Proposta de correcção da Prova de Avaliação do 12ºF
Resposta 1.1 - Versão A
Resposta 3.1 - Versão B
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação
escrita em língua portuguesa
Descritores
do nível de desempenho
no
domínio específico da disciplina
|
Níveis
1
2 3
|
|||
5
|
. O reconhecimento da importância
da obra de Cézanne através do uso dos planos de cor.
. A arte Africana com as suas
formas simplificada
. toda a pintura marcada pela
geometrização das formas.
.com configurações angulosas e
rostos e corpos distorcidos.
. os rostos semelhantes a
máscaras como se observa nas Meninas de Avignon.
|
18
|
19
|
20
|
4
|
Intercalar
|
15
|
16
|
17
|
3
|
Identifica duas características
|
12
|
13
|
14
|
2
|
Intercalar
|
9
|
10
|
11
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a
nível 5
|
6
|
7
|
8
|
Resposta 1.2 -Versão A
Resposta 3.2 - Versão B
Descritores do nível de desempenho
no domínio da
comunicação
escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2 3
|
|||
5
|
Explicita as seguintes formas de
sociabilidade ou outras a considerar.
. Despersonalização de comportamentos. . Estandardização de modos de vida. . Vida intensa e frenética. . Valorização da cultura e do Lazer ( novos espaços).
Novos comportamentos:
.Corte com as convenções .Moda - cabelo à garçon, saias travadas. .Lazer- fumo, bebe, prática desportiva. .gosto pela velocidade e pela viagem
Laicização da sociedade:
Alterações no casamento: . tornou-se menos estável; o divórcio foi regulamentado; o casamento cedeu ao casamento estruturado com base em sentimentos entre duas pessoas de sexo diferente; os comportamentos sexuais e demográficos mudaram alteraram-se mediante a dissociação da sexualidade da função da reprodução, o que a par do investimento crescente nos filhos fez emergir o controlo de natalidade, facilitado pela maior divulgação de práticas contraceptivas.
|
27
|
29
|
30
|
4
|
Intercalar
|
22
|
24
|
25
|
3
|
Desenvolve duas características apresentadas ao nível 5
|
17
|
19
|
20
|
2
|
Intercalar
|
12
|
14
|
15
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5
|
7
|
9
|
10
|
Resposta 2.1
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2 3
|
|||
5
|
Ideia subjacente ao comentário:
Já depois da queda do regime czarista e nas vésperas
da revolução soviética, Lenine identifica a
situação na Rússia como de predominância da burguesia
e incentiva a tomada do poder pelo
proletariado. Consciência da incapacidade da
democracia parlamentar para transformar a situação das massas populares;
reivindicação de uma acção revolucionária de raiz marxista
|
18
|
19
|
20
|
4
|
Intercalar
|
15
|
16
|
17
|
3
|
Noção sintética das duas atitudes revolucionárias apresentadas ao nível
5
|
12
|
13
|
14
|
2
|
Intercalar
|
9
|
10
|
11
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.
|
6
|
7
|
8
|
Resposta 2.2
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2 3
|
|||
5
|
Explica o NEP tendo em
consideração cinco dos seguintes
pontos.
. vitória do exército vermelho. (N.E.P. 1921-1927) – programa económico
para repor níveis de produtividade.
. resolução da crise económica (face ao colapso económico produção ao nível de 1913 ).
.Lenine desvia-se do modelo soviético e introduz prática capitalistas
. intervenção nos vários sectores económicos (agricultura e indústria) com alguma liberdade.
(recurso temporário à coexistência com o sector privado)
. tendência capitalista sob o controlo do estado para assegurar a revolução.
.O N.E.P., permita que os camponeses vendessem os seus produtos no
mercado livre
|
27
|
29
|
30
|
4
|
Intercalar
|
24
|
23
|
21
|
3
|
Identifica três das características
apresentadas ao nível 5
|
18
|
17
|
15
|
2
|
Intercalar
|
9
|
11
|
12
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.
|
6
|
7
|
8
|
Resposta 2.3
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2 3
|
|||
5
|
Revolução de Bolchevique e a conjuntura económica agravada
. retirada da guerra. (paz imediata e retirada da guerra)
. movimento socialismo russo intensifica a propaganda contra o poder burguês. . os sovietes e os soldados lideram o processo revolucionário. . movimento de contestação e agitação social. . defesa da revolução para conduzir o operariado ao poder. . objectivo a ditadura do proletariado :- fundamental para a construção do comunismo. . convidava os povos beligerantes à negociação.( entrega da Polónia, Ucrânia e Finlândia) . nacionalização progressiva dos meios de produção (decretos da terra). (terras nacionalizadas e entregue aos camponeses e as fábricas são tomadas pelos trabalhadores) .liberdade das nacionalidades ( decretos de paz). – estatuto de igualdade e direito à autodeterminação . agitação social. Descontentamento face à apropriação dos meios de produção. (resistência dos proprietários e empresários às expropriações).
