domingo, novembro 15, 2009

Proposta de correcção da Prova de Avaliação do 12ºF

Resposta 1.1 - Versão A
Resposta 3.1 - Versão B

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina





Níveis

1            2       3

5


. O reconhecimento da importância da obra de Cézanne através do uso dos planos de cor.
. A arte Africana com as suas formas simplificada
. toda a pintura marcada pela geometrização das formas.
.com configurações angulosas e rostos e corpos distorcidos.
. os rostos semelhantes a máscaras como se observa nas Meninas de Avignon.


18
19
20

4

Intercalar
15
16
17

3

Identifica duas características
12
13
14

2

Intercalar

9

10

11

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5

6

7

8


Resposta 1.2 -Versão A
Resposta 3.2 - Versão B


Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

Explicita as seguintes  formas de sociabilidade ou outras a considerar.

. Despersonalização de comportamentos.

. Estandardização de modos de vida.

. Vida intensa e frenética.

. Valorização da cultura e do Lazer ( novos espaços).


 Novos comportamentos:

.Corte com as convenções
.Moda - cabelo à garçon, saias travadas.
.Lazer- fumo, bebe, prática desportiva.
.gosto pela velocidade e pela viagem

Laicização da sociedade:


Alterações no casamento: . tornou-se menos estável; o divórcio foi regulamentado; o casamento cedeu ao casamento estruturado com base em sentimentos entre duas pessoas de sexo diferente; os comportamentos sexuais e demográficos mudaram alteraram-se mediante a dissociação da sexualidade da função da reprodução, o que a par do investimento crescente nos filhos fez emergir o controlo de natalidade, facilitado pela maior divulgação de práticas contraceptivas.  
27
29
30

4

Intercalar
22
24
25

3

Desenvolve duas características apresentadas ao nível 5
17
19
20

2

Intercalar

12

14

15

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5

7

9

10


Resposta 2.1

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

Ideia subjacente ao comentário:
Já depois da queda do regime czarista e nas vésperas da revolução soviética, Lenine identifica a
situação na Rússia como de predominância da burguesia e incentiva a tomada do poder pelo
proletariado. Consciência da incapacidade da democracia parlamentar para transformar a situação das massas populares; reivindicação de uma acção revolucionária de raiz marxista
18
19
20

4

Intercalar
15
16
17

3

Noção sintética das duas atitudes revolucionárias apresentadas ao nível 5
12
13
14

2

Intercalar

9

10

11

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.

6

7

8



Resposta 2.2

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5
Explica o NEP tendo em consideração  cinco dos seguintes pontos.
. vitória do exército vermelho. (N.E.P. 1921-1927) – programa económico para repor níveis de produtividade.
. resolução da crise económica (face ao colapso económico produção ao nível de 1913 ).
.Lenine desvia-se do modelo soviético e introduz  prática capitalistas
. intervenção nos vários sectores económicos (agricultura e indústria)   com alguma liberdade.
(recurso temporário à coexistência com o sector privado)
. tendência capitalista sob o controlo do estado para assegurar a revolução.
.O N.E.P., permita que os camponeses vendessem os seus produtos no mercado livre

27
29
30

4

Intercalar
24
23
21

3


Identifica três das características apresentadas ao nível 5
18
17
15

2

Intercalar

9

11

12

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.

6

7

8


Resposta 2.3


Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5
Revolução de Bolchevique e a conjuntura económica agravada

. retirada da guerra. (paz imediata e retirada da guerra)
. movimento socialismo russo intensifica a propaganda contra o poder burguês.
. os sovietes e os soldados lideram o processo revolucionário.
. movimento de contestação e agitação social.
. defesa da revolução para conduzir o operariado ao poder.
. objectivo a ditadura do proletariado :- fundamental para a construção do comunismo.
. convidava os povos beligerantes à negociação.( entrega da Polónia, Ucrânia e Finlândia)

. nacionalização progressiva dos meios de produção (decretos da terra). (terras nacionalizadas e entregue aos camponeses e as  fábricas são tomadas pelos trabalhadores) 
.liberdade das nacionalidades ( decretos de paz). – estatuto de igualdade e direito à autodeterminação

. agitação social. Descontentamento face à apropriação dos meios de produção. (resistência dos proprietários e empresários às expropriações).
. unidade das classes posse  para derrubar proclamação do comunismo de guerra- Lenine para evitar a perda da revolução torna o partido bolchevique em comunista e decreta a ditadura do proletariado – período de governo forte, centralizado e repressivo.
.clima de guerra civil. (1918-1920. (igreja ortodoxa –burguesia – potências estrangeiras (GB,F,USA e J).
(avanço sobre a cidade e assassinato do czar e família real) . período de Terror  -execuções sumárias, campos de concentração, censura  (tcheca 1917 ).

