História Local - A história do grande retábulo da Sé de Elvas está relacionada directamente com o término das obras do referido espaço arquitectónico iniciadas em 1537, considerando que o Bispo D. António Mendes de Carvalho, pretendia coroar aquele ciclo de obras com uma peça retabular monumental, coincidindo ainda com a concessão da Bula Papal "Super Sanctas " que criava o Bispado de Elvas. Para tal e ao contrário do que passou com os mestres pedreiros das principais obras das arquitectónicas de Elvas quinhentista, o pintor escolhido para tal obra não foi um pintor da capital nem da corte régia, mas da cidade vizinha de Badajoz. O que até se compreende, uma vez que Luís Morales era já então um pintor de nomeada e com obra conhecida na região raiana, como pintor de retábulos entre eles o de Arroyo da Luz, da Igreja matriz de Alconchel ou de São Domingos de Évora. O retábulo da Sé que cobriu a Capela Mor até 1734 altura, em que é retirado quando ocorre a remodelação daquele espaço e que deu lugar a actual capela Barroca era constituída por doze painéis, três deles foram identificadas em 1944 pelo Marquês de Lozola, na sacristia da Igreja do Colégio e as outras três, identificadas pelo Prof. Dr. Victor Serrão, nas reservas do Museu Municipal em 1983. O conjunto retabular era disposto provavelmente de cima para baixo e da esquerda para a direirta da seguinte forma: Busto de Cristo ( diâmetro de 260 mm. desaparecido); Busto da Virgem (260mmm) desaparecido; numa segunda linha: Sant`Ana e São Joaquim (1970x970mm) ; Nossa Senhora da Conceição (1770x1440mm) e Anunciação (1025x1700); na terceira linha: Grupo escultórico cromado (Morte da Virgem) , tamanho não referido à luz da documentação; na quarta linha (Visitação), 1680x1630 mmm) e Adoração dos pastores (desaparecido), na quinta linha, Apresentação ao Templo (1700x1650 mm) e a Adoração aos Magos (1740x1600mm). O retábulo era rematado pela Predela Partida (desaparecidas). Das seis tábuas conhecidas, desta obra prima que custou na época ua fortuna, avaliada num valor superior a mais de 1.000 ducados, destaca-se as seguintes características: A Anunciação, representa um excelente desenho da figura da Virgem, pintada a tons magenta e violáceos, de finos cabelos louros, enquanto que o Anjo Gabriel é representado segundo as regras tradicionais; O encontro de Sant´Ana e São Joaquim na Porta Dourada, encontra-se num estado degrado e mutilado como efeito de utilizações várias; no painel a Visitação destaca-se o cromatismo quente, a qualidade superior do desenho, a expressão figurativa e a forma eficaz de representação do vestuário e dos tecidos soltos; A apresentação do Menino do Templo, segue o modelo comum nas obras de Morales onde o valor figurativo das figuras é variado do ponto vista qualitativo; O painel da Adoração aos Magos, destaca-se pelo carácter pedagógico da representação e finalmente o painel de Nossa Senhora de Assunção, que deveria coroar o retábulo e que se econtra igualmente em mau estado. Eis pois a obra monumental de um dos maiores pintores do maneirismo espanhol ou melhor o pacense Luís Morales, que deixou a sua marca em Elvas, hoje visível nos painéis da sacristia da Igreja do Salvador, a saber a Adoração aos Magos, a Visitação e a Apresentação no Templo. Postado por Arlindo Sena