas quebradas ou explodidas
.
destruição da perspectiva
3
3
3ºFase -Cubismo sintético
. Formas simplificada.
. Sobreposições.
. Transferências de planos.
. Redução de planos e linhas puras.
. Extraindo o que era acessório, inútil e decorativo
Revolução Cubista determinou:
. a destruição das leis da
perspectiva.
. proporcionou meios de expressão a
outras correntes : visão simultânea, futurismo.
. alargou os horizontes plásticos
introduzindo neles materiais comuns de uso quotidiano
Surrealismo
– movimento de ideias que se estendeu a vários campos de actividade :
literatura, artes plásticas, música, cinema e fotografia.
-
trata-se de uma pintura que exibe modelos iconográficos renascentistas,
apresenta constantemente citações de repertórios de arquitectura e arqueologia,
e utiliza o óleo e a tela.
-
Inicia-se em França em 1919 e expandiu-se pela Europa e América, levado pelos
surrealistas europeus como André Breton, que no Manifesto do Surrealismo,
utilizou pela primeira vez tal expressão em Paris em 1924.
- Contexto político e artístico:
- No ambiento e desapego e mal estar
que se seguiu à Grande Guerra, experimentava-se de forma generalizada a
necessidade de uma tábua rasa da linguagem e das formas plásticas, como
acabamos mencionar.
- Objectivo dos surrealistas, mudar
profundamente a concepção da vida e em suscitar uma nova sensibilidade do mundo.
- A forma de aplicação tinha como
objecto a criação de uma arte automática o que significava que era oriunda
directamente do inconsciente sem ser moldada pela razão ou julgamentos morais
ou estéticos.
- Em termos conceptuais, o Surrealismo
surgiu à semelhança do movimento Dada, como reacção à cultura e civilização
ocidental e a tudo o que invocasse ou representasse, em particular o
racionalismo e o convencionalismo.
- A estes valores opuseram-se outros
como os da liberdade e da irracionalidade, através de obras que utilizaram, o
sonho, a metáfora, o inverosímil e o insólito, contribuindo no seu entender
para a elevação do espírito da matéria.
-
Aplicou as normas e convenções, sistematizando a transgressão de modo repetido.
-
Ponham em causa as verdades e convenções mais reconhecidas e aceites,
rejeitando-as na sua essência. Opunham-se aos Naturalistas e Realistas, como
estilos pictóricos burgueses que confundiam a verdade com os objectos e que
tratavam tanto a vida como a arte como se fosse mobília velha: sólida, feia e
cheia de pó.
[ As proporções dos objectos e o fundo pictórico são completamente irreais ]
-
O inconsciente era primordial para os surrealistas. – “Escandalizar os
espectadores”.
(
estado semi- hipnótico, droga, fome ou sono transformado em relatos).
-
Para os surrealistas o inconsciente era como que um armazém cheio de uma
surpreendente criatividade artística até então reprimida.
Plasticamente,
aproveitaram e utilizaram os ensinamentos dos técnicos do Dadaísmo:
-
o desenho e a pintura automática e as técnicas de desenho clássico.
-
a gradação da cor, associado à colagem
-
decalcomania, o frottage e o dripping
Principais pintores: - automatsimo psíquico (fome, droga e álcool),
Salvador Dali, Joan Mirò e Marx Ernest –
todos eles pesquisaram a surrealidade na arte, cada um à sua maneira todos
querendo substituir “ o mundo exterior real pela realidade espiritual”.
Salvador e Ernest, exploraram de um modo particular o imaginário. A pintura de
Miro, por outro lado, continha formas biomórficas que podiam ser vírus ou
pensamentos captados espaços psíquicos
Giorgio de Chirico – tentaram romper os
processos de reflexão comandados pela consciência, por imaginários pictóricos
perturbantes e angustiantes, criando quadros extremamente irreais mediante um
estilo realista. De Chirico designou as suas obras, aparentemente dominadas por
forças sobrenaturais de “pintura metafísica”.
As telas de Dali – procura afectar o
observador a um nível emocional que se situa muito além da lógica e da visão
racional do mundo.