- Centralismo democrático e alternativa e Nova política Económica

 o estado e o partido confundem-se. (votos de braço no ar)
.censura à imprensa /estado  autoritário o  – partido único/ ditadura do proletariado..
. democracia dos sovietes.( 1922) – U.R.S.S.
. vitória do exército vermelho. (N.E.P. 1921-1927) – programa económico para repor níveis de produtividade.
. resolução da crise económica (face ao colapso económico produção ao nível de 1913 ).
.Lenine desvia-se do modelo soviético e introduz  prática capitalistas – (nacionalização dos meios de produção e o comunismo de guerra , determinou a fome e a miséria)
. intervenção nos vários sectores económicos (agricultura e indústria)   com alguma liberdade.
(recurso temporário à coexistência com o sector privado)
. tendência capitalista sob o controlo do estado para assegurar a revolução.
.O N.E.P., permita que os camponeses vendessem os seus produtos no mercado livre
. permitiu a restabelecimento da produção que permitiu dealbar a crise da URSS - 1924


45
48
50

4
Intercalar
38
41
43

3


A resposta deve contemplar de forma incompleta os seguintes tópicos.
-Revolução bolchevique o seu objectivo/Guerra Civil/Centralismo Democrático e Nova Política Económica.

24
27
29

2

Intercalar

12

14

15

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.

3

6

8



Resposta 3.1 -Versão A
Reposta 2.1 - Versão B

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

Refere a estratificação social em ordens.
-Estatutos jurídicos diferenciados.
-Comportamentos estereotipados
-Pequena mobilidades social ou inexistente
-Ascensão do Terceiro Estado – progressiva desintegração da sociedade de ordens.


27
29
30

4

Intercalar
21
23
24

3

Referência a duas características ao nível 5
15
17
18

2

Intercalar
9
11
12

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.
3
5
6



Resposta 3.2 -Versão A
Resposta 2.2 -Versão B

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

Explique a autoridade régia com base em cinco características ou a outras a considerar:
.autoridade real era sagrada, paternal e absoluta.
. estava desobrigado do respeito das leis.
.o rei não presta contas a ninguém em relação ao que ordena.
. não há outro julgamento além do rei.
.ninguém pode ordenar o rei a executar o que quer que seja.
. legisla sem partilhar o poder
. concentração de poderes na sua pessoa.
. manutenção da ordem estabelecida.

18
19
20

4

Intercalar
15
16
17

3

Identifica três características apresentadas ao nível 5
12
13
14

2

Intercalar

9

10

11

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5

6

7

8

Proposta de correcção da Prova de Avaliação 10ªF .

Resposta 1.1 - na Versão A
Resposta 3.1 - na Versão B

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina





Níveis

1            2       3

5

Forma de organização da cidade de estado

- duas partes fundamentais: parte alta e a parte baixa
 - inicialmente a polis organizou-se  na parte alta [ acrópole] – função defesa
 - sendo  o centro da vida religiosa e política
 - residência dos nobres e bem como centro da vida religiosa
- acrópele torna-se culto – ofertas aos deuses e procissões
- mais tarde, situação de Paz 
 - surge agora – praça Pública [ mercado] e centro cívico da cidade.
 - como mercado servia para a transacção comerciais e lugar de reunião para assembleias públicas.
 - localizada na parte mais baixa era o centro da vida política,  económica e social.
 - tribunal - justiça
 - circo e teatros
 - fontes – indispensável para o abastecimento de água.
 - templos e altares – santuários para o culto dos deuses


18
19
20

4

Intercalar
15
16
17

3

Identifica de forma completa uma das partes fundamentais da cidade de estado.
12
13
14

2

Intercalar

9

10

11

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5

6

7

8


Resposta 1.2 - na Versão A
Resposta 3.2 - na Versão B

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

Três características determinantes do modo de organização cívica e política da polis.