. unidade das classes posse para
derrubar proclamação do comunismo de guerra- Lenine para evitar a perda da
revolução torna o partido bolchevique em comunista e decreta a ditadura do
proletariado – período de governo forte, centralizado e repressivo.
.clima de guerra civil. (1918-1920. (igreja ortodoxa –burguesia –
potências estrangeiras (GB,F,USA e J).
(avanço sobre a cidade e assassinato do czar e família real) . período
de Terror -execuções sumárias, campos
de concentração, censura (tcheca 1917
).
- Centralismo democrático e alternativa e Nova política Económica
o estado e o partido confundem-se.
(votos de braço no ar)
.censura à imprensa /estado autoritário o – partido único/ ditadura do proletariado..
. democracia dos sovietes.( 1922) – U.R.S.S.
. vitória do exército vermelho. (N.E.P. 1921-1927) – programa económico
para repor níveis de produtividade.
. resolução da crise económica (face ao colapso económico produção ao nível de 1913 ).
.Lenine desvia-se do modelo soviético e introduz prática capitalistas – (nacionalização dos
meios de produção e o comunismo de guerra , determinou a fome e a miséria)
. intervenção nos vários sectores económicos (agricultura e indústria) com alguma liberdade.
(recurso temporário à coexistência com o sector privado)
. tendência capitalista sob o controlo do estado para assegurar a revolução.
.O N.E.P., permita que os camponeses vendessem os seus produtos no
mercado livre
. permitiu a restabelecimento da produção que permitiu dealbar a crise
da URSS - 1924
|
45
|
48
|
50
|
4
|
Intercalar
|
38
|
41
|
43
|
3
|
A resposta deve contemplar de forma
incompleta os seguintes tópicos.
-Revolução bolchevique o seu objectivo/Guerra
Civil/Centralismo Democrático e Nova Política Económica.
|
24
|
27
|
29
|
2
|
Intercalar
|
12
|
14
|
15
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.
|
3
|
6
|
8
|
Resposta 3.1 -Versão A
Reposta 2.1 - Versão B
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2 3
|
|||
5
|
Refere a estratificação social em
ordens.
-Estatutos jurídicos diferenciados.
-Comportamentos estereotipados
-Pequena mobilidades social ou
inexistente
-Ascensão do Terceiro Estado –
progressiva desintegração da sociedade de ordens.
|
27
|
29
|
30
|
4
|
Intercalar
|
21
|
23
|
24
|
3
|
Referência a duas características ao nível 5
|
15
|
17
|
18
|
2
|
Intercalar
|
9
|
11
|
12
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.
|
3
|
5
|
6
|
Resposta 3.2 -Versão A
Resposta 2.2 -Versão B
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2 3
|
|||
5
|
Explique a autoridade régia com base
em cinco características ou a outras a considerar:
.autoridade
real era sagrada, paternal e absoluta.
.
estava desobrigado do respeito das leis.
.o
rei não presta contas a ninguém em relação ao que ordena.
.
não há outro julgamento além do rei.
.ninguém
pode ordenar o rei a executar o que quer que seja.
.
legisla sem partilhar o poder
.
concentração de poderes na sua pessoa.
.
manutenção da ordem estabelecida.
|
18
|
19
|
20
|
4
|
Intercalar
|
15
|
16
|
17
|
3
|
Identifica três características apresentadas ao nível 5
|
12
|
13
|
14
|
2
|
Intercalar
|
9
|
10
|
11
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5
|
6
|
7
|
8
|
Proposta de correcção da Prova de Avaliação 10ªF .