LIção de 8.10.2013
As vanguardas artísticas na época contemporânea:
Fauvismo
- Nascido em França e baptizado em Paris ( 1905)
- Receberam o nome de Fauves ( selvagens) pintura
realizada com base puras e estridentes, termo isto utilizado por Louis
Vauxalles depreciativamente.
- Afirmam-se como movimento da renovação da pintura
francesa, opondo-se ao impressionismo, construindo uma pintura nova.
- Utilizando com uma extraordinária liberdade, com
cores complementares, como o amarelo, violeta e roxo, verde , azul , laranja,
aplicando-se tanto nas figuras como nas paisagens, sem ter em conta a
realidade.
- anti-convencionalismo
- A exaltação das cores que delimitam e definem as
formas planificadas onde a ilusão da terceira dimensão.
- leva a rejeição da perspectiva e das técnicas de
claro-escuro.
- a expressão é dada pelas linhas e pelas cores, onde
se ressaltam os efeitos contrastes destas.
- pela pincelada directa e emotiva, pelo empastamento
das tintas e como consequência , pela ausência de modelado.
-A temática não é relevante para os fauvistas e não
tem qualquer conotação social, política ou outra.
- Asssim as deformações introduzidas foram concebidas para traduzir sensações de alegria e tristeza.
- Os Fauves tiveram influência de Van Gohg e Gaugin e os artistas principais principais deste movimento forma : Henri Matisse, André Derain e Maurice de V lamick.
- Asssim as deformações introduzidas foram concebidas para traduzir sensações de alegria e tristeza.
- Os Fauves tiveram influência de Van Gohg e Gaugin e os artistas principais principais deste movimento forma : Henri Matisse, André Derain e Maurice de V lamick.
Expressionismo
- Movimento artístico, nascido na 1ª década do séc.XX,
na Alemanha como o grupo Die Bruchë (a ponte). Contemporâneo do Fauvismo.
- Este movimento entendia a arte como expressão do
mundo interior do artista, admitindo, para tanto, até à deformação ou alteração
das cores e formas dos objectos representadas.
- A sua produção consiste em cenas de rua e retratos,
nos quais o artista tenta colocar em evidência o ser humano, como energia
vital, dando-lhe ao mesmo tempo uma significação que o ultrapassa, mostrando
com nitidez a terrível solidão do homem na cidade moderna.
Duas vanguardas:
Primeira: - como movimento da Ponte, fundado em
Dresden ( 1905), caracterizada com cores violentas e figuras deformadas (
influenciadas pelas formas e cores de Van Gogh e Gauguin) , pinceladas com
vigor, representando temas de crítica social. Formas reduzidas ao essencial,
corpos distorcidos e espaços diluídos que ignoravam a perspectiva era outra das
suas características.
- O principal animador do grupo da Ponte, era
E.Kirchner , animado por uma crítica anti-burguesa e por um desejo de renovação
da pintura.
Segunda –Cavaleiro da Ponte: - Assente em composições abstractas,
fundado em 1911 em Munique.
Ex: Comparação entre a linguagem plástica com a
musical (Willy Kandisky).
Ambos exploravam a destruição de sentimentos genuínos
por uma sociedade que, segundo eles, necessitava de ser limpa e purificada.
Frequentemente recorriam a desastres naturais e a referências bíblicas como o
Apocalipse.
1 ª Década do século (1911) – outro movimento de cariz
expressionista, O cavaleiro Azul, impulsionado por Wally Kandisky no qual
esteve associado, Franz Marc, Augusto Make e Paul Klee.
- Ligados por atitudes comuns relativamente à arte,
embora as suas obras não tenham características comuns: - dimensão lírica da
cor, dimensão da forma e a reconquista da natureza.
Franz Marc
- Utiliza o animal, sobretudo o cavalo, em perfeita
simetria com o mundo, onde se liberta a cor de qualquer e constatação ou
dependência naturalista.
Wassily Kandisky
- Comparou a linguagem da música com a pintura e
chegou à conclusão que esta poderia viver sem objecto.
- A composição é conseguida com as cores primárias,
dividindo e difundindo, deliberadamente a forma da – pintura figurativa.
- distanciação da imitação da realidade, diluição gradual da forma.
ada a
partir dos seus próprios componentes.
