Proposta de correcção da Prova de Avaliação do 12ºF
Resposta 1.1 - Versão A
Resposta 3.1 - Versão B
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                                comunicação
  escrita em língua portuguesa 
Descritores
  do nível de desempenho 
no
  domínio específico da disciplina | 
Níveis  1     
        2       3 | |||
| 
5 | 
. O reconhecimento da importância
  da obra de Cézanne através do uso dos planos de cor. 
. A arte Africana com as suas
  formas simplificada 
. toda a pintura marcada pela
  geometrização das formas. 
.com configurações angulosas e
  rostos e corpos distorcidos. 
. os rostos semelhantes a
  máscaras como se observa nas Meninas de Avignon. | 
18 | 
19 | 
20 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
15 | 
16 | 
17 | 
| 
3 | 
Identifica duas características | 
12 | 
13 | 
14 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
9 | 
10 | 
11 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a
  nível 5 | 
6 | 
7 | 
8 | 
Resposta 1.2 -Versão A
Resposta 3.2 - Versão B
| 
Descritores do nível de desempenho
  no domínio da 
                                comunicação
  escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2       3 | |||
| 
5 | 
Explicita as seguintes  formas de
  sociabilidade ou outras a considerar. . Despersonalização de comportamentos. . Estandardização de modos de vida. . Vida intensa e frenética. . Valorização da cultura e do Lazer ( novos espaços). 
 Novos comportamentos: .Corte com as convenções .Moda - cabelo à garçon, saias travadas. .Lazer- fumo, bebe, prática desportiva. .gosto pela velocidade e pela viagem 
Laicização da sociedade: 
Alterações no casamento: . tornou-se menos estável; o divórcio foi regulamentado; o casamento cedeu ao casamento estruturado com base em sentimentos entre duas pessoas de sexo diferente; os comportamentos sexuais e demográficos mudaram alteraram-se mediante a dissociação da sexualidade da função da reprodução, o que a par do investimento crescente nos filhos fez emergir o controlo de natalidade, facilitado pela maior divulgação de práticas contraceptivas.   | 
27 | 
29 | 
30 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
22 | 
24 | 
25 | 
| 
3 | 
Desenvolve duas características apresentadas ao nível 5 | 
17 | 
19 | 
20 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
12 | 
14 | 
15 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5 | 
7 | 
9 | 
10 | 
Resposta 2.1
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2       3 | |||
| 
5 | 
Ideia subjacente ao comentário: 
Já depois da queda do regime czarista e nas vésperas
  da revolução soviética, Lenine identifica a 
situação na Rússia como de predominância da burguesia
  e incentiva a tomada do poder pelo 
proletariado. Consciência da incapacidade da
  democracia parlamentar para transformar a situação das massas populares;
  reivindicação de uma acção revolucionária de raiz marxista | 
18 | 
19 | 
20 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
15 | 
16 | 
17 | 
| 
3 | 
Noção sintética das duas atitudes revolucionárias apresentadas ao nível
  5 | 
12 | 
13 | 
14 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
9 | 
10 | 
11 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5. | 
6 | 
7 | 
8 | 
Resposta 2.2
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2       3 | |||
| 
5 | 
Explica o NEP tendo em
  consideração  cinco dos seguintes
  pontos. 
. vitória do exército vermelho. (N.E.P. 1921-1927) – programa económico
  para repor níveis de produtividade.  . resolução da crise económica (face ao colapso económico produção ao nível de 1913 ). 
.Lenine desvia-se do modelo soviético e introduz  prática capitalistas  . intervenção nos vários sectores económicos (agricultura e indústria) com alguma liberdade. 
(recurso temporário à coexistência com o sector privado) . tendência capitalista sob o controlo do estado para assegurar a revolução. 
.O N.E.P., permita que os camponeses vendessem os seus produtos no
  mercado livre | 
27 | 
29 | 
30 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
24 | 
23 | 
21 | 
| 
3 | 
Identifica três das características
  apresentadas ao nível 5 | 
18 | 
17 | 
15 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
9 | 
11 | 
12 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5. | 
6 | 
7 | 
8 | 
Resposta 2.3
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2       3 | |||
| 
5 | 
Revolução de Bolchevique e a conjuntura económica agravada 
. retirada da guerra. (paz imediata e retirada da guerra) . movimento socialismo russo intensifica a propaganda contra o poder burguês. . os sovietes e os soldados lideram o processo revolucionário. . movimento de contestação e agitação social. . defesa da revolução para conduzir o operariado ao poder. . objectivo a ditadura do proletariado :- fundamental para a construção do comunismo. . convidava os povos beligerantes à negociação.( entrega da Polónia, Ucrânia e Finlândia) . nacionalização progressiva dos meios de produção (decretos da terra). (terras nacionalizadas e entregue aos camponeses e as fábricas são tomadas pelos trabalhadores) .liberdade das nacionalidades ( decretos de paz). – estatuto de igualdade e direito à autodeterminação . agitação social. Descontentamento face à apropriação dos meios de produção. (resistência dos proprietários e empresários às expropriações). 
