Todavia esta política da Coroa favorecendo a instalação das ordens religiosas no território, recém conquistado justificava-se no âmbito da organização económica das novas vilas portuguesas. E o facto de algumas propriedades pertencerem às ordens de Alcobaça e de S. Domingos denunciam essa estratégia da Coroa Portuguesa. No caso, dos domínios pertencentes à Ordem de Alcobaça, as já referidas herdades situavam-se fora do seu couto, mas a sua importância na economia do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça não nos parece que eram pouco significativas se considerarmos que durante o período medieval, a documentação refere várias deslocações dos funcionários da Ordem às terras do Alto Alentejo, nomeadamente a Avis e a Elvas. O que se compreende uma vez que no domínio alcobacense que se situava entre a região de S. Pedro e a Lourinhã e para o interior entre a Serra dos Candeeiros e Rio Maior, os monges exerciam não só exerciam a sua autoridade, como cobravam impostos e detinham o monopólio da vida económica. Os cereais e azeite, foram provavelmente as culturas que marcaram a exploração económica nas terras do Sul de Portugal, de uma instituição religiosa que não desprezava o labor económico. Mas se a Ordem de Alcobaça, foi fundamental no povoamento do Centro do País e uma verdadeira escola para as actividades agrícolas e outras anexas, a Ordem de São Domingos que se radica em Elvas após meio século de vida em Portugal considerando a sua origem no sul de França (Toulose), acabará por ter uma acção significativa na vida económica e social da vila elvense, considerando a sua vocação para a clausura, não impediu a sua aproximação com a realidade terrena e com os fiéis na sua obra de salvação das almas cristãs. A presença da Ordem de S. Domingos em Elvas foi marcada pelo facto curioso de a Coroa, conceder duas cartas régias quase consecutivas para a doação de um terreno a referida ordem mendicante para a construção de um mosteiro, uma datada de 16 de Março de 1266 e outra de 1 de Maio de 1268. O certo é que os monges já exerciam funções de culto na Ermida de Santa Maria dos Mártires desde 1867 por carta régia de 20 de Fevereiro de 1267. E o seu património material foi aumentado significativamente por várias doações de particulares que percorrem o século XIV e XV, tais como: a herdade de Alvernaz (Caia) de Dona Margarida Aires ou a herdade de Segóvia de Dona Margarida Vaz. Ou outras doações, como a doação de peças de pratas ou numerário, como por exemplo, as 1.000 dobrais que foram determinantes para as primeiras obras das naves da igreja de S. Domingos em 5 de Fevereiro de 1349. Para além das dádivas dos féis e dos viajantes que passavam pela sua hospedaria, contava-se algumas receitas provenientes da exploração de algumas propriedades e parcelas de olival. Todavia numa época de organização, estruturação e povoamento da vila de Elvas, o papel das ordens religiosas não foi tão dinâmico como no Norte e Centro do País, do ponto vista da exploração económica quando se compara com a acção de povoamento da primeira nobreza de Portugal que por terras da raia se fixou(Continua). Postado por Arlindo Sena