A crise de consciência
europeia e o estudo do consciente :
. As novas descobertas nas ciências físicas e humanas operadas até ao final do séc. XIX. (procura da objectividade, experimentação das hipóteses, das leis e dos aspectos quantitativos característicos da metodologia das ciências experimentais).
. O conceito de espaço e de tempo segundo Einstein não eram grandezas absolutas mas sim relativas dependente uma da outra). Questionava-se a verdade absoluta ou seja existiam áreas em que o conhecimento em que a certeza era impossível.
.A noção de incerteza permitiu a afirmação do relativismo.
.A subjectividade dos conhecimentos.
. As novas descobertas nas ciências físicas e humanas operadas até ao final do séc. XIX. (procura da objectividade, experimentação das hipóteses, das leis e dos aspectos quantitativos característicos da metodologia das ciências experimentais).
. O conceito de espaço e de tempo segundo Einstein não eram grandezas absolutas mas sim relativas dependente uma da outra). Questionava-se a verdade absoluta ou seja existiam áreas em que o conhecimento em que a certeza era impossível.
.A noção de incerteza permitiu a afirmação do relativismo.
.A subjectividade dos conhecimentos.
A descoberta do
inconsciente:
.A importância do inconsciente no comportamento humano e dos impulsos do inconsciente escondidos na profundidade da mente.
.A psicanálise , a análise dos sonhos e pensamentos através da associação livre feita pelo paciente à hipnose
.Estudo o inconsciente como forma de identificar os recalcamentos. Freud pretendia não só investigar os processos mentais e emocionais que estavam na base dessas perturbações, mas também procurou trazer à consciência esses procedimentos libertando o paciente dos seus complexos.
.A importância do inconsciente no comportamento humano e dos impulsos do inconsciente escondidos na profundidade da mente.
.A psicanálise , a análise dos sonhos e pensamentos através da associação livre feita pelo paciente à hipnose
.Estudo o inconsciente como forma de identificar os recalcamentos. Freud pretendia não só investigar os processos mentais e emocionais que estavam na base dessas perturbações, mas também procurou trazer à consciência esses procedimentos libertando o paciente dos seus complexos.
. A concepção psicanalítica teve impacto na cultura,
especialmente na arte, na religião, na literatura e nos comportamentos.
A transformação da vida urbana e os novas formas de sociabilidade.
. As cidades como pólo urbano. (a crescente concentração urbana, indústria e comércio – de uma população rural = nasciam as grandes metrópeles)
. As novas estruturas urbanas e os sistemas de transporte e segurança. (novas praças, amplia-se a rede de transportes, surgem espaços de lazer e desenvolvem-se serviços públicos)
. O desenraizamento social (mobilidade do campo/cidade), a massificação e o anonimato. ( massificação, anonimato, superficialidade) =PROBLEMAS MARGINALIDADE e anomia social (falta de respeito pelas normas sociais).
.hábitos de consumo e por um profundo individualismo.
. O trabalho como fundamento da aquisição de formas materiais. (tendem a vincular cada vez o operário aos processos produtivos = homem escravo do trabalho e dos valores materiais). As novas formas de sociabilidade:
Novos comportamentos
. Desporsonilização de comportamentos.
. Estandartização de modos de vida (pautadas pela rotina profissional)
. Vida intensa e frenética (velocidade e vida nocturna)
. Valorização da cultura e do Lazer ( novos espaços ,Cafés,bares, clubes nocturnos, esplanadas…)
. Desporsonilização de comportamentos.
. Estandartização de modos de vida (pautadas pela rotina profissional)
. Vida intensa e frenética (velocidade e vida nocturna)
. Valorização da cultura e do Lazer ( novos espaços ,Cafés,bares, clubes nocturnos, esplanadas…)
Alterações de comportamento (crise dos valores tradicionais).-
Novos comportamentos:
.Corte com as convenções
.Moda - cabelo à garçon, saias travadas.
.Lazer- fumo, bebe, prática desportiva.
.gosto pela velocidade e pela viagem
.Corte com as convenções
.Moda - cabelo à garçon, saias travadas.
.Lazer- fumo, bebe, prática desportiva.