- Corpo cívico  reduzido e constituído por cidadãos   [ não incluía escravos, mulheres  e estrangeiros ]
- Papel dos cidadãos  na vida política, legislativa [leis, e cerimónias religiosas]
- Capacidade de defesa
- A capacidade de governo depende da relação entre o território e a população. [ Ideal da autarcia]



27
29
30

4

Intercalar
22
24
25

3

Identifica duas características apresentadas ao nível 5
17
19
20

2

Intercalar

12

14

15

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5

7

9

10


Resposta 2.1



Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

Referência a três das seguintes características:
- Renumeração pelo exercício de cargos públicos.
- Preferência do sorteio relativamente em relação ao à eleição.
- Carácter transitório e rotativo dos cargos.
- Prestação de contas pelos magistrados no fim dos mandatos.
- Ostracismo = exílio da cidade durante 10 anos = evitar a tirania e os conflitos entre os cidadãos.

18
19
20

4

Intercalar
15
16
17

3

Identifica duas das características apresentadas ao nível 5
12
13
14

2

Intercalar

9

10

11

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.

6

7

8

Resposta 2.2


Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

Os cidadãos
- O cidadão eram apenas os homens livres, filhos de pai e mãe da polis inscritos na demos.
- Eram educados para mais tarde conduziram a vida política, legislativa e religiosa.
Os escravos:

- Eram cerca de metade da população ateniense.
-Não tinham personalidade júridica.
- Antigos prisioneiros de guerra.
- Garantiam a vida e o bem estar da população.
- Libertavam os cidadãos para os seus negócios.


18
19
20

4

Intercalar
15
16
17

3

A resposta deve contemplar duas características referentes aos grupos sociais ou um grupo social completo.

12
13
14

2

Intercalar

9

10

11

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.

6

7

8

Resposta 2.3

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

A forma de organização da cidade de estado:
- referência á parte alta e baixa da cidade
- noção de Acrópele e Ágora.
- referência a utilidade dos dois espaços
- O nº de cidadãos que gozavam de plenos direitos não ultrapassava os 10 %.
 - Entre os habitantes que estavam excluídos da vida política contava-se:

A forma de organização social e o papel dos cidadãos
 As mulheres:

- Embora respeitadas tinham uma liberdade restrita.
- Não participavam na vida política e urbana.
- Estavam limitadas ao lar [ gineceu], aposentos privados.
- Dedicava-se á educação dos filhos e às tarefas domésticas.
- Estavam sobre a tutela do marido ou do irmã mais velho

 Os metecos:

- Eram estrangeiros e apesar do seu papel na vida económica não tinham direitos políticos.

Os escravos:

- Eram cerca de metade da população ateniense.
-Não tinham personalidade júridica.
- Antigos prisioneiros de guerra.
- Garantiam a vida e o bem estar da população.
- Libertavam os cidadãos para os seus negócios.
Os cidadãos
Eram  naturais da cidade de estado e educados para mais tarde conduziram a vida política, legislativa e religiosa.
 . o seu exercício era feito de forma directa – o governo era exercido pelos próprios cidadãos
.  O regime político era   uma democracia em que a soberania partilhada era por todos os cidadãos.

45
48
50

4
Intercalar
38
41
43

3


Referência incompleta aos dois tópicos referenciados ao nível 5.
24
27
29

2

Intercalar

12

14

15

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.

3

6

8

Resposta 3.2 - Na versão A
Resposta 1.1 - Na Versão B


Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

Forma de organização:


Tipo de representação teatral:
 A Tragédia [carácter moralizador subordinando o homem aos deuses e seus desígnios ] –
A comédia [incitava ao riso e à boa disposição sem, no entanto valorizar os objectivos moralizadores – crítica o comportamento dos políticos e no modo satírico como critica o comportamento dos políticos e as correntes intelectuais e culturais do seu tempo ].


18
19
20

4

Intercalar
15
16
17

3


12
13
14

2

Intercalar

9

10

11

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5.

6

7

8

Resposta 3.1 -Na Versão A
Resposta 2.2 - Na Versão B



Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina



Níveis

1            2       3

5

. Referências as festas das Panateneias como uma manifestação cívica e religiosa.
- As festas das  Panateneias.
- decorriam durante seis dias toda a população( em honra da Deusa Atena)
- realizavam-se todos os anos , mas em cada quatro anos, denominavam-se as Grandes Panateneias
- nessa ocasião se desenrolava a celebre procissão das Panateneias [era nessa ocasião que os jovens sacrificavam num altar os animais (cerca de 100 bois /a deusa era presenteada por um manto bordado pelas donzelas das melhores famílias de Atenas
- incluíam também orações e concursos literários, atléticos e musicais.