Resposta 1.1 - na Versão A
Resposta 3.1 - na Versão B
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação
escrita em língua portuguesa
Descritores
do nível de desempenho
no
domínio específico da disciplina
|
Níveis
1
2 3
|
|||
5
|
Forma de organização da cidade de
estado
- duas partes fundamentais: parte alta e a parte baixa
- inicialmente a polis organizou-se na parte alta [
acrópole] – função defesa
- sendo o centro da vida religiosa e política
- residência dos nobres e bem como centro da vida religiosa
- acrópele torna-se culto – ofertas aos deuses e procissões
- mais tarde, situação de Paz
- surge agora – praça
Pública [ mercado] e centro cívico da cidade.
- como mercado servia para a transacção comerciais e lugar de
reunião para assembleias públicas.
- localizada na parte mais baixa era o centro da vida
política, económica e social.
- tribunal - justiça
- circo e teatros
- fontes – indispensável para o abastecimento de água.
- templos e altares – santuários para o culto dos deuses
|
18
|
19
|
20
|
4
|
Intercalar
|
15
|
16
|
17
|
3
|
Identifica
de forma completa uma das partes fundamentais da cidade de estado.
|
12
|
13
|
14
|
2
|
Intercalar
|
9
|
10
|
11
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a
nível 5
|
6
|
7
|
8
|
Resposta 1.2 - na Versão A
Resposta 3.2 - na Versão B
Descritores do nível de desempenho
no domínio da
comunicação
escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2
3
|
|||
5
|
Três características determinantes do modo de organização
cívica e política da polis.
- Corpo cívico
reduzido e constituído por cidadãos [ não incluía
escravos, mulheres e estrangeiros ]
- Papel dos cidadãos
na vida política, legislativa [leis, e cerimónias religiosas]
- Capacidade de defesa
- A capacidade de governo depende da relação entre o
território e a população. [ Ideal
da autarcia]
|
27
|
29
|
30
|
4
|
Intercalar
|
22
|
24
|
25
|
3
|
Identifica duas características apresentadas ao nível 5
|
17
|
19
|
20
|
2
|
Intercalar
|
12
|
14
|
15
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5
|
7
|
9
|
10
|
Resposta 2.1
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2
3
|
|||
5
|
Referência a três das seguintes características:
- Renumeração
pelo exercício de cargos públicos.
- Preferência do sorteio relativamente em relação ao à eleição.
- Carácter
transitório e rotativo dos cargos.
- Prestação de
contas pelos magistrados no fim dos mandatos.
- Ostracismo =
exílio da cidade durante 10 anos = evitar a tirania e os conflitos entre os
cidadãos.
|
18
|
19
|
20
|
4
|
Intercalar
|
15
|
16
|
17
|
3
|
Identifica duas das características apresentadas ao nível 5
|
12
|
13
|
14
|
2
|
Intercalar
|
9
|
10
|
11
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.
|
6
|
7
|
8
|
Resposta 2.2
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2
3
|
|||
5
|
Os cidadãos
- O cidadão
eram apenas os homens livres, filhos de pai e mãe da polis inscritos na demos.
- Eram educados para mais tarde conduziram a vida política, legislativa e
religiosa.
Os escravos:
- Eram cerca de metade da população ateniense.
-Não tinham personalidade júridica.
- Antigos prisioneiros de guerra.
- Garantiam a vida e o bem estar da população.
- Libertavam os cidadãos para os seus negócios.
|
18
|
19
|
20
|
4
|
Intercalar
|
15
|
16
|
17
|
3
|
A resposta deve contemplar duas
características referentes aos grupos sociais ou um grupo social completo.
|
12
|
13
|
14
|
2
|
Intercalar
|
9
|
10
|
11
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.
|
6
|
7
|
8
|
Resposta 2.3
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2
3
|
|||
5
|
A forma de organização da cidade de estado:
- referência á parte alta e baixa da cidade
- noção de Acrópele e Ágora.
- referência a utilidade dos dois espaços
- O nº de cidadãos que gozavam de plenos direitos não
ultrapassava os 10 %.
- Entre os habitantes que estavam excluídos da vida
política contava-se:
A forma de organização social e o papel dos cidadãos
As
mulheres:
- Embora respeitadas tinham uma liberdade restrita.
- Não participavam na vida política e urbana.
- Estavam limitadas ao lar [ gineceu], aposentos privados.
- Dedicava-se á educação dos filhos e às tarefas
domésticas.