.gosto pela velocidade e pela viagem
Laicização da sociedade:
Alterações no casamento: . tornou-se
menos estável; o divórcio foi regulamentado; o casamento cedeu ao casamento
estruturado com base em sentimentos entre duas pessoas de sexo diferente; os
comportamentos sexuais e demográficos mudaram alteraram-se mediante a
dissociação da sexualidade da função da reprodução, o que a par do investimento
crescente nos filhos fez emergir o controlo de natalidade, facilitado pela
maior divulgação de práticas contraceptivas.
Lição de 30.09.2013
As dificuldades
económicas do impacto do socialismo revolucionário.
O fim da 1ª Guerra favoreceu o
triunfo sobre as democracias liberais , mas no período entre 1920-1930,
evidenciava sinais de crise. ( as necessidades financeiras dos estados
europeus, os governos procederam ao aumento de massa monetária = o que traduziu
na desvalorização da moeda e na consequente subida de preços. Acentuava-se a o
endividamento da Europa relativamente
aos empréstimos norte-americanos.
. Classes médias, urbanas, dependentes dos salários ou de outros rendimentos fixos. Muitos assalariados devido ao empobrecimento identificava-se com o proletariado.
. Afectadas pela inflação
. Centenas de milhares de agricultores foram à ruína.
.Operariado urbano e rural estava mergulhado na miséria face ao desemprego sempre em crescimento.
. Classes médias, urbanas, dependentes dos salários ou de outros rendimentos fixos. Muitos assalariados devido ao empobrecimento identificava-se com o proletariado.
. Afectadas pela inflação
. Centenas de milhares de agricultores foram à ruína.
.Operariado urbano e rural estava mergulhado na miséria face ao desemprego sempre em crescimento.
.Papel da Internacional:
. aproveita o ambiente catastrófico
do pós-guerra.
.sindicalismo denuncia o mal do capitalismo.
. promove a união da classe operárias internacional. ( ao mesmo tempo protegia o regime URSS)
.Kominterm coordenada os Partidos comunistas no Ocidente (PSD – tendência reformista, revisionista e anarquista)
- A emergência do autoritarismo como resposta ao impacto do socialismo revolucionário.
.Avanço do bolchevismo e avanço do movimento revolucionário no Ocidente.( surto grevista na
.A fragilidade do regime parlamentar nas democracias liberais.
.sindicalismo denuncia o mal do capitalismo.
. promove a união da classe operárias internacional. ( ao mesmo tempo protegia o regime URSS)
.Kominterm coordenada os Partidos comunistas no Ocidente (PSD – tendência reformista, revisionista e anarquista)
- A emergência do autoritarismo como resposta ao impacto do socialismo revolucionário.
.Avanço do bolchevismo e avanço do movimento revolucionário no Ocidente.( surto grevista na
.A fragilidade do regime parlamentar nas democracias liberais.
Lição de 26.09.2013
O Centralismo Democrático
.Base –Sovietes –
originalmente são os operários das
únicas áreas industriais: Moscovo e São Petersburgo = Após a Rev. de Outubro
(incluíam os soldados e os trabalhadores rurais)
.Estabelecimento do comunismo de guerra. (p.35 C)
.Estabelecimento do comunismo de guerra. (p.35 C)
-Centralismo
democrático – o estado e o partido confundem-se.
.censura à imprensa
/estado autoritário o – partido único/ ditadura do proletariado..
. democracia dos
sovietes.( 1922) – U.R.S.S../consiste na centralização do poder político por
via democrático/democracia dos pobres ao contrário do pluralismo democrático
A Nova Política Económica
. vitória do exército vermelho.
(N.E.P.
1921-1927) – programa económico para repor níveis de produtividade.
. resolução da crise económica (face ao colapso económico produção ao nível
de 1913/produção dos cereias para metade ). (Lenine desvia-se do modelo
soviético e introduz prática
capitalistas – (nacionalização dos meios de produção e o comunismo de guerra
, determinou a fome e a miséria)
. intervenção nos vários sectores económicos (agricultura –mercado) e indústria)
com alguma liberdade.(recurso temporário à coexistência com o sector
privado) –capitais estrangeiros, matéria prima, máquinas)
. tendência capitalista sob o controlo do estado para assegurar a revolução.