27
29
30

4

Intercalar
22
24
25

3

Identifica três características apresentadas ao nível 5
17
19
20

2

Intercalar

12

14

15

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5

7

9

10



Actividade curricular 10ºano de escolaridade 10ªF - data de entrega - 3.10.2013

“(…) A praça do mercado, por seu turno, deveria ser um local distinto  e separado daquela, propício para a acumulação fácil de todos os produtos, tanto transportados por mar como por terra. (…) Com efeito, enquanto praça pública situada num ponto de destaque é destinada ao ócio, a praça do mercado destina-se às actividades de subsistência”
 Aristóteles, A Política, Livro VII

Explique  como se organizava o espaço da cidade de estado a partir do documento nº1.

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina





Níveis

1            2       3

5

- A Ágora – praça Pública [ mercado] e centro cívico da cidade.

- como mercado servia para a transacção comerciais e lugar de reunião para assembleias públicas.

- localizada na parte mais baixa era o centro da vida política,  económica e social.

- tribunal - justiça

- circo e teatros

- fontes – indispensável para o abastecimento de água.

- templos e altares – santuários para o culto dos deuses


68
69
70

4

Intercalar
48
49
50

3

Explica três aspectos integrantes da Ágora  - sendo um deles não considerados ao nível 5
33
34
35

2

Intercalar

13

14

15

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5

5

6

7



Actividade curricular 10ºano de escolaridade 10 G – data de entrega 1.10.2013

Documento nº1



"Estavam ligados a quase todos às obrigações financeiras dos  cidadãos, principalmente à maior parte dos serviços públicos. (…) Pagavam uma taxa especial  muito leve – o metécio. (….).A Guerra até certo ponto, é um meio legítimo de adquirir escravos  - visto que nela se perseguem os animais ferozes – lutando com os homens que, nascidos para obedecer se recusam a fazê-lo [….]."
Adaptado  


Explica as condições e as limitações que condicionavam os dois grupos sociais mencionados no Documento nº1 na vida democrática na Grécia Clássica.



Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina





Níveis

1            2       3

5

Os metecos: ( comerciantes ou artesãos)

- Eram estrangeiros e apesar do seu papel na vida económica não tinham direitos políticos.
- sujeito ao pagamento de imposto o metécio e à prestação do serviço militar.
- podiam recorrer aos tribunais representados por um cidadão.
- participavam na vida social e nas festas religiosas
- estavam impedidos de adquirir bens de raiz ou desposar uma mulher ateniense.

Os escravos:

- Eram cerca de metade da população ateniense.
-Não tinham personalidade júridica.
- Antigos prisioneiros de guerra.
- Garantiam a vida e o bem estar da população.
- Libertavam os cidadãos para os seus negócios.


68
69
70

4

Intercalar
48
49
50

3

Explica três aspectos de cada grupo social  - sendo um deles não considerados ao nível 5
33
34
35

2

Intercalar

13

14

15

1

Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5

5

6

7




Actividade curricular – 12º Ano de escolaridade – data de entrega: 26-9-2013

Documento nº1



“A verdade é que muitos pensadores, filósofos, deputados, senadores, políticos e franceses, estão convencidos de que algum milagre produzirá de repente a Sociedade das Nações. Eu não acredito que a Sociedade das Nações seja a conclusão óbvia da presente guerra. Uma das razões que invoco é que, se me propusessem amanhã trazer a Alemanha para a Sociedade das Nações, eu não consentiria. Que garantia me ofereceriam? A garantia de uma assinatura? Perguntem aos belgas o que pensam de uma assinatura alemã”.



Resposta do Primeiro-Ministro Francês, Clemenceau, ao deputado Pierre Forgeot, in The New York Times, 21 de novembro de 1917.



Explique com base no documento nº1, três problemas políticos não resolvidos após a Primeira Grande Mundial.          

Proposta de correcção:

Descritores do nível de desempenho no domínio da
                                comunicação escrita em língua portuguesa

Descritores do nível de desempenho
no domínio específico da disciplina





Níveis


 1             2       3

5

Explica três dos seguintes aspetos:

.Descrédito relativamente há eficácia da SDN – as suas decisões não tinham um carácter obrigatório e colectivo.

. Pretensões hegemónicas da França que não admite a presença da Alemanha na S.D.N.

. Humilhação dos vencidos personificada na recusa da Alemanha como membro da S.D.N.

. Isolacionismo dos Estados Unidos ou não adesão da URSS que não favorecia a força política e diplomática da S.D.N.

68
69
70

4

Explica três aspetos sendo  - um deles não considerados ao nível 5
48
49
50

3

Explica dois aspetos considerados  - sendo um deles não considerados ao nível 5
33
34
35

2

Explica um dos aspetos considerados

13

14

15

1

Resposta genérica ao que se pretende

5

6

7