A Carroça de Feno,
1821, Óleo sobre Tela, 130.5 cm x18.55 cm (Londres, National Gallery)
A obra tem como tema, uma cena
passada no vale de Stour, onde Constable passou parte da sua infância, a “Carroça
de Feno” constitui o objecto da representação, porém a evocação do homem, dos
animais e da paisagem, estão ligados entre si em perfeita harmonia. As
condições meteorológicas, ocupam um amplo espaço da representação pictórica,
uma característica visível em toda a sua obra, na qual se salienta a sua
capacidade de criadora a partir de um estudo directo da natureza, onde o céu
coberto, parece prometer … uma sucessão rápida de chuva e sol. Notável
igualmente a sua técnica pictórica, que evidencia a libertação dos princípios
convencionais de composição e do tratamento da cor. O ambiente campestre que motiva
a sua actividade criadora, resulta da forma particular das suas pinceladas
quase sempre toscas num ambiente pictórico onde se salienta a coloração brilhante .... Esse rigor com que estudou as
plantas e as árvores, as condições da luz ou as qualidades da atmosfera, constitui uma característica dominante em toda a sua obra, de tal forma que os
efeitos da natureza e nomeadamente os efeitos da luz … são actos únicos na obra
de Jonh Constable e visíveis na sua vasta obra:
Catedral de Salisbury, 1828, Óleo sobre tela, 34x44 cm. (Berlin, National Gallerie)
A Comporta e o Moinho de Dedham, 1820, Óleo sobre tela, 53.7x76.2 cm,
(Londres, Victoria and Albert Museum)
Weymouth Bay, 1816, Óleo sobre tela, 53x75 cm, (Londres National Gallery)