- Estavam sobre a tutela do marido ou do irmã mais velho
Os
metecos:
- Eram estrangeiros e apesar do seu papel na vida económica
não tinham direitos políticos.
Os escravos:
- Eram cerca de metade da população ateniense.
-Não tinham personalidade júridica.
- Antigos prisioneiros de guerra.
- Garantiam a vida e o bem estar da população.
- Libertavam os cidadãos para os seus negócios.
Os cidadãos
Eram naturais da cidade de estado e educados para
mais tarde conduziram a vida
política, legislativa e religiosa.
. o seu exercício era feito de forma directa – o
governo era exercido pelos próprios cidadãos
. O regime político
era uma democracia em que a soberania
partilhada era por todos os cidadãos.
|
45
|
48
|
50
|
4
|
Intercalar
|
38
|
41
|
43
|
3
|
Referência
incompleta aos dois tópicos referenciados ao nível 5.
|
24
|
27
|
29
|
2
|
Intercalar
|
12
|
14
|
15
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.
|
3
|
6
|
8
|
Resposta 3.2 - Na versão A
Resposta 1.1 - Na Versão B
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2
3
|
|||
5
|
Forma de organização:
Tipo de representação teatral:
A Tragédia [carácter
moralizador subordinando o homem aos deuses e seus desígnios ] –
A comédia [incitava ao riso e à boa
disposição sem, no entanto valorizar os objectivos moralizadores – crítica o
comportamento dos políticos e no modo satírico como critica o comportamento
dos políticos e as correntes intelectuais e culturais do seu tempo ].
|
18
|
19
|
20
|
4
|
Intercalar
|
15
|
16
|
17
|
3
|
12
|
13
|
14
|
|
2
|
Intercalar
|
9
|
10
|
11
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.
|
6
|
7
|
8
|
Resposta 3.1 -Na Versão A
Resposta 2.2 - Na Versão B
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação escrita em língua portuguesa
Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina
|
Níveis
1 2
3
|
|||
5
|
. Referências as festas das
Panateneias como uma manifestação cívica e religiosa.
- As festas das Panateneias.
- decorriam durante seis dias toda a
população( em honra da Deusa Atena)
- realizavam-se todos os anos , mas
em cada quatro anos, denominavam-se as Grandes Panateneias
- nessa ocasião se desenrolava a
celebre procissão das Panateneias [era nessa ocasião que os jovens
sacrificavam num altar os animais (cerca de 100 bois /a deusa era presenteada
por um manto bordado pelas donzelas das melhores famílias de Atenas
- incluíam também orações e
concursos literários, atléticos e musicais.
|
27
|
29
|
30
|
4
|
Intercalar
|
22
|
24
|
25
|
3
|
Identifica três características apresentadas ao nível 5
|
17
|
19
|
20
|
2
|
Intercalar
|
12
|
14
|
15
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5
|
7
|
9
|
10
|
Actividade curricular 10ºano de escolaridade 10ªF - data de entrega - 3.10.2013
“(…) A praça do mercado, por seu
turno, deveria ser um local distinto e
separado daquela, propício para a acumulação fácil de todos os produtos, tanto
transportados por mar como por terra. (…) Com efeito, enquanto praça pública
situada num ponto de destaque é destinada ao ócio, a praça do mercado
destina-se às actividades de subsistência”
Aristóteles, A Política, Livro VII
Explique como se organizava o espaço da cidade de estado a partir do documento nº1.
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação
escrita em língua portuguesa
Descritores
do nível de desempenho
no
domínio específico da disciplina
|
Níveis
1
2 3
|
|||
5
|
- A Ágora – praça Pública [ mercado] e
centro cívico da cidade.
- como mercado servia para a transacção
comerciais e lugar de reunião para assembleias públicas.
- localizada na parte mais baixa era o
centro da vida política, económica e
social.
- tribunal - justiça
- circo e teatros
- fontes – indispensável para o
abastecimento de água.
