segunda-feira, maio 18, 2009

O espírito funcionalista de Le Corbusier na América Latina


História e Cultura das Artes, Leitura Formativa -12 º Ano de escolaridade - A influência das correntes de vanguarda europeias na América Latina, encontram a sua “marca” em países como o Brasil, Argentina e Uruguai. Todavia seria o Brasil, o líder do grande movimento arquitectónico latino-americano que se gerou nos anos 40 e que teve início com a construção do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro. A obra foi projectada por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Soares Filho, Carlos Leão, Jorge Machado Moreira, António Eduardo Reidy e Ernani Vasconcelos e teve Le Corbusier como conselheiro e supervisor, que teria visitado o Brasil pela primeira vez em 1937. Trata-se de um espaço arquitectónico de dezasseis andares assente sobre pilots, que incorpora soluções técnicas como o toit-jardim, o brisr-soleil e o pan verr, todas elas características de Le Corbusier. Outra realização de referência destaca-se o Pavilhão do Brasil na Exposição Mundial de Nova Iorque em 1939, concebido por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Paul Lester Wiener, que foi determinante para a afirmação do movimento arquitectónico internacional. Todavia no âmbito do movimento de renovação arquitectónico brasileira destacava-se a figura de Oscar Neyemer, cuja obra marcada pela aplicação dos novos critérios racionalistas atingiu o auge, na edificação do Complexo da Pampulha (1942), em que a nova tecnologia lhe permitiu desenvolver todo um intricado jogo de acessos e percursos no interior do edifício que dava maior flexibilidade e transparência de conjunto. A mesma profusão de ligações dinâmicas entre elementos sustentados brilha nas obras realizadas para Brasília na denominada Praça dos Três Poderes, onde se situam os edifícios dos poderes executivo, legislativo e judicial. Do ponto vista puramente arquitectónico não devemos esquecer a criação da nova cidade de São Paulo em 1960, em que o arquitecto Lúcio Costa, partindo do “espaço vazio”, concebeu o novo espaço urbanístico inspirado pelo racionalismo de Le Corbusier. A nova cidade, Brasília, construiu-se a partir de dois eixos principais que se cruzam quase em ângulo recto, tomando a forma de uma ave ou de um avião. No ponto de fuga do eixo principal, ergue-se o Palácio dos Congressos da autoria de Oscar Neyemer, o qual contribui,ainda, com mais duas obras: a catedral e o Palácio Presidencial. Se na América do Sul, o Brasil é uma referência para o Estilo Internacional, não podemos ignorar uma série de projectos arquitectónicos : O restaurante argentino de Punta Ballena (1947) de Antoni Bonet  ou os arranha céus de Amancio Williams ou ainda, os projectos do venezuelano,  Carlos Raúl Villanueva, como o Museu de Belas Artes e a Cidade Universitária, ambas em Caracas. Postado por Arlindo Sena