. unidade das classes posse  para
  derrubar proclamação do comunismo de guerra- Lenine para evitar a perda da
  revolução torna o partido bolchevique em comunista e decreta a ditadura do
  proletariado – período de governo forte, centralizado e repressivo.  
.clima de guerra civil. (1918-1920. (igreja ortodoxa –burguesia –
  potências estrangeiras (GB,F,USA e J).  
(avanço sobre a cidade e assassinato do czar e família real) . período
  de Terror  -execuções sumárias, campos
  de concentração, censura  (tcheca 1917
  ).  
- Centralismo democrático e alternativa e Nova política Económica 
 o estado e o partido confundem-se.
  (votos de braço no ar) .censura à imprensa /estado autoritário o – partido único/ ditadura do proletariado.. 
. democracia dos sovietes.( 1922) – U.R.S.S. 
. vitória do exército vermelho. (N.E.P. 1921-1927) – programa económico
  para repor níveis de produtividade.  . resolução da crise económica (face ao colapso económico produção ao nível de 1913 ). 
.Lenine desvia-se do modelo soviético e introduz  prática capitalistas – (nacionalização dos
  meios de produção e o comunismo de guerra , determinou a fome e a miséria)  . intervenção nos vários sectores económicos (agricultura e indústria) com alguma liberdade. 
(recurso temporário à coexistência com o sector privado) . tendência capitalista sob o controlo do estado para assegurar a revolução. 
.O N.E.P., permita que os camponeses vendessem os seus produtos no
  mercado livre 
. permitiu a restabelecimento da produção que permitiu dealbar a crise
  da URSS - 1924 | 
45 | 
48 | 
50 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
38 | 
41 | 
43 | 
| 
3 | 
A resposta deve contemplar de forma
  incompleta os seguintes tópicos. 
-Revolução bolchevique o seu objectivo/Guerra
  Civil/Centralismo Democrático e Nova Política Económica. | 
24 | 
27 | 
29 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
12 | 
14 | 
15 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5. | 
3 | 
6 | 
8 | 
Resposta 3.1 -Versão A
Reposta 2.1 - Versão B
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2       3 | |||
| 
5 | 
Refere a estratificação social em
  ordens. 
-Estatutos jurídicos diferenciados. 
-Comportamentos estereotipados 
-Pequena mobilidades social ou
  inexistente 
-Ascensão do Terceiro Estado –
  progressiva desintegração da sociedade de ordens. | 
27 | 
29 | 
30 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
21 | 
23 | 
24 | 
| 
3 | 
Referência a duas características ao nível 5 | 
15 | 
17 | 
18 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
9 | 
11 | 
12 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5. | 
3 | 
5 | 
6 | 
Resposta 3.2 -Versão A
Resposta 2.2 -Versão B
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2       3 | |||
| 
5 | 
Explique a autoridade régia com base
  em cinco características ou a outras a considerar: 
.autoridade
  real era sagrada, paternal e absoluta.  
.
  estava desobrigado do respeito das leis. 
.o
  rei não presta contas a ninguém em relação ao que ordena. 
.
  não há outro julgamento além do rei. 
.ninguém
  pode ordenar o rei a executar o que quer que seja. 
.
  legisla sem partilhar o poder  
.
  concentração de poderes na sua pessoa. 
.
  manutenção da ordem estabelecida. | 
18 | 
19 | 
20 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
15 | 
16 | 
17 | 
| 
3 | 
Identifica três características apresentadas ao nível 5 | 
12 | 
13 | 
14 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
9 | 
10 | 
11 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5 | 
6 | 
7 | 
8 | 
Proposta de correcção da Prova de Avaliação 10ªF .