.O N.E.P., permita que os camponeses vendessem
os seus produtos no mercado livre – permitiu a restabelecimento da produção que
permitiu dealbar a crise da URSS - 1924
Lição de 25.09.2013
O Processo de concretização da ditadura do Proletariado.
-Medidas imediatas da Revolução de Outubro de 1917.
. convidava os
povos beligerante à negociação.( decreto de paz) entrega da Polónia, Ucrânia e
Finlândia).
. nacionalização progressiva dos meios de produção (decretos
da terra). (terras nacionalizadas e entregue aos camponeses e as fábricas são tomadas pelos
trabalhadores.
.liberdade das nacionalidades
( decretos das nacionalidades). – estatuto de igualdade e direito à
autodeterminação).
-A conjuntura
económica agravada
. agitação social. descontentamento face à apropriação dos meios de produção. (resistência dos proprietários e empresários às expropriações).
. agitação social. descontentamento face à apropriação dos meios de produção. (resistência dos proprietários e empresários às expropriações).
.Lenine para evitar a perda da revolução torna o partido bolchevique em
comunista e decreta a ditadura do proletariado – período de governo forte,
centralizado e repressivo.
.Unidade das classes possedentes para derrubar
proclamação do comunismo de guerra-
.Clima de guerra civil. (1918-1920. Os brancos = (igreja ortodoxa+burguesia+potências estrangeiras (Inglaterra,França,Estados Unidos e Japão) .Os vermelhos = bolcheviques/ vermelhos - vencedores do conflito.
Período do comunismo de guerra, estado centralizado e autoritário e
apoiado por mecanismos repressivos :(avanço sobre a cidade e assassinato do
czar e família real) . período de Terror
-execuções sumárias, campos de concentração, censura (tcheca 1917 ).
Lição de 24.09.2013
A conjuntura das
Revoluções de Fevereiro e Outubro de 1917.
-Condições para a mudança de
regime: - situação favorável à difusão
de sentimentos de -contestação e revolta.(miséria dos camponeses, atraso
económico , oposição dos partidos constitucional-democrata, socialista
revolucionário e social democrata):
- governo autocrático dos Czar e as consequências da I Guerra Mundial.
- Desejo
de reformas económicas e políticas-greves do operariado, manifestações das
mulheres e dos sovietes -fracassos militar 1º guerra.
Revolução de Fevereiro de 1917
. os greves e os motins generalizam-se por toda o país.
. o operariado segue a corrente socialista
. a burguesia liberal triunfa na revolução e o czar entrega o poder.(incapaz de resolver a agitação social – a questão da guerra )
. o operariado segue a corrente socialista
. a burguesia liberal triunfa na revolução e o czar entrega o poder.(incapaz de resolver a agitação social – a questão da guerra )
.Queda do governo provisório
Revolução de Outubro de 1917
. retirada da guerra. (paz imediata )-Março de 1918
. movimento socialismo russo intensifica a propaganda contra o poder burguês.
(queda do governo provisório)
. sovietes e os soldados lideram o
processo revolucionário.
. movimento de contestação e agitação social.
. defesa da revolução para conduzir o operariado ao poder.
. objectivo a ditadura do proletariado :- fundamental para a construção do
comunismo.
Lição de 23.09.2013
Ascensão dos
Estados Unidos e a interpendência económica com a Europa.
.Perdas demográficas mínimas (afastado do palco de guerra).
. Ausência de destruição no seu território.
-Elevados empréstimos à Europa
. Possui metade dos stocks do ouro mundial. ( uma moeda forte o dólar que
acabará por destronar a libra).
.Progressos técnicos : taylorismo e concentração das empresa . (Introduziu a linha de montagem na fábrica de acordo com o os princípios
Tayloristas: em que a redução do tempo de um produto reflectia-se no seu preço
que se tornava cada mais acessível)
. Intensifica o seu desenvolvimento comercial e industrial. ( porque têm um
vasto mercado a sua disposição, capaz de absorver a sua produção - durante a guerra forneceram matérias-primas,
alimentos e armas …..agora têm um
excelente mercado a sua disposição).
. Prosperidade económica favoreceu o
consumo na Europa e nos Estados Unidos a partir de meados da década de
20. (rentabilização dos capitais investidos como forma de pagamento).