- templos e altares – santuários para o
culto dos deuses
|
68
|
69
|
70
|
4
|
Intercalar
|
48
|
49
|
50
|
3
|
Explica
três aspectos integrantes da Ágora -
sendo um deles não considerados ao nível 5
|
33
|
34
|
35
|
2
|
Intercalar
|
13
|
14
|
15
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a
nível 5
|
5
|
6
|
7
|
Actividade curricular 10ºano de escolaridade 10 G – data de entrega
1.10.2013
Documento nº1
"Estavam ligados a quase todos às obrigações financeiras dos cidadãos, principalmente à maior parte dos serviços públicos. (…) Pagavam uma taxa especial muito leve – o metécio. (….).A Guerra até certo ponto, é um meio legítimo de adquirir escravos - visto que nela se perseguem os animais ferozes – lutando com os homens que, nascidos para obedecer se recusam a fazê-lo [….]."
"Estavam ligados a quase todos às obrigações financeiras dos cidadãos, principalmente à maior parte dos serviços públicos. (…) Pagavam uma taxa especial muito leve – o metécio. (….).A Guerra até certo ponto, é um meio legítimo de adquirir escravos - visto que nela se perseguem os animais ferozes – lutando com os homens que, nascidos para obedecer se recusam a fazê-lo [….]."
Adaptado
Explica as condições e as limitações que condicionavam os
dois grupos sociais mencionados no Documento nº1 na vida democrática na Grécia Clássica.
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação
escrita em língua portuguesa
Descritores
do nível de desempenho
no
domínio específico da disciplina
|
Níveis
1
2 3
|
|||
5
|
Os metecos: ( comerciantes ou
artesãos)
- Eram estrangeiros e apesar do seu
papel na vida económica não tinham direitos políticos.
- sujeito ao pagamento de imposto o
metécio e à prestação do serviço militar.
- podiam recorrer aos tribunais
representados por um cidadão.
- participavam na vida social e nas
festas religiosas
- estavam impedidos de adquirir bens de
raiz ou desposar uma mulher ateniense.
Os escravos:
- Eram cerca de metade da população
ateniense.
-Não tinham personalidade júridica.
- Antigos prisioneiros de guerra.
- Garantiam a vida e o bem estar da
população.
- Libertavam os cidadãos para os seus
negócios.
|
68
|
69
|
70
|
4
|
Intercalar
|
48
|
49
|
50
|
3
|
Explica
três aspectos de cada grupo social -
sendo um deles não considerados ao nível 5
|
33
|
34
|
35
|
2
|
Intercalar
|
13
|
14
|
15
|
1
|
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a
nível 5
|
5
|
6
|
7
|
Actividade
curricular – 12º Ano de escolaridade – data de entrega: 26-9-2013
Documento nº1
“A verdade é que muitos
pensadores, filósofos, deputados, senadores, políticos e franceses, estão
convencidos de que algum milagre produzirá de repente a Sociedade das Nações.
Eu não acredito que a Sociedade das Nações seja a conclusão óbvia da presente
guerra. Uma das razões que invoco é que, se me propusessem amanhã trazer a
Alemanha para a Sociedade das Nações, eu não consentiria. Que garantia me
ofereceriam? A garantia de uma assinatura? Perguntem aos belgas o que pensam de
uma assinatura alemã”.
Resposta
do Primeiro-Ministro Francês, Clemenceau, ao deputado Pierre Forgeot, in The
New York Times, 21 de novembro de 1917.
Explique com base no documento nº1,
três problemas políticos não resolvidos após a Primeira Grande Mundial.
Proposta de correcção:
Descritores do nível de desempenho no domínio da
comunicação
escrita em língua portuguesa
Descritores
do nível de desempenho
no
domínio específico da disciplina
|
Níveis
|
||||
5
|
Explica
três dos seguintes aspetos:
.Descrédito
relativamente há eficácia da SDN – as suas decisões não tinham um carácter
obrigatório e colectivo.
.
Pretensões hegemónicas da França que não admite a presença da Alemanha na S.D.N.
.
Humilhação dos vencidos personificada na recusa da Alemanha como membro da
S.D.N.
.
Isolacionismo dos Estados Unidos ou não adesão da URSS que não favorecia a
força política e diplomática da S.D.N.
|
68
|
69
|
70
|
|
4
|
Explica três aspetos sendo - um deles não considerados ao nível 5
|
48
|
49
|
50
|
|
3
|
Explica
dois aspetos considerados - sendo um
deles não considerados ao nível 5
|
33
|
34
|
35
|
|
2
|
Explica um dos aspetos considerados
|
13
|
14
|
15
|
|
1
|
Resposta genérica ao que se pretende
|
5
|
6
|
7
|