Resposta 1.1 - na Versão A
Resposta 3.1 - na Versão B
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                                comunicação
  escrita em língua portuguesa 
Descritores
  do nível de desempenho 
no
  domínio específico da disciplina | 
Níveis  1     
        2       3 | |||
| 
5 | 
Forma de organização da cidade de
  estado 
- duas partes fundamentais: parte alta e a parte baixa 
 - inicialmente a polis organizou-se  na parte alta [
  acrópole] – função defesa 
 - sendo  o centro da vida religiosa e política 
 - residência dos nobres e bem como centro da vida religiosa 
- acrópele torna-se culto – ofertas aos deuses e procissões 
- mais tarde, situação de Paz  
 - surge agora – praça
  Pública [ mercado] e centro cívico da cidade. 
 - como mercado servia para a transacção comerciais e lugar de
  reunião para assembleias públicas. 
 - localizada na parte mais baixa era o centro da vida
  política,  económica e social. 
 - tribunal - justiça 
 - circo e teatros 
 - fontes – indispensável para o abastecimento de água. 
 - templos e altares – santuários para o culto dos deuses | 
18 | 
19 | 
20 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
15 | 
16 | 
17 | 
| 
3 | 
Identifica
  de forma completa uma das partes fundamentais da cidade de estado. | 
12 | 
13 | 
14 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
9 | 
10 | 
11 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a
  nível 5 | 
6 | 
7 | 
8 | 
Resposta 1.2 - na Versão A
Resposta 3.2 - na Versão B
| 
Descritores do nível de desempenho
  no domínio da 
                                comunicação
  escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2     
   3 | |||
| 
5 | 
Três características determinantes do modo de organização
  cívica e política da polis. 
- Corpo cívico 
  reduzido e constituído por cidadãos   [ não incluía
  escravos, mulheres  e estrangeiros ] 
- Papel dos cidadãos 
  na vida política, legislativa [leis, e cerimónias religiosas] 
- Capacidade de defesa 
- A capacidade de governo depende da relação entre o
  território e a população. [ Ideal
  da autarcia] | 
27 | 
29 | 
30 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
22 | 
24 | 
25 | 
| 
3 | 
Identifica duas características apresentadas ao nível 5 | 
17 | 
19 | 
20 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
12 | 
14 | 
15 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5 | 
7 | 
9 | 
10 | 
Resposta 2.1
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2     
   3 | |||
| 
5 | 
Referência a três das seguintes características: 
- Renumeração
  pelo exercício de cargos públicos. 
- Preferência do sorteio relativamente em relação ao à eleição. 
- Carácter
  transitório e rotativo dos cargos. 
- Prestação de
  contas pelos magistrados no fim dos mandatos. 
- Ostracismo =
  exílio da cidade durante 10 anos = evitar a tirania e os conflitos entre os
  cidadãos. | 
18 | 
19 | 
20 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
15 | 
16 | 
17 | 
| 
3 | 
Identifica duas das características apresentadas ao nível 5 | 
12 | 
13 | 
14 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
9 | 
10 | 
11 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5. | 
6 | 
7 | 
8 | 
Resposta 2.2
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2     
   3 | |||
| 
5 | 
Os cidadãos 
- O cidadão
  eram apenas os homens livres, filhos de pai e mãe da polis inscritos na demos. 
- Eram educados para mais tarde conduziram a vida política, legislativa e
  religiosa. 
Os escravos: 
- Eram cerca de metade da população ateniense. 
-Não tinham personalidade júridica. 
- Antigos prisioneiros de guerra. 
- Garantiam a vida e o bem estar da população. 
- Libertavam os cidadãos para os seus negócios. | 
18 | 
19 | 
20 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
15 | 
16 | 
17 | 
| 
3 | 
A resposta deve contemplar duas
  características referentes aos grupos sociais ou um grupo social completo. | 
12 | 
13 | 
14 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
9 | 
10 | 
11 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5. | 
6 | 
7 | 
8 | 
Resposta 2.3
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2     
   3 | |||
| 
5 | 
A forma de organização da cidade de estado: 
- referência á parte alta e baixa da cidade  
- noção de Acrópele e Ágora. 
- referência a utilidade dos dois espaços 
- O nº de cidadãos que gozavam de plenos direitos não
  ultrapassava os 10 %. 
 - Entre os habitantes que estavam excluídos da vida
  política contava-se: 
A forma de organização social e o papel dos cidadãos 
 As
  mulheres: 
- Embora respeitadas tinham uma liberdade restrita. 
- Não participavam na vida política e urbana. 
- Estavam limitadas ao lar [ gineceu], aposentos privados. 
- Dedicava-se á educação dos filhos e às tarefas
  domésticas. 
- Estavam sobre a tutela do marido ou do irmã mais velho 
 Os
  metecos: 
- Eram estrangeiros e apesar do seu papel na vida económica
  não tinham direitos políticos. 