Síntese: em termos económicos, as consequências da guerra foram
devastadoras para o velho continente, principal palco dos conflitos bélicos. As
enormes perdas humanas e materiais tornaram a Europa dependente dos Estados
Unidos que, passando a contar com amplo mercado consumidor que juntam ao seu já
forte mercado interno, vivem, nos anos 20, tempos de grande prosperidade
económica.
Lição de 19.09.2013
As consequências da I Guerra Mundial na
economia Internacional:
Na
Europa:
- Europa em ruínas; todo o sector produtivo
atingido, solos agrícolas devastados, casas fábricas, minas destruídas tal com
as vias de comunicação.
- Elevadas perdas demográficas. Mortos e estropiados de guerra, envelhecimento da mão-de-obra e predominância da mão de obra-feminina, factores que limitavam a recuperação da economia.
- Elevadas perdas demográficas. Mortos e estropiados de guerra, envelhecimento da mão-de-obra e predominância da mão de obra-feminina, factores que limitavam a recuperação da economia.
.Baixa produção:
.A moeda dos estados não correspondia não
correspondia ao valor da moeda em circulação (Inflação).
. Agravação da inflação após a I Guerra
Mundial.
.Debilidade do sector produtivo foi atingida:
determinou o racionamento dos bens
essenciais.
. os preços galoparam-se tornam-se incomportáveis com a classe média que depende dos rendimentos fixos.
. os preços galoparam-se tornam-se incomportáveis com a classe média que depende dos rendimentos fixos.
.Balança
comercial deficitária.
. falta de equilíbrio orçamental determina novos empréstimos = endividamento.
. perda a sua a hegemonia industrial, comercial e financeira dependente dos EUA.
.Busca de estabilidade monetária ( convertibilidade em moeda de ouro –Libra em 1925).
. falta de equilíbrio orçamental determina novos empréstimos = endividamento.
. perda a sua a hegemonia industrial, comercial e financeira dependente dos EUA.
.Busca de estabilidade monetária ( convertibilidade em moeda de ouro –Libra em 1925).
As
Lição de 18.09.2013
Os Objetivos da
Sociedade das Nações e o insucesso da sua acção.
Principais objetivos
. SDN - Instituição
centrada na organização geral das Nações.
. Assegurar as garantias mútuas de independência política e integridade territorial tanto dos pequenos como dos grandes estados .
.Desenvolver a cooperação entre as nações e a segurança.
. Criação de órgão de arbitragem judicial o Tribunal Permanente de Justiça Internacional .
. Assegurar as garantias mútuas de independência política e integridade territorial tanto dos pequenos como dos grandes estados .
.Desenvolver a cooperação entre as nações e a segurança.
. Criação de órgão de arbitragem judicial o Tribunal Permanente de Justiça Internacional .
.Salvaguardar a
paz segundo as regras do Direito Internacional .
Condições de insucesso:
. A paz não
significou igualdade entre os seus membros
. Entre os seus
vencedores - o descontentamento de alguns estados vencedores com os acordos de
paz e o incumprimento das promessas.
. Insatisfação de
vários estados relativamente às reparações de guerra.
. Questão das minorias não
foi considerada/dificuldade na aplicação do princípio das nacionalidades .
.A falta de
adesão da URSS.
.As decisões e a
arbitragem do Tribunal de Justiça Internacional não tinha um carácter
obrigatório e a exigência a unanimidade nas decisões.
. Falta de apoio dos Estados Unidos
. Falta de apoio dos Estados Unidos
.Descrédito
determina o seu desaparecimento em 1939 com a eclosão da 2ªGuerra Mundial
Lição de 17.09.2013
Os catorze pontos do
discurso de Thomas Woodrow Wilson:
1. defesa de acordos públicos fim da
diplomacia secreta; 2.liberdade dos mares; 3.eliminação de barreiras económicas
entre nações; 4.limitação dos armamentos nacionais ao nível mínimo da
segurança; 5.ajuste imparcial das pretensões coloniais; 6.evacuação dos
exércitos estrangeiros que ocupavam a Rússia;7. restauração da independência da
Bélgica; 8 e 9.restituição da Alsácia e de Lorena à França, o reajustamento das
fronteiras italianas; 10.o desenvolvimento autónomo da Aústria - Hungria; 11.restauração
da Roménia da Sérvia e Montenegro com acesso ao mar pela a Sérvia; 12.desenvolvimento
autónomo para os povos da Turquia, sendo os estreitos “abertos
permanentemente”; 13.a defesa da Polónia Independente e a 14.criação da Liga
das Nações.