Os escravos: 
- Eram cerca de metade da população ateniense. 
-Não tinham personalidade júridica. 
- Antigos prisioneiros de guerra. 
- Garantiam a vida e o bem estar da população. 
- Libertavam os cidadãos para os seus negócios. 
Os cidadãos 
Eram  naturais da cidade de estado e educados para
  mais tarde conduziram a vida
  política, legislativa e religiosa. 
 . o seu exercício era feito de forma directa – o
  governo era exercido pelos próprios cidadãos 
.  O regime político
  era   uma democracia em que a soberania
  partilhada era por todos os cidadãos. | 
45 | 
48 | 
50 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
38 | 
41 | 
43 | 
| 
3 | 
Referência
  incompleta aos dois tópicos referenciados ao nível 5. | 
24 | 
27 | 
29 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
12 | 
14 | 
15 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5. | 
3 | 
6 | 
8 | 
Resposta 3.2 - Na versão A
Resposta 1.1 - Na Versão B
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2     
   3 | |||
| 
5 | 
Forma de organização: 
Tipo de representação teatral: 
 A Tragédia [carácter
  moralizador subordinando o homem aos deuses e seus desígnios ] – 
A comédia [incitava ao riso e à boa
  disposição sem, no entanto valorizar os objectivos moralizadores – crítica o
  comportamento dos políticos e no modo satírico como critica o comportamento
  dos políticos e as correntes intelectuais e culturais do seu tempo ]. | 
18 | 
19 | 
20 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
15 | 
16 | 
17 | 
| 
3 | 
12 | 
13 | 
14 | |
| 
2 | 
Intercalar | 
9 | 
10 | 
11 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5. | 
6 | 
7 | 
8 | 
Resposta 3.1 -Na Versão A
Resposta 2.2 - Na Versão B
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                               
  comunicação escrita em língua portuguesa 
Descritores do nível de desempenho 
no domínio específico da disciplina | 
Níveis  1            2     
   3 | |||
| 
5 | 
. Referências as festas das
  Panateneias como uma manifestação cívica e religiosa. 
- As festas das  Panateneias. 
- decorriam durante seis dias toda a
  população( em honra da Deusa Atena) 
- realizavam-se todos os anos , mas
  em cada quatro anos, denominavam-se as Grandes Panateneias 
- nessa ocasião se desenrolava a
  celebre procissão das Panateneias [era nessa ocasião que os jovens
  sacrificavam num altar os animais (cerca de 100 bois /a deusa era presenteada
  por um manto bordado pelas donzelas das melhores famílias de Atenas 
- incluíam também orações e
  concursos literários, atléticos e musicais. | 
27 | 
29 | 
30 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
22 | 
24 | 
25 | 
| 
3 | 
Identifica três características apresentadas ao nível 5 | 
17 | 
19 | 
20 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
12 | 
14 | 
15 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a nível 5 | 
7 | 
9 | 
10 | 
Actividade curricular 10ºano de escolaridade 10ªF - data de entrega - 3.10.2013
“(…) A praça do mercado, por seu
turno, deveria ser um local distinto  e
separado daquela, propício para a acumulação fácil de todos os produtos, tanto
transportados por mar como por terra. (…) Com efeito, enquanto praça pública
situada num ponto de destaque é destinada ao ócio, a praça do mercado
destina-se às actividades de subsistência”
 Aristóteles, A Política, Livro VII
Explique  como se organizava o espaço da cidade de estado a partir do documento nº1.
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                                comunicação
  escrita em língua portuguesa 
Descritores
  do nível de desempenho 
no
  domínio específico da disciplina | 
Níveis  1     
        2       3 | |||
| 
5 | 
- A Ágora – praça Pública [ mercado] e
  centro cívico da cidade. 
- como mercado servia para a transacção
  comerciais e lugar de reunião para assembleias públicas. 
- localizada na parte mais baixa era o
  centro da vida política,  económica e
  social.  
- tribunal - justiça 
- circo e teatros 
- fontes – indispensável para o
  abastecimento de água. 
- templos e altares – santuários para o
  culto dos deuses | 
68 | 
69 | 
70 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
48 | 
49 | 
50 | 
| 
3 | 
Explica
  três aspectos integrantes da Ágora  -
  sendo um deles não considerados ao nível 5  | 
33 | 
34 | 
35 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
13 | 
14 | 
15 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a
  nível 5 | 
5 | 
6 | 
7 | 
Actividade curricular 10ºano de escolaridade 10 G – data de entrega
1.10.2013
Documento nº1
"Estavam ligados a quase todos às obrigações financeiras dos cidadãos, principalmente à maior parte dos serviços públicos. (…) Pagavam uma taxa especial muito leve – o metécio. (….).A Guerra até certo ponto, é um meio legítimo de adquirir escravos - visto que nela se perseguem os animais ferozes – lutando com os homens que, nascidos para obedecer se recusam a fazê-lo [….]."
"Estavam ligados a quase todos às obrigações financeiras dos cidadãos, principalmente à maior parte dos serviços públicos. (…) Pagavam uma taxa especial muito leve – o metécio. (….).A Guerra até certo ponto, é um meio legítimo de adquirir escravos - visto que nela se perseguem os animais ferozes – lutando com os homens que, nascidos para obedecer se recusam a fazê-lo [….]."
Adaptado  
Explica as condições e as limitações que condicionavam os
dois grupos sociais mencionados no Documento nº1 na vida democrática na Grécia Clássica.
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                                comunicação
  escrita em língua portuguesa 
Descritores
  do nível de desempenho 
no
  domínio específico da disciplina | 
Níveis  1     
        2       3 | |||
| 
5 | 
Os metecos: ( comerciantes ou
  artesãos) 
- Eram estrangeiros e apesar do seu
  papel na vida económica não tinham direitos políticos. 
- sujeito ao pagamento de imposto o
  metécio e à prestação do serviço militar. 
- podiam recorrer aos tribunais
  representados por um cidadão. 
- participavam na vida social e nas
  festas religiosas 
- estavam impedidos de adquirir bens de
  raiz ou desposar uma mulher ateniense. 
Os escravos:  
- Eram cerca de metade da população
  ateniense. 
-Não tinham personalidade júridica. 
- Antigos prisioneiros de guerra. 
- Garantiam a vida e o bem estar da
  população. 
- Libertavam os cidadãos para os seus
  negócios. | 
68 | 
69 | 
70 | 
| 
4 | 
Intercalar | 
48 | 
49 | 
50 | 
| 
3 | 
Explica
  três aspectos de cada grupo social  -
  sendo um deles não considerados ao nível 5  | 
33 | 
34 | 
35 | 
| 
2 | 
Intercalar | 
13 | 
14 | 
15 | 
| 
1 | 
Resposta genérica relativamente ao que se pretende a
  nível 5 | 
5 | 
6 | 
7 | 
Actividade
curricular – 12º Ano de escolaridade – data de entrega: 26-9-2013
Documento nº1
“A verdade é que muitos
pensadores, filósofos, deputados, senadores, políticos e franceses, estão
convencidos de que algum milagre produzirá de repente a Sociedade das Nações.
Eu não acredito que a Sociedade das Nações seja a conclusão óbvia da presente
guerra. Uma das razões que invoco é que, se me propusessem amanhã trazer a
Alemanha para a Sociedade das Nações, eu não consentiria. Que garantia me
ofereceriam? A garantia de uma assinatura? Perguntem aos belgas o que pensam de
uma assinatura alemã”.
Resposta
do Primeiro-Ministro Francês, Clemenceau, ao deputado Pierre Forgeot, in The
New York Times, 21 de novembro de 1917.
Explique com base no documento nº1,
três problemas políticos não resolvidos após a Primeira Grande Mundial.          
Proposta de correcção:
| 
Descritores do nível de desempenho no domínio da 
                                comunicação
  escrita em língua portuguesa 
Descritores
  do nível de desempenho 
no
  domínio específico da disciplina | 
Níveis | ||||
| 
5 | 
Explica
  três dos seguintes aspetos: 
.Descrédito
  relativamente há eficácia da SDN – as suas decisões não tinham um carácter
  obrigatório e colectivo. 
.
  Pretensões hegemónicas da França que não admite a presença da Alemanha na S.D.N. 
.
  Humilhação dos vencidos personificada na recusa da Alemanha como membro da
  S.D.N. 
.
  Isolacionismo dos Estados Unidos ou não adesão da URSS que não favorecia a
  força política e diplomática da S.D.N.  | 
68 | 
69 | 
70 | |
| 
4 | 
Explica três aspetos sendo  - um deles não considerados ao nível 5 | 
48 | 
49 | 
50 | |
| 
3 | 
Explica
  dois aspetos considerados  - sendo um
  deles não considerados ao nível 5  | 
33 | 
34 | 
35 | |
| 
2 | 
Explica um dos aspetos considerados | 
13 | 
14 | 
15 | |
| 
1 | 
Resposta genérica ao que se pretende | 
5 | 
6 | 
7 | |


 