Em
síntese : W. Wilson pretendia um paz ideal, baseada no direito dos povos a
disporem de si mesmos e numa organização política mundial: a Sociedade de
Nações. Esta decisão exprimia um desejo antigo da comunidade internacional no
sentido de estabelecer uma instituição supranacional capaz de regular as
relações entre estados e tendo como objectivos impedir a guerra, garantir a
cooperação pacífica entre estados e assegurar o primado do direito
internacional.
A assinatura do armistício em 11 de Novembro
de 1918, terminava o primeiro grande conflito à escala mundial e ficava aberto
o caminho para os países vencedores iniciarem o processo de reordenamento do
espaço europeu e do Médio Oriente e do estabelecimento de uma nova ordem
internacional capaz de garantir a convivência pacífica entre povos.
O tratado de Versalhes e a
nova geografia da Europa e do Médio Oriente:
Assinado em 28 de Junho de 1919:
.
Determinou novas fronteiras nos espaços ocupados pelos velhos impérios
autocráticos.
. Império Russo : [ retirou-se do conflito, perdeu alguns territórios para a nova Polónia e para a Ucrânia e perdeu influência estratégica sobre a Finlândia e assistindo à emancipação da Letónia, Estónia e Lituânia ].
. Império Austro- Húngaro: [ determinou o aparecimento de novos estados : Áustria, Hungria e Checoslováquia].
. Império Alemão [Abandonou os territórios que passaram a integrar a Polónia e perdeu definitivamente a região da Alsácia e Lorena entregue à França, outros territórios foram incorporados em outros estados europeus].Além disso como responsável moral pelo desencadeamento da guerra, entre outras medidas estava sujeita ao pagamento de reparações de guerra, perdeu a sua capacidade militar tendo ficado desprovida da sua artilharia pesada e carros de assalto, redução do seu efectivo militar a 100.000 homens, acabava com o serviço obrigatório. Império Otomano, herdeiro do antigo Império Romano do Oriente fica confinada a Turquia. Síria e o Líbano tornam-se protectorados da França, a Transjordânia, a Palestina e o Egipto sobre tutela britânica e na Península Arábica forma-se o reino da Árabia Saudita. Os novos estados da Europa do Sul e do Leste, converteram-se em repúblicas parlamentares assentes em democracias parlamentares.
. Império Russo : [ retirou-se do conflito, perdeu alguns territórios para a nova Polónia e para a Ucrânia e perdeu influência estratégica sobre a Finlândia e assistindo à emancipação da Letónia, Estónia e Lituânia ].
. Império Austro- Húngaro: [ determinou o aparecimento de novos estados : Áustria, Hungria e Checoslováquia].
. Império Alemão [Abandonou os territórios que passaram a integrar a Polónia e perdeu definitivamente a região da Alsácia e Lorena entregue à França, outros territórios foram incorporados em outros estados europeus].Além disso como responsável moral pelo desencadeamento da guerra, entre outras medidas estava sujeita ao pagamento de reparações de guerra, perdeu a sua capacidade militar tendo ficado desprovida da sua artilharia pesada e carros de assalto, redução do seu efectivo militar a 100.000 homens, acabava com o serviço obrigatório. Império Otomano, herdeiro do antigo Império Romano do Oriente fica confinada a Turquia. Síria e o Líbano tornam-se protectorados da França, a Transjordânia, a Palestina e o Egipto sobre tutela britânica e na Península Arábica forma-se o reino da Árabia Saudita. Os novos estados da Europa do Sul e do Leste, converteram-se em repúblicas parlamentares assentes em democracias parlamentares.
Síntese: O fim da 1ºGuerra Mundial provocou grandes
alterações no mapa político da Europa. Derrotados, os impérios autocráticos
foram desmembrados pela diplomacia em Versalhes e deram lugar a novos estados
que, na sua maioria se converteram em repúblicas parlamentares, segundo o
princípio das nacionalidades.